sexta-feira, 29 de abril de 2011

FORA DE SÉRIE - SANTA MATILDE SM 4.1

Desempenho, luxo e segurança, assim foi criado o Santa Matilde SM 4.1.
Projetado incialmente por Milton Peixoto o protótipo ficou pronto em 1977, porém o dono da Companhia Industrial Santa Matilde na unidade de Três Rios RJ. Dr. Humberto Pimentel não gostou e mandou refazer o projeto desta vez a cargo de Fernando Monnerat. Tinha parte da suspensão e mecânica 250-S do Chevrolet Opala que lhe rendia 171 cv e velocidade máxima de 180 km/h,carroceria em fibra de vidro e o grande diferencial "chassi galvanizado".
Era equipado com ar condicionado, estofamento em couro, rodas de liga leve, toca-fitas, desembaçador elétrico e partes cromadas no motor. Pneus radiais 205/70 R 14H , freios a disco nas 4 rodas e chapas protetoras nas portas que tinham como função proteger seus ocupantes.
Painel completo com 6 instrumentos circulares,  dois maiores sendo que um o velocimetro com odômetro parcial e total e o outro um conta-giros. Os outros 4 traziam nivel de gasolina, termômetro de agua, manômetro e relógio de horas.
Foram fabricadas 937 unidades de 1978 até 1997, sendo que 76 conversíveis. Muitos ainda estão rodando nas mãos de colecionadores.
No seu lançamento em 1978 era o carro brasileiro mais caro a ser produzido, custava Cr$330.000,00 , um Landau Cr$288.647,00 e um Passat TS Cr$114.114,00

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