O VW Passat revolucionou por si só a imagem da VW por trata-se do primeiro veículo refrigerado à agua produzido pela montadora no Brasil.
Mas alguns donos de Passat queriam uma pouco mais de potência do que os 78 cv do L, LM e LS ou os 98 cv do TS.
Várias modificações poderiam ser feitas para aumentar sua potência, desde troca de carburador, no caso do TS trocar o
Solex de corpo duplo por um Weber DF15
com abertura simultânea das duas borboletas a um custo de Cr$ 1.800,00 ou se fosse o L, LM ou LS além do carburador teria que ser trocado também o coletor de admissão, pelo do TS, com o custo se elevando para Cr$2.300,00.
Outro "veneno" seria rebaixar o cabeçote e retrabalhar a regulagem do carburador que no TS custaria Cr$ 1.500,00. Nos outros modelos do Passat além de rebaixar o cabeçote teria ainda que trocar os pistões por outros de cabeça quase plana e modificar a regulagem do carburador original. Neste caso o custo ira para Cr$ 3.800,00. Nos dois casos podia-se usar a gasolina amarela, mas o recomendado era misturar meio a meio com gasolina azul.
Se o dono de um Passat tivesse disposto a gastar um pouco mais poderia fazer um outro tipo de "trabalho" no motor. Consistia em trocar os pistões por outros de cabeça quase plana, "trabalhar" o cabeçote no sentido de facilitar a mistura ar-combustível, e troca do carburador original por dois carburadores Solex 32, acoplados a um coletor de admissão especial. Nesse caso o Passat deveria usar somente gasolina azul e o custo da transformação seria de Cr$ 6.000,00.
Mas se o dono de um Passat TS estivesse disposto a gastar mais aumentando a cilindrada de 1.588 cm³ para 1.752 cm³ e a taxa de compressão de 7,5:1 para 8,75:1 teria que colocar pistões alemães de cabeça quase plana e 83,5 mm de diâmetro, trabalho no cabeçote, balanceamento total do motor e recalibragem no carburador Solex corpo duplo original. Neste caso o custo subiria para Cr$ 13.000,00.
Se além de tudo isso o proprietário do TS quisesse também trocar carburação e coletores de admissão e escape a opção era colocar dois carburadores horizontais Weber 40 DCOE com filtro único, coletor de admissão bem curto de desenho alemão, e o de escape tipo 4 em 1. Esse "veneno" custava Cr$ 17.000,00.
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