No 21º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos, realizado em Caxias do Sul-RS, levei os pára-choques do meu Karmann Ghia TC para serem restaurados na Phoneix Studio Recuperação e Comércio de Veículos Antigos .
Esta semana recebi fotos do processo de restauração dos pára-choques que em breve deverão chegar e serão instalados no carro.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
PUBLICIDADE - LINHA VW 1971
Não é de hoje que as montadoras antecipam o lançamento de seus modelos. Em agosto de 1970 a VW já lançava sua linha 1971.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
ENCONTRO - CASSINO RS
Recebi e-mail do Veteran Car Club do Rio Grande - RS, informado sobre o cancelamento do XXIV encontro que seria realizado nos dias 22,23 e 24 de fevereiro próximos.
Fundado em 24/05/1989
CNPJ: 93859262/0001-97
Sede: Rua 24 de Maio, 04 – 1º
andar
Rio Grande – RS
Rio Grande, 21 de
janeiro de 2013.
Prezados amigos,
admiradores e colecionadores do antigomobilismo:
Como é de
costume, neste período do ano sempre é realizado o Evento do Cassino. Ao longo
desses 23 anos dificuldades sempre existiram e os eventos sobreviveram com a
certeza de que o próximo ano seria diferente.
Chegou 2013, nova Administração
Municipal, falta de recursos oriundos do município, falta de hotéis (devido ao
Polo Naval), falta de patrocinadores, falta de apoiadores, enfim, ficou difícil
e complicado. Após reuniões da Diretoria Executiva alguns membros ativos decidiram que o XXIV Encontro de Veículos
Antigos no Cassino-Rio Grande/RS, que seria realizado nos dias 22,23 e 24 de
fevereiro (data oficial do Evento), fosse suspenso e marcada uma outra data a
ser definida. Somente demos um passo para trás, pois daremos dois passos
para frente. Nosso público é muito fiel e respeita nosso trabalho, e é por eles
que procuramos a cada evento ser o melhor.
Neste
momento cabe a nós manifestar nossos agradecimentos a todos que, de uma forma
ou de outra, tentaram nos apoiar nesta caminhada e num breve espaço de tempo,
comunicar a todos a nova data e local para a realização do XXIV Encontro de
Veículos Antigos - Edição/2013.
Atenciosamente,
Veteran
Car Club do Rio Grande
Presidente: GLENIO FREITAS ALVES.’.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
FORA DE SÉRIE - VILLA GT
Apesar de usar a mesma fórmula chassi mecânicaVW/carroceria em fibra-de-vidro, o Villa GT era vendido em Kit, o que tornava o preço do carro bastante atraente.
Projetado por Adilson Villa o carro é muitas vezes confundido com o Lorena GT, que já falei aqui. Foi sim "inspirado" no Lorena mas não é uma cópia.
O que tornava o carro atrativo, além do Kit, é que ele usava componentes de vários carros nacionais como pára-brisa dianteiro do Chevette, vidro traseiro do VW TL, lanternas traseiras do Ford Corcel, maçanetas externas do Alfa Romeo, lanternas dianteiras da VW Brasília, faróis do Opala e painel do VW Gol BX, facilitando muito a reposição em caso de avaria. O motor poderia ser qualquer um VW a ar desde 1300 até 1600 cc e a carroceria poderia ser pintada em qualquer cor da linha automotiva nacional.
O prazo médio de entrega era de 60 dias à contar da data da encomenda.
Em janeiro de 1982 o Kit do Villa GT custava Cr$720.000,00(sem a mecânica) , um Bianco S Cr$ 1.947.000,00 , um Miúra Cr$ 2.073.000,00 e um Santa Matilde Cr$ 3.734.000,00.
Projetado por Adilson Villa o carro é muitas vezes confundido com o Lorena GT, que já falei aqui. Foi sim "inspirado" no Lorena mas não é uma cópia.
O que tornava o carro atrativo, além do Kit, é que ele usava componentes de vários carros nacionais como pára-brisa dianteiro do Chevette, vidro traseiro do VW TL, lanternas traseiras do Ford Corcel, maçanetas externas do Alfa Romeo, lanternas dianteiras da VW Brasília, faróis do Opala e painel do VW Gol BX, facilitando muito a reposição em caso de avaria. O motor poderia ser qualquer um VW a ar desde 1300 até 1600 cc e a carroceria poderia ser pintada em qualquer cor da linha automotiva nacional.
O prazo médio de entrega era de 60 dias à contar da data da encomenda.
Em janeiro de 1982 o Kit do Villa GT custava Cr$720.000,00(sem a mecânica) , um Bianco S Cr$ 1.947.000,00 , um Miúra Cr$ 2.073.000,00 e um Santa Matilde Cr$ 3.734.000,00.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
DIA DO FUSCA
Dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Nada mais justo que mostrar a primeira matéria da revista 4 Rodas, em sua edição nº 1 de agosto de 1960, da linha de montagem do "Besouro" .
(Clique nas imagens para ampliar)
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
ENCONTROU UM DONO
Meu amigo Luis, de Blumenau, me enviou e-mail de seu novo "brinquedinho" para curtir 2013.
Parabéns Luis, bela aquisição!
Suzuki RV 90 1974.
Parabéns Luis, bela aquisição!
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
ACESSÓRIOS
Em meados da década de 60 estes toca-fitas (cartucho) eram o máximo em som automotivo.
PUMA GT DKW
Na postagem de ontem falei sobre o Puma GT DKW que está sendo restaurado em Curitiba-PR.
Pensei então em como ele ficaria depois de pronto e fui buscar em revistas da época fotos deste carro.
A revista 4 Rodas nº 77 de dezembro de 1966 estampou em sua capa uma foto do carro que foi a sensação do Salão do Automóvel daquele ano.
Pensei então em como ele ficaria depois de pronto e fui buscar em revistas da época fotos deste carro.
A revista 4 Rodas nº 77 de dezembro de 1966 estampou em sua capa uma foto do carro que foi a sensação do Salão do Automóvel daquele ano.
Aqui uma foto da traseira do carro.
Notem as belas rodas Mangels em liga de alumínio.
Em janeiro de 1967 um Puma GT DKW custava Cr$13.500,00, um Karmann Guia Cr$ 9.246,00 em um Fissore Cr$ 11.940,00.
O teste completo do carro podem ver aqui em uma outra postagem de abril de 2011.
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
RESTAURAÇÃO - PUMA GT DKW
Meu amigo Andrés me enviou esta bela foto do Puma GT DKW que está sendo restaurado por Cláudio Mader em Curitiba- PR.
espero sua visita
abraço
Claudio Mäder"
"Caro Mazinho este é um projeto de coragem e amor à marca. O
produto é da junção de uma traseira acidentada comprada ha vários anos num ferro
velho de Curitiba e de uma dianteira nova pedida por cliente de uma revenda
DKW, que nunca foi buscar e que acabou sendo vendida poucos anos antraz ao meu
amigo Claudio Mëder de Curitiba. Após algumas peripécias eis o resultado atual. Já
tem tudo para a montagem. Haja coração!!"
Contemplativamente
Persel"
E-mail enviado pelo Cláudio ao Andrés.
"Bom dia Andrés,
O Puma já está em casa, na cor original dele, a
montagem vai começar.espero sua visita
abraço
Claudio Mäder"
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
PUMA
Em 1981 a indústria automobilística brasileira passava por dificuldades. As pequenas fábricas de veículos fora-de-série recorreram a exportação para fugir da crise.
A maior dificuldade na exportação eram as exigências feitas, principalmente pelos EUA, para homologar os carros para lá exportados .
A edição nº254 de setembro de 1981 da revista 4 Rodas trouxe a lista das 51 modificações exigidas pelo governo norte-americano para a omologação do Puma.
(clique na imagem para ampliar)
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
FOTOMEMÓRIA
Parece que foi ontem, mas esta foto é de janeiro de 2003 e o Puma GTS/GTC foi o primeiro que restaurei. Digo GTS/GTC porque, por falta de conhecimento na época, comprei um PUMA GTS 1979 "transformado" para GTC.
A transformação era muito comum de acontecer quando a Puma reestilizou o modelo, que antes tinha pára-choques cromados e lanternas traseiras de Kombi e passou a ter pára-choques integrados a carroceria com borrachão e sinaleiras traseiras da Brasília, além de outras modificações.
Naquele verão de 2003 inaugurei o Puma depois de vários meses de restauração.
Na foto meu filho João Paulo, boné vermelho então com 10 anos, e o amigo Eduardo com 7 anos.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
ENCONTRO - II ENCONTRO OPALAS E ANTIGOS BALNAÁRIO ARROIO DO SILVA - SC
Acontece no próximo domingo, 06 de janeiro, o II Encontro de Opalas e Antigos no Balnário Arroio do Silva-SC.