sexta-feira, 21 de outubro de 2016

FIAT 147 - 40 ANOS

 Com esta frase, "Enfim, um carrão pequeno", a Fiat Brasileira lançava em 19 outubro de 1976 o modelo 147.
Se as opiniões `a respeito do carrinho não eram unanimes, o furor em torno de seu lançamento agitou o mercado. Pequeno por fora mas grande por dentro, o 147 era diferente de tudo que havia sido produzido no Brasil até então.


Interior espaçoso para o tamanho do carro e para os padrões da época, sua posição de dirigir nunca foi confortável. Além do que as trocas de marchas eram um verdadeiro martírio.



Primeiro veículo produzido no Brasil com motor transversal, o 147 inaugurou uma nova era,  que permitia que o espaço interno fosse melhor aproveitado.


Não só a caixa de marchas era problemática como vários outros componentes apresentavam defeito, coisas de lançamento. As línguas maldosas diriam que se fosse relançado nos dias de hoje deveria se chamar Fiat 152, pois mais 5 defeitos foram descobertos. rsrsrsrs
Seu tamanho deveria ser proporcional ao preço, cerca de Cr$ 44.000,00, porém seu principal concorrente, o Fusca 1600 custava em torno de Cr$ 39,900,00 e o Fusca 1300 básico Cr$ 36.900,00. Já a Brasilia 1600 com um carburador Cr$ 44.700,00 e o Chevette Especial Cr$ 46.800,00.

2 comentários:

  1. Mazinho, legal o post !
    Eu tirei fotos e postei em meu Blog o prospecto inteiro de lançamento do Fiat 147, logo que saiu (e eu tinha 9 anos na época), e se quiser usar no seu site, sinta-se a vontade, apenas citando a fonte.

    http://spinbrothers.blogspot.com.br/2016/04/fiat-147-l-prospecto-de-lancamento.html

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, eu considero a Fiat do Uno pra frente, essa bicheira ai foi o passado negro da marca, de que adiantou os caras fazerem um projeto mais avançado que o Fusca e que andava mais, se a mecânica, justamente onde o Fusca dava um baile na concorrência e a parte principal de qualquer carro, era uma fonte de problemas??? e principalmente no câmbio, que era mais um ponto onde o Fusca era imbatível e se ainda alguém quiser comparar o sucesso dos dois é só olhar nos encontros de antigos hoje e ver o número de Fuscas e comparar com os de 147 que aparecem nos mesmos e te garanto que mesmo com todos esses argumentos, ainda vai aparecer algum "Fieteiro" fã xiita de 147 me criticar aqui.

    ResponderExcluir