segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COLEÇÃO

Algumas vezes nos deparamos com carros antigos abandonados, cobertos de ferrugem, sem a maioria das peças, o que quase sempre os torna irrecuperáveis.
Isto para nós colecionadores dói na alma.
Porém quando vemos belos carros como os desta coleção ficamos felizes em saber que existem pessoas que valorizam o automóvel antigo e os preservam de maneira exemplar.
                                         A maior parte do acervo é de carros nacionais.
Alguns Porsche
Renault
Miniaturas
Motos


Muuuuitas motos
Parabéns pelo acervo e apresentação!
O chão parece o de um centro cirúrgico .
Fotos enviadas por meu amigo Roberto.

BRASILEIROS PELO MUNDO

Se hoje o Brasil importa muitos carros, na década de 70 exportamos alguns.
O Puma foi o precursor destas exportações.

                                            Puma brasileiro na Argentina.
Mas não foram só Pumas e nem só pra Argentina.
O SP 2 também foi exportado.
Este está no Equador.
Há muitos outros brasileirinhos espalhados pelo mundo... 

ACESSÓRIOS

ABS/BAS/EBD,  Controle de tração/estabilidade, Airbags (frontais/laterais/cabeça), ar condicionado, direção assistida, CD player, comandos no volante, etc, etc, etc...
Estes são alguns dos "acessórios/equipamentos" disponíveis nos automóveis de hoje.
Em 1974 nos carros norte-americanos os pára-choques ganharam amortecedores para absorver impactos, pneus radiais, freios a disco nas quatro rodas, cintos de segurança e os então chamados "sacos infláveis".
Enquanto que aqui nossos carros eram "desprovidos" de qualquer conforto ou itens de segurança a solução era "equipar" o carro nas lojas especializadas.
                                         Algumas como a Rodão fizeram sucesso.
Itens básicos como troca de faróis alto/baixo na mão era um luxo a ser comprado.

Antena elétrica uma novidade.

Bancos confortáveis, reclináveis, só comprando.

Itens básicos, como faróis de boa qualidade, só nas lojas especializadas.
Um bom som era puro luxo.
Volante "tipo exportação".
Pneus radias 
Depois de um "banho" de loja o carro ficava "equipado". 

sábado, 26 de fevereiro de 2011

NA ESTRADA

                                Na serra gaúcha parada para admirar a vista.

Karmann Ghia 1972 amarelo manga do meu amigo Charles.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

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Em 1977 a Ford lançava sua nova linha do Maverick.
Meu amigo Edy tem um branco igual ao da foto, 8 cilindros, automático, ar condicionado de fábrica e  com apenas 28.000 km.

FOTOMEMORIA

Fusca 1963 de meu pai. Eu fazendo pose e minha irmã no volante.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FORA-DE-SÉRIE LAFER LL

Com a proibição da importação de veículos na segunda metade da década de 70 surgiram vários Fora-de-Série esportivos. O que deixou um espaço para carros mais luxuosos.
Foi onde a Lafer, que até então produzia apenas o conversível MP Lafer, tentou introduzir o seu modelo de luxo.
                                                           Lançou em 1976 então o Lafer LL.
Projetado por Rigoberto Soler, com linhas parecidas com as da Mercedes, feito em fibra de vidro, usava mecânica do Opala 250-s que lhe rendia 171hp.
 Interior luxuoso em couro, detalhes em madeira e painel digital era realmente um carro inovador e caro, custava Cr$363.420,00, sendo que o Opala mais caro custava Cr$98.840,00.
Foram produzidas 8 carrocerias, sendo que apenas 5 carros foram finalizados. 

XXII ENCONTRO PRAIA DO CASSINO - RS

Desfile de placas pretas nos carros expostos na Praia do Cassino nos dias 11,12 e 13 de fevereiro.

Fotos enviadas por meu amigo Zé Carlos.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

IH! QUEBROU.

                              O motorista é o noivo e os padrinhos estão empurrando!

                                 
Foto enviada por meu amigo Roberto!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CONSTELAÇÃO

                                          É estrela pra ninguém por defeito.


Foto enviada por meu amigo Zé Carlos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

GALERIA DE CLÁSSICOS

Cadilac Coupê De Ville 1963 no encontro na Paia do Cassino - RS nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.



Foto enviada por meu amigo Zé Carlos.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

FORA-DE-SÉRIE DARDO

Com o motor central do Fiat Rallye que lhe rendia 72 cv o Dardo era uma cópia do italiano Fiat X 1/9.
Construído no Brasil por Toni Bianco na empresa Corona, feito de fibra de vidro, o que o diferenciava da maioria dos fora-de-série produzidos aqui é que ele não usava a tradicional mecânica VW.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

3ª SUBIDA INTERNACIONAL DA HARMONIA-TEUTÔNIA-RS 20/03/11




O video acima é da prova do ano passado



3ª Subida Internacional da Harmonia - Prova Flávio Del Mese - Teutônia - 20 de março de 2011

Local: Estrada da Harmonia em Teutônia - RS
Patrocínio: Mahale e Lareiras Castellar
Concentração na área de largada a partir das 7:30h
Abertura do evento às 8:15h
Largada às 8:45h

Mais detalhes das provas

• Carros antigos de competição, no máximo até 1600 cc.
• Não é permitido o uso de pneus especiais de competição.
• Não é permitido o uso de NITRO, e participação de carros turbo somente quando for original do carro.
• Vagas limitadas em sessenta carros.
• No autódromo é permitido piloto e co-piloto no veículo. Na subida de montanha é permitido somente o piloto.
• Uso obrigatório de cinto de segurança e capacete (piloto e co-piloto).
• Todos os participantes recebem os numerais para os carros, adesivos (uso obrigatório) dos patrocinadores, camiseta e DVD do evento e troféus para os cinco primeiros de cada categoria e para os restantes troféu de participação (o mesmo para todos), a ser entregue no almoço de premiação.
Prova do autódromo somente - valor da inscrição por carro R$ 150,00
Provas autódromo e subida de montanha - valor da inscrição por carro R$ 270,00

Mais informações no site http://www.subidadaharmonia.com.br/sobre-o-evento.php

ESPERANDO UM DONO

Chevrolet Phaeton 1930 à procura de um lar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FORA-DE-SÉRIE

Os anos 70 e 80 foram pródigos em lançamentos dos chamados veículos " Fora-de-Série".


                            

                                                               O Puma GTE


O Puma GTB


O Lorena GT


O Santa Matilde


O Bianco


O MP Lafer


O Adamo GT



O Miúra




 Mas houveram outros, muitos outros...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

OBRIGADO


5000
Obrigado a todos pelas visitas!!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

KARMANN GHIA TC (5)

Eu já sabia da existência de um Karmann Ghia TC em Itajai-SC.



Então pedi ao meu amigo e presidente do Veteran Car Club de Criciúma, o Charles,  quando fosse ao norte do estado que procurasse o carro pra mim.
Nesse meio tempo, era o ano de 2008, eu estava negociando com meu amigo e comerciante de carros antigos de Blumenau, Renato Sasse, a troca de meu Landau 


 por um Opala Especial 73.


Como não consegui encontrar o tal Karmann Ghia TC fiz o negócio do Landau no Opala.
Passado algum tempo meu amigo Wolf vai até Blumenau e volta com um Karmann Ghia TC.
Perguntei de quem ele havia comprado o TC e ele me informou que havia comprado do Sasse.
Liguei pro Renato Sasse e ele me disse que havia negociado meu ex-Landau no Karmann Ghia TC de Itajaí, pois o antigo proprietário queria mesmo era um Landau.
Bingo! Apareceu o TC.


Mas deixa que o que é do homem o bicho não come.
Em 2009 o Wolf  põe à venda alguns de seus carros, entre eles o Karmann Ghia TC 74.
Acertos financeiros feitos o carro veio finalmente para minha garagem.

                                           
    Realmente era pra ser meu.
 Mas entre Itajaí, Sasse, Wolf e finalmente a minha garagem,  o carro foi melhorando.
Os piscas dianteiros estavam errados e o Wolf (leia-se Leandro, seu mecânico) trocou.
                                                                 Como eram antes.


Como ficaram


                                       As sinaleiras traseiras, que custam uma fortuna, como eram.



                                                     E como ficaram.



                                        As sobre faixas muito largas para o ano do carro, eram assim


        E coloquei estas, além de pintar de preto a chapa dentro do pára-lamas que é como saia da fábrica.


O carro tinha os bancos originais porém forrados com tecido.


No final do ano passado consegui as capas originais e ficaram assim


Como o forro das laterais de porta erradas


Agora corretas


Porta malas antes


Agora o correto


Os pára-choques originais não tem estes "caninhos", mas eram um acessório de época.


É o que está faltando fazer no carro, recuperar os pára-choques e faze-los voltar à originalidade.
O painel é perfeito com rádio de época


O motor foi retirado do lugar, todos os parafusos zincados e as chapas pintadas com pintura eletrostática


Tanque de combustível, macaco, reservatório d'agua...


Plaqueta de identificação


Meu Karmann Ghia TC 1973

O que é do homem o bicho não come...