quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ACESSÓRIOS - RADIO + ESPELHO = TRANSVISOR

Em 1963 um espelho retrovisor que funcionava como rádio era oferecido como acessório.

RADIO + ESPELHO = TRANSVISOR


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

IH QUEBROU!

O VW SP 1 do meu amigo Roberto foi flagrado em uma oficina por um "espião" do Autos Clássicos. Quebrou ou é só uma  revisão de rotina?


terça-feira, 26 de novembro de 2013

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

KARMANN GHIA TC (12)

Meu Karmann Ghia TC 1974 foi o escolhido para a viagem ao 22º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos no Kartódromo do Beto Carrero em Penha-SC veja aqui.
Por precaução comprei um "Kit" com algumas peças para levar na viagem.
Os motores VW a ar são relativamente simples e algumas peças, que podem apresentar defeito, devem fazer parte deste kit.
São elas: bomba de gasolina, cabos de vela, tampa do distribuidor, bobina, platinado, condensador e rotor.
São relativamente baratas, se comparadas às peças de carros importados, e fáceis de trocar durante uma viagem em caso de quebra.
Sem nenhum "merchandising" prefira peças Bosh e NGK, a qualidade compensa a diferença de preço.
Quanto à bomba de gasolina o ideal seria uma bomba de gasolina mais antiga, aquela que podemos trocar o reparo, mas uma Brosol lacrada serve para uma emergência. Mas não esqueça de levar algumas ferramentas básicas.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ANIVERSÁRIO DO AUTOS CLÁSSICOS


Neste 22 de novembro o Autos Clássicos está comemorando 3 anos !
Durante este período foram 1242 postagens; 1854 comentários e mais de 360.000 acessos do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Russia, Canadá, Reino Unido...
A postagem mais vista "E Por Falar em Opala" teve mais de 10.000 acessos e a que mais recebeu comentários foi a do "Karman Ghia TC" , além das seções  "Serviços" , "Galeria de Clássicos" e as coberturas dos diversos encontros de antigos que participo.
Só tenho que agradecer a todos que me "aturaram" nestes anos e que contribuíram com dicas, informações, críticas e elogios.
Um Graaaaaaaaaaande abraço e muuuuuuuuito obrigado!


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

VW SP 2 - VIAGEM

Recebi e-mail do meu amigo André, presidente do VW SP 2 Club, relatando a viagem e estadia no 22º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos realizado no Kartódromo Internacional Beto Carrero em Penha -SC que foi organizado pelo Veteran Car Club de Balneário Camboriú/Itajaí.

"Srs, aconteceu.

Como todos sabem, a ida ao 22º Encontro Sul Brasileiro , começou na minha cabeça e do Han e Vanderlei desde o primeiro e-mail que recebemos.
Já era um desejo particular ir ao Sul do Brasil prestigiar nossos amigos.
Foi uma aventura. Nos encontramos em Registro-SP na noite de quinta-feira, jantamos e saimos cedo na sexta-feira em direção a Penha -SC.
Fizemos a viagem de ida em 2 dias, e em grande parte debaixo de chuva. Só parou mesmo de chuver próximo a Curitiba.
Conseguimos ver que o SP2 preparado para a viagem se comporta muito bem. Quando precisamos acelerar a mais de 120 km/h em alguns trechos, e os carros iam muito bem, sempre com um consumo muito bom, sempre acima dos 12km/l.

Na chegada do encontro no Kartódromo do Beto Carrero, em Penha-SC, um local fascinante, que cheirava automobilismo. Fomos recebidos calorosamente pelo Presidente do Veteran Car Club – Sr. Hilário Voigt. O mesmo nos parabenizou pela aventura e coragem de irmos dirigindo até lá. No mesmo momento o Sr. Thielmann, Presidente da FBVA também  se aproximava e mencionamos a nossa aventura. Sei que ele valoriza isso, pois em Águas de Lindóia foi assim.

O local é glamouroso e tivemos mais de 500 carros. O nível era alto e diversificado. Tivemos 8 SP2 expostos e alguns amigos do VW SP2 CLUB que não puderam levar os carros foram lá aquecer o bate papo. Ao lado dos nossos carros, se situava um dos quiósques com cer-ve-ja e crepes. Os carros ficaram dispostos pelos gramados no entorno da pista e sempre um carro desfilava pela pista. Foi o encontro mais interessante e bem estruturado que eu já fui. Muito organizado e integrantes do Veteran fazendo rondas frequentes perguntando se estava tudo ok, e sempre preocupados com a organização. O sistema de auto falantes nos permitia ouvir muito bem o que acontecia no evento. Carros clássicos, Hots, protótipos, Ferrari e muitos carros ingleses, sempre desfilavam pela pista.
Nos finais de tarde a confraternização era grande e sempre no meio dos carros. O local é fantástico.

A premiação foi outro ponto alto, onde um de nossos carros foi escolhido e desfilou com os outros homenageados.
Saí de lá no domingo, no retorno para casa e na estrada para Curitiba foi um desfile de carros clássicos...já dá vontade de voltar ........Sem querer eu estava num meio de uma caravana de carros V-8, Dodges, Galaxies e carros americanos e ninguém andando devagar não. O pessoal subiu a serra acelerando......

Além das presenças dos amigos e novos amigos, espero não ter esquecido ninguém, foi muito gratificante.
Segue abaixo os antigos e novos amigos presentes que possuem SP2 e passaram por nós nesse Sul Brasileiro.

Jairo – Florianópolis (SC)
Beto Fisher – Mafra (SC)
Abelardo Vianna Filho – Florianópolis (SC)
Osmar Rocha Júnior (Mazinho) – Criciúma (SC)
José Domanski – Curitiba (PR)

Propritários que levaram os carros:
Antônio Luiz Carvalho Paes – SP2 amarelo manga – 1975  - Curitiba (PR)
John Armada – 3 exemplares  SP2 ( azul, branco e vermelho)
André - branco
Han - branco
Ubirajara - azul
Rubyo Becker - Rio Negro - PR (amarelo safari)

ANDRÉ LUIS SANTOS – PRESIDENTE VW SP2 CLUB"

André Luis Santos
Engenheiro da Qualidade"























 Parabéns André, pela disposição em pegar a estrada e pelo merecido prêmio ao seu SP 2.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

ARMSTRONG SIDDELEY 1948

Em setembro de 2011, durante o Encontro de Carros Antigos de Araranguá promovido pelo Sr.Alveri veja aqui , foi quando vi pela primeira vez um Armstrong Siddeley ou o que restava de um.
O carro estava em péssimas condições e havia sido comprado há pouco tempo por meu amigo Nenem no leilão de carros da extinta Ulbra.
Na época o Nenem já havia colocado no carro um motor de Opala e pretendia fazer dele um Hot, mas como se tratava de um carro muito raro ele resolveu restaurá-lo.


Como as informações sobre um Armstrong Siddeley são muito imprecisas o Nenem se filiou ao Armstrong Siddeley Car Club of Austrália, veja aqui, e ao Armstrong Siddeley Owners Club da Inglaterra, veja aqui , onde trocou informações e conseguiu as peças que faltavam para completar o carro.
Com a ajuda dos referidos clubes e uma equipe muito competente em dois anos restauraram completamente o carro, que foi apresentado oficialmente no 22º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos que aconteceu nos dias 8, 9 e 10 passados.
Vejam só na maravilha que se transformou o Armstrong Siddley 1948 .

A cor, Green Apple, pesquisada junto aos clubes Australiano e Inglês, além dos resquícios que ainda podiam ser encontrados no carro.




Excelente trabalho na confecção da capota.





A farta bibliografia conseguida para a restauração do carro é guardada para eximir qualquer dúvida.


As conhecidas "bananinhas", pisca semelhante ao usado nos antigos Fuscas.


Capricho no interior verde musgo, combinando perfeitamente com a pintura exterior.


Detalhes do painel, totalmente em madeira, e que foi feito à partir de plantas enviadas pelos clubes no exterior.





 O motor original totalmente restaurado, revisado e que funciona como um relógio.






Aqui o momento de glória do Nenem ao receber o merecido prêmio no 22º Sul Brasileiro.


Parabéns ao Nenem e sua equipe, que em tempo record restauraram esta maravilha de carro.