sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lorena GT

Para conhecermos a história do Lorena GT primeiro temos que falar no FIBERFAB - AZTEC  .
A Fiberfab é uma empresa norte americana que fabrica carros em forma de kit, sendo uma das iniciantes da moda de kit-cars nos EUA. 
Desde 1962 faz réplicas de MG-TD, Bugatti Type 35 e modelos de desenho próprio como Valkyrie, Jamaican, Avenger, Aztec, Aztec 7, GT-II, Caribee, Bonito, Centurion.
O Aztec foi o primeiro carro produzido pela Fiberfab, inicialmente na versão em que a traseira abre (flip-top).
Em 1965 foi lançado o Aztec II, com frente maior e traseira mais baixa. Produzido em duas versões: uma com portas asa de gaivota e outra com a cabine deslizante. 

                                                 O Aztec II foi produzido até 1966.


Antes da guerra, Leon Lorena, um chileno de Viña Del Mar, vai para os EUA para estudar. Após a guerra, empregou-se numa empresa de Miami, Flórida, para construir bancos para aviões DC3 e DC4. Ali aprendeu o processo de trabalho em fibra de vidro.
 Frank e Gary Ferrer, que possuíam uma empresa de recuperação de aviões acidentados, nos Estados Unidos, compraram dois Fiberfab Aztec e depois de algumas modificações surgiu o Ferrer GT.

Foi trabalhando na empresa americana Ferrer Motors Corporation, dos irmãos Frank e Gary Ferrer que Leon Lorena participa da criação do primeiro Ferrer GT.
Em 1967 Leon Lorena muda-se para o Brasil e vem trabalhar na empresa Plásticos Reforçados Renato Melcher que produz material para construção utilizando apenas fibra de vidro. Em 1968 Leon Lorena adquiriu os direitos de fabricação do Ferrer GT no Brasil que passou a chamar-se Lorena GT. No início de 1969 foi iniciada a produção do carro em série.
Durante 1969 Leon Lorena saiu da empresa, a qual passou a se chamar Tambatajá Veiculos Ltda. A fabricação do carro continuou com pequenas alterações e no inicio de 1971 encerrou-se a produção.

Estima-se que tenham sido fabricados perto de 30 carros, 22 completos pela fabrica e algumas carrocerias montadas em forma de kit.

Em 1971 Renato Melcher convidou o projetista chileno para criar um automóvel esportivo, em pouco tempo surgiu o Lorena RM. O modelo jamais entrou em fabricação, ficou apenas no protótipo.

3 comentários:

  1. Bela matéria.
    Veja mais em http://lorenagt.webng.com

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  2. Olá Mario, obrigado! Também pesquisei neste site , valeu!

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  3. Mazinho,
    Lá no site do meu grande amigo Mário poderá encontrar a continuação da história da fabrica do Lorena GT, que virou Mirage GT, nas mãos do meu outro amigo Helio Herbert. Vale conferir.

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