Como opções mais baratas os Opalas Especial e De Luxo tinham algumas diferenças de acabamento.
O Opala Especial era mais despojado. Não tinha frisos cromados internos, nos pára-lamas, nem mesmo no pára-brisas ou no vidro traseiro. Não possuía luz de ré, nem chaves no tanque de combustível e porta-luvas e nem regulagem da intensidade da luz dos instrumentos do painel. O sistema de ventilação interna era mais simplificado. O Especial tinha freios a tambor e câmbio de 3 marchas na coluna, o motor de 4 cilindros que rendia 80 hp era o mesmo no De Luxo, assim como a suspensão. Custava Cr$ 21.490,00.
Mesmo com o lançamento do modelo Cupê 2 portas a GM manteve o modelo de 4 portas.
O modelo De Luxo se diferenciava do Especial externamente por sua belíssima grade dianteira dividida ao meio com frisos cromados, grandes calotas, além de um grande friso na traseira, frisos nas caixas de roda e em todos os vidros. No interior frisos cromados no painel de instrumentos e relógio. Tampa do porta-luvas com chave, estofamento mais luxuoso e tapetes de nylon. Atrás cinzeiros , alças no teto e apoio para os braços. O medidor do nível de gasolina era do tipo "bimetal", bem mais preciso do que o de bóia usado no modelo Especial. Tinha luzes de ré e tampa do tanque de combustível com chave. Vinha equipado com câmbio de 4 marchas no assoalho e freios a disco. Podia vir equipado com o motor 4100 cc de 6 cilindros. Custava Cr$ 27.388,22.
O sedan 4 portas.
Externamente um filete duplo acompanhava a linha de cintura do carro. Calotas de luxo, frisos cromados nas caixas de rodas, nas calhas e na tampa traseira além dos emblemas na coluna traseira e na lateral do pára-lamas dianteiro davam um toque de classe. Mas o que mais chamava atenção era o teto de vinil que poderia vir em três opções de cores: branco, preto ou bege.
Equipado com um motor 4100 cc de 6 cc e 140 hp, freios à disco com servo-freio e barra estabilizadora, rodas de 5 polegas com pneus 7.35 S 14 . Custava Cr$ 31.630,00.
Grandes faixas preto-foscas, grades pintadas de preto com o símbolo no centro, rodas de aço tipo competição de 5 polegadas com pneus especiais 7.35 S 14 e um motor 6 cilindros, 4100 cc de 140 hp, tuchos hidráulicos, caixa Clark de 4 velocidades com alavanca no chão, carburador Brossol Solex H 40/41 DIS e suspensão mais rígida, freios a disco Girling-Varga na dianteira, velocidade máxima de 171 km/h, faziam do Opala SS um verdadeiro esportivo.
Interior despojado todo preto e com um conta-giros no centro do painel, volante esportivo de três raios em aço inoxidável com o botão da buzina ao centro e símbolo SS. Bancos de vinil corrugado e console com relógio elétrico. Era o sonho de consumo e custava Cr$ 32.050,00.
Na época desta postagem não mencionei a fonte das fotos pois recebi por e-mail de um amigo que não informou a origem. Agora recebo a informação que são do blog Showroom Imagens do Passado
http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/ . Quero parabenizar o blog pelo belo trabalho de resgate da história do automóvel e convidar a todos para visitá-lo.
http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/ . Quero parabenizar o blog pelo belo trabalho de resgate da história do automóvel e convidar a todos para visitá-lo.
Essa parte final do anúncio ao lado do "jatinho" ficou muito legal.... Esse pessoal de propaganda realmente tem que saber o que faz para causar impacto!
ResponderExcluirEduardo, do Opala Especial ao SS, as imagens são belíssimas.
ResponderExcluirGraaaande abraço!
poderia ter ao menos dar os créditos do blog de onde copiou as fotos né??
ResponderExcluirAo anônimo. As fotos me foram passadas por amigos, se você sabe de qual blog são terei o maior prazer em postar aqui.
ResponderExcluirshowroomimagensdopassado.blogspot.com
ResponderExcluirAnônimo, como já disse aqui recebi as fotos por e-mail de um amigo. Mas pesquisando na internet achei-as em vários outros sites e blogs. São:
ResponderExcluirhttp://www.carroantigo.com/ ; http://www.opala.com/ ; http://www.servcar.com.br/propagandas.htm ; http://bestcars.uol.com.br/classicos/opala-6.htm ; http://tudosobreopala.blogspot.com/ ; http://opaleirosdoparana.ativoforum.com/t10436-qual-o-modelo-de-opala-dos-seus-sonhos :
http://antigomotors.com.br/internaU.asp?id=494&Type=Propagandas%20de%20%E9poca
E ai vai...
Amigo, entre em contato com o Mauricio, ele lhe responderá atenciosamente de onde saíram essas imagens. Muita gente copia e não fornece a fonte. Não sabem como existem pessoas interessadas em buscar imagens e propagandas dos nossos carros nacionais. Um exemplo de pesquisa automotiva. Não estou condenando ninguém, mas o trabalho do cara é muito importante. Só ver a data das postagens desses catálogos. Ele foi quem escaneou. Abraço.
ResponderExcluirRodrigo, entre no blog http://showroomimagensdopassado.blogspot.com , lá vc consegue contato com o Maurício.
ResponderExcluirGraaande abraço!
Caro Mazinho,
ResponderExcluirAchei o seu blog por acaso e me interessei porque tenho um Opala Cupê 72 6cc, Especial. Comprei há 6 meses de seu primeiro dono. O carro tem 45.000km originais e está muito bonito.
Se vc tiver interesse posso mandar uma foto dele.
Obrigado
Fauzi
Mande fotos Fauzi!
ExcluirGraaaande abraço!
preciso das cores da calota do 1972 de luxo
ResponderExcluirAs calotas são cromadas com detalhes em preto fosco e no centro o emblema Chevrolet tem detalhes em azul.
ExcluirGraaaaaaaande abraço!
preciso das cores da calota do opala 1972 de luxo
ResponderExcluirPena que esse blog que você citou não é atualizado desde 2014.
ResponderExcluirIsto é um catalogo do opala 72, muito lindo por sinal. Achei um deste nas coisas do meu avo, quase intacto. Imagino como ele guardou isso por decadas.
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