sábado, 30 de abril de 2011

LANÇAMENTO - FORD CORCEL 1968

Em outubro de 1968 a Ford lança o Corcel.
Os modelos Mustang, Corino e Cougar, eram citados para dar credibilidade ao Corcel.
As inovações tecnológicas do Ford Corcel.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

FORA DE SÉRIE - SANTA MATILDE SM 4.1

Desempenho, luxo e segurança, assim foi criado o Santa Matilde SM 4.1.
Projetado incialmente por Milton Peixoto o protótipo ficou pronto em 1977, porém o dono da Companhia Industrial Santa Matilde na unidade de Três Rios RJ. Dr. Humberto Pimentel não gostou e mandou refazer o projeto desta vez a cargo de Fernando Monnerat. Tinha parte da suspensão e mecânica 250-S do Chevrolet Opala que lhe rendia 171 cv e velocidade máxima de 180 km/h,carroceria em fibra de vidro e o grande diferencial "chassi galvanizado".
Era equipado com ar condicionado, estofamento em couro, rodas de liga leve, toca-fitas, desembaçador elétrico e partes cromadas no motor. Pneus radiais 205/70 R 14H , freios a disco nas 4 rodas e chapas protetoras nas portas que tinham como função proteger seus ocupantes.
Painel completo com 6 instrumentos circulares,  dois maiores sendo que um o velocimetro com odômetro parcial e total e o outro um conta-giros. Os outros 4 traziam nivel de gasolina, termômetro de agua, manômetro e relógio de horas.
Foram fabricadas 937 unidades de 1978 até 1997, sendo que 76 conversíveis. Muitos ainda estão rodando nas mãos de colecionadores.
No seu lançamento em 1978 era o carro brasileiro mais caro a ser produzido, custava Cr$330.000,00 , um Landau Cr$288.647,00 e um Passat TS Cr$114.114,00

quinta-feira, 28 de abril de 2011

GALERIA DE CLÁSSICOS

Belíssimo Santa Matilde conversível do meu amigo Irê!

ACESSÓRIOS

Em 1978 o painel do seu fusca poderia ficar assim.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

TESTE - SANTA MATILDE 1978

A edição nº 214 de maio de 1978 trazia o teste do SM 4.1.
O Santa Matilde custava Cr$330.000,00 , o Puma GTB Cr$258.490,00 e o Maverick GT Cr$129.215,00.

CAPA DE REVISTA

A Revista Motor 3 trazia em sua capa o Santa Matilde e seu exorbitante preço, à época, de 2 milhões de cruzeiros.

terça-feira, 26 de abril de 2011

IH ! QUEBROU

Bela Alfa TI 4 de meu amigo Wolf.

Mas já está sendo consertada, não é Leandro!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

NA ESTRADA

Sócios do Veteran Car Club de Criciúma-SC em passeio na belíssima Serra do Rio do Rastro - SC.

domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA

 Chevrolet 1951 de meu pai e eu com o coelho na Páscoa de 1966!
Eu com 5 anos! Faz tempo, muuuuito tempo!

GALERIA DE CLÁSSICOS

Belíssimo e raro SP 1 do meu amigo Roberto Amboni.
Dos 88 SP 1 fabricados este belo exemplar está aqui em Criciúma-SC.

sábado, 23 de abril de 2011

SERVIÇO - REGULAGEM DOS FREIOS

Em fevereiro de 1979 a revista 4 Rodas ensinava em sua seção Serviço como fazer em casa a regulagem dos freios.
Veja a matéria.
Abaixo numa melhor resolução.

COPA CLASSIC- RS - ETAPA GUAPORÉ

Resultado da Etapa Guaporé da Copa Classic - RS, que aconteceu neste sabado.
Debaixo de muita chuva assim ficou a classificação:

Geral:

1) Jorge Krug - Passat #47
2) Rogério Franz - Fiat 147 #147
3) Ramiro Tissot - Opala 4 cil #43
4) Carlos Guizzo - Fusca #12
5) Roberto Krug - Fiat 147 #999
6) Fernando Leke - Corcel #74
7) Diego Mariante - Passat # 58
8) Moisés Rosemberg - Puma #73
9) Carlos Eugênio - Carretera Chevrolet #1
10) Postal/Scomazzon - Chevette #88
11) Tibiriçá de los Santos - Renault 4cv #34
12) Fossá/Heinrich - Fusca #00
13) Eduardo Neves - Brasília #99
14) Niltão/Tumelero - Passat #8 (não largou)

Volta mais rápida: Jorge Krug - Passat #47 (1:31,561)

Resultado por categorias:
D2A:
1) Carlos Eugênio - Carretera Chevrolet #1

2) Tibiriçá de Los Santos - Renault 4cv #34

D2B:
1) Rogério Franz - Fiat 147 #147

2) Carlos Guizzo - Fusca #12
3) Roberto Krug - Fiat 147 #999
4) Fernando Leke - Corcel I #74
5) Postal/Scomazzon - Chevette #88
6) Eduardo Neves - Brasília #99

D2C:
1) Jorge Krug - Passat #47


2) Diego Mariante - Passat #58

FL:
1) Ramiro Tissot - Opala #43

2) Moisés Rosemberg - Puma #73
3) Fossá/Heinrich - Fusca #00

Próxima etapa 12/06 Tarumã.

Fonte http://blogdopassatao.blogspot.com/

sexta-feira, 22 de abril de 2011

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A Scorro comemora as vitórias no ano de 1973.
Quem não lembra das rodas cruz de malta?

ENCONTROU UM DONO

Meu amigo Mário Célio dos Santos, de São Leopoldo, no momento em que embarcava a Lambreta comprada de meu amigo Irê.

PUMA GTS 1978 - RESTAURAÇÃO

Falar de Puma para mim é um prazer, porém deixo a cargo do Felipe Nicoliello da Puma Classic http://www.pumaclassic.com.br/ que é um mestre no assunto.
Vou apenas citar os primeiros carros Puma para melhor ilustrar esta postagem e "roubar" algumas fotos. Se eu cometer alguma gafe por favor me corrija Felipe.

Fundada no início dos anos 60 a Lumimari (nome composto das iniciais dos sócios Luis, Milton, Marinho e Rino) produziu o GT com mecânica DKW e carroceria em fibra de vidro, sendo que o modelo que serviu de molde  foi fabricado nas oficinas de Anísio Campos.
Em 1966 com a entrada de Jorge Lettry na sociedade, e por sugestão dele, mudaram o nome para Puma Veículos e Motores S.A. na Av.Pres.Wilson no Ipiranga, São Paulo.
Porém em 1967 com a compra da Wemag do Brasil pela Volkswagen o Puma DKW deixou de ser produzido para dar lugar ao Puma GT VW.
À partir de 1970 a Puma fez inúmeras modificações e melhoramentos e passou a chama-lo de Puma GTE.
Em 1971 o GTE Spyder.

Em 1973 lançou uma nova carroceria com linhas mais suaves e sofisticadas para a melhoria do produto e melhor atender aos consumidores.

Em 1974 mais modificações como retirada das bolhas nos faróis, da divisão na entrada de ar, dos limpadores de pára-brisa cruzados e os botões do painel.
Este belo exemplar, várias vezes  premiado  pertence ao Felipe Nicoliello.

Com o fim da produção do Karmann Ghia, do qual o Puma GT e posteriormente o GTE herdaram o chassi, a Puma lança em 1976 o novo Puma GTE, agora com chassi da VW Brasília. Com nova carroceria, maior espaço inerno, novo painel, novas lanternas traseiras, novo desenho das rodas e pneus, novas entradas de ar para o motor e agora com janelas laterais traseiras.

E o GTS chamado de "bunda caida",  que não agradou.

Em função das baixas vendas o GTS foi modificado a partir de 1977 .

No final de  1980 mais uma  transformação. A Puma lança os novos modelos 1981 agora denominados GTI / GTC,
Antes disso houveram os GTB


E ainda  os P-018.
Tudo isso pra mostrar este.
Tudo começou em outubro de 2003 quando vi este Puma GTS 1978 "guardado" em uma garagem. Parei em frente a casa e apertei a campainha, foi quando atenderam dois meninos. Perguntei-lhes:
- O Puma é do pai de voces?
- Sim. Responderam eles.
- Ele quer vender? Perguntei.
- Sim, ele vende, ele quer "mil real".
Nisso chega o pai das crianças, dono do Puma.
Como a documentação estava atrasada acertei a compra por R$ 900,00.
Chamei a carreta e levei o carro.

Não estava lá essas coisas, ou melhor, tava bem ruinzinho!
Da capota sobrou somente a armação.Os bancos eram de Ford Escort. O motor VW 1300 (fundido). Restava a carroceria, o chassi, os instrumentos do painel e as rodas.
O carro ficou algum tempo guardado até que num passeio de domingo com carros antigos à Nova Veneza - SC, cerca de 20km de Criciúma-SC, encontrei alguém que iria restaurar o GTS.
Meu amigo Erivelton Spilere, dono de uma Metalúrgica que restaurou seu próprio GTS em casa.
Conversa vai, conversa vem convenci o Erivelton a assumir a empreitada.
Carroceria pra uma lado.

Chassi pro outro.

O Erivelton e a "equipe" em ação.

A carroceria foi levada para a Fibrauto, empresa especializada em fibra-de-vidro.
O chassi depois dos reparos ficou bem melhor.

A caixa revisada e restaurada.

Com a fibra corrigida a carroceria foi levada para um pintor de mão cheia, o Darci.
A cor eu já havia decidido assim que comprei o carro. Amarelo Puma.
Olha o Darci ai!

Carro pintado sobre o chassi era hora de voltar pra casa do Erivelton pra montagem.

Tudo montado, faróis, piscas, rodas e pneus, pára-choques, vidros.

Meu filho João Paulo, então com 13 anos, vistoriando o serviço.
O motor eu consegui um 1600 cc .

Faltava a tapeçaria. Painel, carpet(cabelo de nega), bancos(procar pois não achei os originais) , laterais de porta, capota.
O Magal é "o cara" !

O painel e os bancos.

Carpet.
Laterais de porta.
A capota.
Deu trabalho...

Mas eu gostei!


Aqui fotos feitas em outubro de 2013.