sexta-feira, 11 de maio de 2012

ENCONTRO COMEMORATIVO AOS 50 ANOS DE FABRICAÇÃO DO KARMANN GUIA BRASILEIRO - POÇOS DE CALDAS -MG.

Recebi e-mail do Karmann Ghia Club de Belo Horizonte 

Evento Comemorativo dos 50 Anos do Karmann Ghia Nacional
Nos dias 5 e 6 de maio de 2012, o Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte promoveu um encontro na cidade sul-mineira de Poços de Caldas em comemoração os 50 anos da produção do primeiro Karmann Ghia pela fábrica de São Bernardo do Campo. Na ocasião, estiveram presentes 25 proprietários de Karmann Ghia de diferentes partes do país, a bordo dos quatro diferentes modelos de Karmann Ghia: coupêclássico, conversível, “TC” e até um raro Tipo 3, fabricado apenas na Alemanha.
O evento contou com o apoio do Clube do Fusca de Poços de Caldas e serviu também para homenagear três outros clubes de amantes e proprietários desse ícone do automobilismo internacional e que mantém relação estreita com o clube brasileiro. São eles os clubes do Karmann Ghia da Alemanha (IG Lippe), Italia e Dinamarca. Na ocasião, foram distribuídos prêmios entre os carros participantes, em seis categorias distintas:
  1. Best inClass – Prêmio “Karmann Ghia Club Italia -- Sérgio Sartorelli”, conferido ao Karmann Ghia 1964 do Sr. Henrique Erwenne;
  2. Melhor Coupê – Prêmio “Karmann Ghia IG Lippe in NRW”,ao carro branco pérola de 1970, de Silvino Guidorizzi;
  3. Melhor Conversível – Prêmio “Dansk Karmann Ghia Klub”, para o veículo de 1968 de Túlio Veloso;
  4. Melhor TC – Prêmio “Clube do Fusca de Poços de Caldas”, para o carro bege alabastro de Leonardo Oliveira;
  5. Mais Antigo – Prêmio “Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte”, para o coupêde 1964 de Ítalo Leite; e
  6. Maior Distância Percorrida (para participar do evento) – Prêmio “Sr. Dario Faria”, para o Karmann Ghia TC de Antônio Guilherme Ramos

Na cerimônia de encerramento do evento, ocorrida no tradicional Palace Hotel de Poços de Caldas, realizou-se um leilão beneficente de quadros da artista plástica Sílvia Cristina Farias, retratando alguns dos Karmann Ghia mais famosos do Brasil. Os recursos arrecadados com o leilão foram destinados a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que atua há 40 anos na cidade de Poços de Caldas.
O Karmann Ghia
O Karmann Ghia é um carro de designesportivo produzido pela Volkswagendesde a década de 50, a partir da plataforma do Fusca. Trata-se de um projeto de joint venture típico da indústria do “pós-guerra”, onde o design de sua carroceria coube à italiana Ghia, a fabricação à empresa alemã Karmann e a comercialização à Volkswagen.
Por valer-se da mesma plataforma do Fusca, o Karmann Ghia herdou dele todas as configurações mecânicas, como suspensão, caixa de velocidade, freios a tambor e motor. Mesmo acompanhando a evolução dos motores do Fusca ao longo de sua produção (1200cc, 1300cc, 1500cc e 1600cc), o carro valia-se mais da confiabilidade da mecânica Volks para garantir suas vendasdo que de um desempenho propriamente esportivo.
O Karmann Ghia hoje possui uma legião de admiradores e colecionadores ao redor do mundo, sendo considerado um dos carros mais belos já produzidos. Para nós brasileiros, o carro possui um apelo ainda mais especial já que ele foi produzido em apenas dois países: Alemanha e Brasil. Ao todo, cerca de 450 mil unidadesforam produzidas na Alemanha entre 1955 e 1974, enquanto a produção nacional totalizou pouco menos de 30 mil unidades, entre os anos de 1962 e 1971.

O Karmann Ghia Nacional
Em 1960 a Karmann abriu uma fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, e em 1962 o primeiro Karmann Ghia brasileiro saiu da linha de montagem, equipado com motor 1200cc de 36 cavalos, muito semelhante ao modelo vendido no mercado europeu.
No final de 1967 o modelo nacional ganhou um motor mais potente de 1500cc e 44cv. Além disso, nesse mesmo ano lançou-se o Karmann Ghia conversível, que já era produzido na Alemanha desde 1957. Em 1970 ocorreu a última série de modificações no carro produzido no Brasil, que passou a ser equipado com um motor de 160cc e 50cv, sistema de freios a discos na dianteira e para-choquesde uma única lâmina.Entretanto, a Volkswagen do Brasil decidiu tirar o carrode linha no ano seguinte, enquanto o modelo europeu seria fabricado até 1974.
Ainda em 1971, a Karmann Ghia do Brasil desenvolveria um novo modelo, que ficaria conhecido comoKarmann Ghia TC (TouringCoupê). Apesar de manter vários vínculos estéticos com o seu antecessor, o TC era basicamente um novo carro. Ao invés da plataforma do VW Sedan, o TC baseava-se na plataforma do TL. A sua traseira no estilo fastback e os detalhes dos faróis e para-lamas lembravam muito o Porsche 911. O TC não conseguiu o mesmo sucesso da versão anterior, alcançando apenas cerca de 18 mil unidades vendidas. Em 1975, o TC deixou a linha de produção como o último Karmann Ghia a ser fabricado.

O Clube do Karmann Ghia de Belo Horizonte
O Clube do Karmann Ghia de Belo Horizontefoi fundado em 2009 ehoje reúne aproximadamente 30 sócios, proprietários e admiradores deste clássico do automobilismo internacional. O Clube mantém um blog http://kgcbh.blogspot.com.br/para facilitar a execução da sua missão depreservação da memória do Karmann Ghia, participar e incentivar a troca de informações entre os diversos clubes e amantes do Karmann Ghia espalhados pelo planeta, além de promover eventos e encontros periódicos para seus associados.
Contatos e Informações

Levindo Santos(11) 6824-1210

Fotografias: Marco Antônio Novaes








Parabéns aos organizadores e participantes deste belo encontro.
Graaaaaaaande abraço!

"Prezado amigo MAZINHO,

Boa noite.

Em anexo, seguem “press release” e fotos com a cobertura do evento realizado em Poços de Caldas (MG – Brasil), no último final de semana, com o intuito de comemorar os 50 anos de fabricação do Karmann Ghia brasileiro.

Peço que, em sendo possível, publiquem o material encaminhado. Teremos orgulho de vê-lo no prestigiado “AUTOS CLÁSSICOS”.

Atenciosamente.


FRED CARVALHO"
Fred, pedido feito, pedido aceito! Segue release e fotos do belo encontro.

2 comentários:

  1. Valeu Mazinho, obrigado pela força e simpatia de sempre! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vico, o que é bonito tem que ser mostrado.
      Graaaaaande abraço!

      Excluir