sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BARN FIND - INTERIOR DE SÃO PAULO

Encontrei no youtube um filme que mostra uma "coleção" de carros antigos em um sítio no interior de São Paulo.
Quando acho que já vi tudo sempre aparece mais um louco.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

6º ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DE PIRATUBA-SC

Em função do mau tempo o Autos Clássicos não pode comparecer ao 6º Encontro de Carros antigos de Piratuba-SC, mas recebemos do nosso amigo Pedro, um dos organizadores do 1ª Campeonato Catarinense de Regularidade para Veículos Antigos -CCR, relato e fotos do evento.

"Como parte das comemorações de aniversário de emancipação político-administrativa do município de Piratuba, aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2014, 0 6º Encontro de Carros Antigos, uma promoção do Veteran Clube de Concórdia com apoio da Associação dos Hotéis do município. Inúmeros proprietários de veículos antigos marcaram suas presenças com suas máquinas, de diversas marcas em excelente estado de conservação. Os organizadores esperavam pelas presenças de 250 veículos.  Entretanto, as fortes chuvas que cairam na região, antes e no dia do evento, impossibilitou a presença de uma quantidade maior de veículos antigos. O público compareceu em massa. Turistas de várias cidades catarinenses e dos estados vizinhos marcaram presenças. Apesar de ser um evento de carros antigos, o que se pode ver era a juventude que também foi ver de perto as relíquias automotivas. Integrantes do Veteran Clube de Lages  também participaram do Encontro de Carros Antigos em Piratuba. Para o presidente do Veteran Clube de Concórdia,  Oscar Meihelmann, “a promoção foi boa apesar de ter começado meia tímida. Esperávamos por mais participantes. Também devemos reconhecer que as chuvas prejudicaram um pouco”, frisou o veterano Meihelmann. Enquanto para o representante da Federação Brasileira de Veículos Antigos e presidente do Veteran Clube de Blumenau, Eurípedes do Nascimento, “o 6º Encontro de Carros Antigos de Piratuba repetiu o sucesso dos anos anteriores. Também após reunião realizada ficou praticamente decidida que Piratuba poderá estar presente numa quarta etapa do Campeonato Catarinense de 2015. Será a presença do Meio-Oeste no certame”, observou o representante da FBVA."







Parabéns aos organizadores e aguardamos todos na 1ª etapa do CCR em 31/05/2014.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

BARN FIND

Quem me deu a dica foi meu amigo Edy  sobre um "depósito" de cerca de 1.000 carros esquecidos em uma floresta na Suécia desde a década de 1950.
São carros das marcas Volvo, Ford, Buick, Audi, Saab, VW e Sunbean. A vegetação tomou conta e até arvores cresceram dentro dos carros.



















Fotos: Svein Nordrun
Fonte: Medavia 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

COLEÇÃO

Recebi e-mail do meu amigo Luiz sobre a coleção de veículos antigos do presidente da Ucrânia .
Segue matéria do Jornal do Carro do Estadão.

" Em meio à onda de protestos na Ucrânia, foi tomada neste sábado a residência de campo do presidente do País, Viktor Yanukovich. Os manifestantes divulgaram fotos da mansão a 20 quilômetros da capital Kiev e, na rede social Twitter, circulam fotos do acervo de carros e motos do presidente, que ocupa um galpão da casa.
Na coleção há diversos modelos antigos, a maioria produzida no Leste Europeu, apesar de também existir alguns carros da fabricados na parte ocidental do continente.
Como em um museu, os carros estão identificados com placas, que trazem detalhes como dados técnicos e procedência. Não há informação quanto ao número de modelos da coleção.Além dos modelos motorizados, Yanukovich tem também, no quintal da mansão, um posto de gasolina para abastecê-los."


sábado, 22 de fevereiro de 2014

FOTOMEMÓRIA - RALLY

Para relembrar de alguns rallys que o Veteran Car Club de Criciúma já realizou, reveja algumas imagens.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CCR - CAMPEONATO CATARINENSE DE REGULARIDADE

Lançamento oficial do Campeonato Catarinense de Regularidade acontece em Piratuba/SC

Aconteceu no domingo, 18, no Balneário Rincão, mais uma reunião para definir os últimos acertos do Campeonato Catarinense de Regularidade para Veículos Antigos (CCR).

Uma decisão que já era esperada foi  a oficialização das datas para as três etapas do certame automobilístico: 31 de maio, em Criciúma; Blumenau, dia 06 de setembro; e, dia 18 de outubro, a grande final, em Lages, quando acontecerá o Rally da Altitude na Serra Catarinense.

No próximo dia 22 de fevereiro, sábado, em Piratuba, mais um Encontro de Carros Antigos será realizado. Na oportunidade será realizado o Lançamento Oficial do CCR, quando estarão presentes inúmeros pilotos com suas máquinas consideradas verdadeiras relíquias do automobilismo. 


No Encontro de Balneário Rincão estiveram presentes o presidente do Veteran Car de Criciúma, Osmar Rocha, o popular “Mazinho”,  Eurípedes A. de Nascimento, presidente da entidade similar de Blumenau e diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e também os sócios e pilotos Ricardo Minatto, Renato Magrin, Giovane Duarte Oliveira e José Carlos Ferreira, o publicitário Pedro Troian, responsável pela agência de divulgação do Campeonato além do jornalista Júlio Mendes, que apresentou aos presentes o livro recém-lançado 70 Anos de Automobilismo Catarinense.
Estarmos cobrindo o lançamento do Campeonato Catarinense de Regularidade e o Encontro de Piratuba. Aguardem novidades.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CCR - CAMPEONATO CATARINENSE DE RALLY

Cartaz da 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Regularidade para Veículos Antigos em Criciúma




terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CCR - CAMPEONATO CATARINENSE DE RALLY

Agora é oficial, o 1º Campeonato Catarinense de Regularidade para Veículos Antigos de Santa Catarina já tem data marcada.


Desde o final de 2013 os Veteran Car Club de Blumenau, Lages e Criciúma vem mantendo contato para a realização de um campeonato estadual de Rally para veículos antigos.
Durante o 22º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos, realizado no kartódromo Beto Carrero, o Veteran de Blumenau com o presidente Eurípedes Nascimento (diretor regional da FBVA)  e o Veteran de Criciúma do qual sou presidente, fez  uma reunião para dar os primeiros passos para a criação do CCR.
Naquela oportunidade marcamos uma reunião para o dia 18/01 em Lages onde juntamente com o Veteran de Lages , seu presidente Roberto Provenzano, Julio Mendes e Pedro Troian,  organizadores do Rally das Altitudes, estabelecemos as diretrizes de como, quando e onde seriam as etapas.
Por se tratar de um ano atípico, com Copa do Mundo de Futebol e eleições, além de vários encontros regionais e nacionais de veículos antigos, conseguimos montar um calendário provisório.
Finalmente, no último final de semana, em uma terceira reunião ficou definido que as etapas seriam as seguintes:

1ª Etapa - 31/maio/2014 Criciúma
2ª Etapa - 06/setembro/2014 Blumenau
3ª Etapa - 18/outubro/2014 Lages

Declarações dos envolvidos mostram a importância do evento.

“Tudo começou quando realizamos em Blumenau a 3ª etapa do CBR em 2011, e percebemos que era uma forma de incremento no antigomobilismo do estado, saindo um pouco das exposições e encontros”, lembra Eurípedes. Ele explica que no Rally da Altitude, em Lages, em conversa com os idealizadores do evento, Pedro Troian, Julio Mendes e Roberto Provenzano,surgiu a ideia da criação de um campeonato catarinense: “Descobrimos que o Veteran de Criciuma também estava promovendo rallyes com veículos antigos”.

"Roberto Provenzano destaca que é importante salientar que eventos como rally são interessantes para as economias locais e ou regionais, porque fomentam e incrementam o movimento serviços. “Em 2013 realizamos em Lages um Rally de Altitude. Acredito estarmos em condições para sediar o CCR. Ainda melhor de ter estes ‘antigos’, bom mesmo é estar na estrada rodando e curtindo o passeio junto com amigos, família e amantes do antigomobilismo”, defende o presidente do Veteran Car Club de Lages."

"Para Mazinho, a criação do CCR comprova que as provas de rally de regularidade para carros antigos vem crescendo no meio antigomobilista nos últimos anos: “No rally os carros estão em movimento e transitando em pontos turísticos das regiões onde as etapas acontecem”. “Preservar um veículo antigo é preservar a história, além do que o rally pode fazer com que novos adeptos tomem gosto pelo antigomobilismo. Desta forma nosso estado estará contribuindo com a história do automóvel no Brasil”, completa o presidente do Veteran de Criciúma."

Em breve mais informações sobre inscrição e regulamento.




segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

400 MIL VISITAS


O Autos Clássicos alcançou 400 mil visitas, em pouco mais de 3 anos. Neste período foram 1292 postagens publicadas e cerca de 2000 comentários .
Muito obrigado pela paciência e pela audiência.
Graaaaaaaaande abraço!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

RALLY DE CARROS ANTIGOS

Aguardem novidades sobre o I Campeonato Catarinense de Rally de Carros antigos, enquanto isso apreciem este que aconteceu no RS há alguns anos.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PASSAT AUDI QUATTRO SULAM

Em meados da década de 80 a Sulam, uma revenda VW de São Paulo que transformava carros comuns em veículos especiais, fez o que parecia ser uma réplica do famoso Audi Quattro alemão.
A réplica era feita à partir de um VW Passat duas portas, o três ou quatro portas não servia, que era desmontado totalmente pela Sulam, começando a serrar as colunas, que seriam substituídas por outras de chapa, iguais as do Audi Quattro. A traseira ficava mais reta, trabalhada em fibra de vidro, e utilizava as lanternas do Fiat Uno. Os pára-lamas dianteiros e pára-choques também eram feitos em fibra de vidro.
Retirados os quebra ventos os vidros das portas eram especialmente fabricados para o modelo, assim como os vidros laterais traseiros que ficavam maiores.
A mecânica poderia ser a mesma do Passat, porém a Sulam oferecia um "veneno"(opcional) que consistia em um virabrequim de 90,5 mm de curso, novos pistões de 84,4 mm ( Monza 1.8). O motor passava a ter 2.048 cm³ , que segundo a Sulam atingia a potência de 122 CV a 5.400 rpm e torque de 17,9 mkfg a 3.800 rpm.
Além da modificação básica, que em setembro de 1984 custava Cr$ 18 milhões, a Sulam ainda oferecia uma série de opcionais como: pintura especial; teto solar; o motor mais potente de 122 CV; freios redimensionados e amortecedores à gás; interior reestilizado com bancos de couro ou veludo;  painel completo com relógio de horas, vacuômetro e amperímetro; rodas e pneus especiais. Tudo isso custava mais Cr$ 18 milhões, elevando o custo aos Cr$ 36 milhões, fora o preço do carro.
Em Janeiro de 1985, época em que estes valores foram levantados, um Gol LS custava Cr$ 18.762.132,00.




Na foto abaixo o verdadeiro Audi Quattro 



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MACACO INFLÁVEL

Na década de 70 algumas "invenções" que tentavam facilitar a vida do motorista.




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

TABELA DE CORES WILLYS 1964

Em 1964 a Willlys-Overland disponibilizou na revista 4 Rodas uma interessante tabela de cores para sua linha de automóveis e utilitários.
Um encarte com lâminas transparentes dos veículos da marca poderiam ser sobrepostos à tabela de 12 cores disponíveis que davam uma noção de como o veículo ficaria na cor escolhida.




Hoje você pode fazer isso acessando os sites das montadoras e escolhendo a cor.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ACESSÓRIOS - AR CONDICIONADO

Com este calor que está fazendo, hoje fez quase 40º em Criciúma-SC, nada melhor que um ar condicionado.
Este anúncio é da década de 70, mas seria perfeito hoje no meu "velhinho".


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014