sexta-feira, 26 de junho de 2015

PLACA TRETA

É isso mesmo, Placa Treta! Não me enganei não!
Já falei várias vezes que sou um purista. Gosto de ver os veículos antigos como eram quando foram fabricados e me preocupo em aprender pra não errar.
Ontem mesmo um leitor do blog me questionou sobre os "bigodes" do SP1 apresentado no comparativo VW SP1 X SP2, veja aqui, onde eu dizia que o SP1 vinha sem os frisos no painel dianteiro. Disse isso na época, porque depois o Roberto, dono do SP1, pesquisou e reparou o erro e eu corrigi no Post. O SP1 vinha sim de fábrica com os "bigodes". Gosto das coisas assim, corretas.
O que me deixa furioso é o tal "jeitinho brasileiro", onde o malandro quer levar vantagem. Compra uma placa preta em um clube mal-intencionado ou um despachante qualquer e mete no seu carro rebaixado, com motor injetado, insulfilm, rodas modernas e o escambau e sai faceiro com sua "placa treta"!
Tem também a regra do veículo importado, que diz que todo veículo com mais de 30 anos quando chega ao Brasil  recebe a placa preta, independente de estar ou não de acordo com a planilha da FBVA, restaurado ou por restaurar. Cabe porém ao colecionador que adquiriu este importado que tenha bom senso e restaure o carro nos padrões exigidos para depois "desfilar" ou apresenta-lo em encontros e exposições.
Sem falar nos veículos mal conservados ou mal restaurados.
Sou presidente de clube pertencente à FBVA, participei de várias reuniões, com o presidente Roberto Suga inclusive, e sei das dificuldades em coibir tal pratica. O que precisamos é conscientizar o antigomobilista sério a denunciar essas irregularidades, acabar de vez com o jeitinho e boicotar este comércio irregular.
Abaixo a íntegra da Resolução 56 que criou as regras da Placa Preta.

 RESOLUÇÃO Nº 56, DE 21 DE MAIO DE 1998

Disciplina a identificação e emplacamento dos veículos de coleção, conforme dispõe o art. 97 do Código de Trânsito Brasileiro.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e conforme o Decreto nº 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:

Art. 1º São considerados veículos de coleção aqueles que atenderem, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

I - ter sido fabricado há mais de vinte anos;

II - conservar suas características originais de fabricação;

III - integrar uma coleção;

IV - apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN.

§ 1º O Certificado de Originalidade de que trata o inciso IV deste artigo atestará as condições estabelecidas nos seus inciso I a III e será expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo DENATRAN de acordo com o modelo Anexo, sendo o documento necessário para o registro.

§ 2º A entidade de que trata o parágrafo anterior será pessoa jurídica, sem fins lucrativos, e instituída para a promoção da conservação de automóveis antigos e para a divulgação dessa atividade cultural, de comprovada atuação nesse setor, respondendo pela legitimidade do Certificado que expedir.

§ 3º O Certificado de Originalidade, expedido conforme modelo constante do Anexo desta Resolução, é documento necessário para o registro de veículo de coleção no órgão de trânsito.

Art. 2º O disposto nos artigos 104 e 105 do Código de Trânsito Brasileiro não se aplica aos veículos de coleção.

Art. 3º Os veículos de coleção serão identificados por placas dianteira e traseira, neles afixadas, de acordo com os procedimentos técnicos e operacionais estabelecidos pela Resolução 45/98 - CONTRAN.

Art. 4º As cores das placas de que trata o artigo anterior serão em fundo preto e caracteres cinza.

Art. 5º Fica revogada a Resolução 771/93 do CONTRAN.

Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

RENAN CALHEIROS
Ministério da Justiça

ELISEU PADILHA
Ministério dos Transportes

LINDOLPHO DE CARVALHO DIAS - Suplente
Ministério da Ciência e Tecnologia

ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA
Ministério do Exército

LUCIANO OLIVA PATRÍCIO - Suplente
Ministério da Educação e do Desporto

GUSTAVO KRAUSE
Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal

BARJAS NEGRI - Suplente
Ministério da Saúde


Basta acessar os sites de vendas que se encontra essas aberrações às pencas.
Aqui alguns exemplos de placas irregulares e o texto no anúncio de venda:

 " Placa preta com certificado de originalidade e categoria 'Coleção' no documento."



 "Suspensão de dupla catraca (feita no Katraka, a melhor oficina do assunto em SP). Carro bem macio de andar. Suspensão legalizada no DOC."

"Carro placa preta Ford F100 1966 motor cadastrado todo reformado freio a disco direção hidraulica mais de 7mil em som"





"Chevrolet El Camino 1978 / motor 350 V8 / Automático veiculo com placa preta iniciais ELC alta qualidade de som / DVD , kit duas vias , modulo e caixa selada frio a discodireção hidraulica mais de 7mil em som"




"Caravan Carb.446.Difer.Dana, Escap.6X2, Rodas do 92 c/ pneus Cobra Novo, Carro de Garagem, já com placa preta, toda revisada"




E aqui um exemplo de que não é só manter os ítens de originalidade, o estado geral do carro é péssimo. Ferrugens, amassados e interior deplorável.

Opala 75 Luxo Placa Preta R$ 13.000,00




Se você é um colecionador ajude a moralizar, se está pensando em adquirir o primeiro antigo pesquise e peça opinião à quem entende. Não compre carro com "PLACA TRETA". Denuncie!

8 comentários:

  1. Ótimo post Mazinho. Verdadeira prostituição da placa preta!!

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  2. Treta é o absurdo que o Sr. está promovendo aqui! Além de utilizar imagem dos veículos sem a autorização de direitos dos seus proprietários para continuar difamando e deturpando a lei que é única e para todos! A mamata acabou e Clubes não serão mais cartéis para favorecimento de poucos! Sugiro que o amigo estude a lei à risca antes de vir falar em público mais asneiras!

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    1. Primeiro leia a íntegra da Resolução 56, especificamente no inciso II "CONSERVAR SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS DE FABRICAÇÃO", depois venha me falar de Lei.

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    2. Muito fácil falar que tem um "placa Preta", pagar por um certificado via internet, e ter um veículo todo alterado.... Agora quero ver gastar uma fortuna para colocar tudo que é peça possível original no carro, selo da fábrica, gastar R$ 1.000,00 em uma peça original que no paralelo custa R$ 35,00, se filiar em um clube federado pela FBVA, ser atuante nas reuniões, entrar com pedido de PLACA PRETA, e depois de todo esse trabalho e custo, ver as barbaridades iguais estas mostradas aqui, ver e não ficar indignado. CARRO ANTIGO DE FATO, NÃO É SÓ UMA POUPANÇA, É A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA FORA DOS LIVROS!!!!!

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    3. Exatamente Ricardo! A magia da placa preta está justamente no seu esforço para obtê-la bem como para manter a história do modelo com as peças devidas. Mas como tudo no Brasil, em especial nos DETRANS, basta pagar para conseguir.

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  3. Primeiro que comentários de anônimos são pessoas que se escondem e sabem que podem receber retaliações e até processos, por isso não devem ser levados em conta, só querem tumultuar porque deve ser um dos infratores. Segundo que no Brasil tentam impor a cultura do leva vantagem, mesmo que para isso, infringindo a lei, que é bem clara e objetiva. Mas aos poucos essas pessoas serão cada vez mais mal vistas e seus veículos ao vez de chamar atenção para o lado positivo, vai "aparecer" como mais um bandido. A lei é feita para poucos sim, mas não para quem não tem dinheiro e sim para pessoas honestas e corretas, afinal esses exemplos que o Mazinho citou, com exceção do último o Opala, todos custaram mais caro que os carros originais. Modificar um carro, colocar acessórios chamativos no visual, hoje custa mais caro que restaurar um veículo original. Um jogo de roda e pneus aro 17 custa mais que 5 mil reais. Com esse valor compro jogo de rodas e pneus originais para um Fusca e um Opala e ainda sobra troco. Então, modificar um carro antigo original, não é coisa para pobre, porque tem que restaurar o veículo, seja na originalidade ou na modificação e ainda tem que colocar os acessórios. Portanto, cultuador do leva vantagem, VAI PROCURAR SUA TURMA OU SEJA HOMEM E SE IDENTIFIQUE, ENCARRE OS OUTROS DE FRENTE. E mais, a "mamata" dos clubes credenciados não vai acabar, o que vai acabar são as pessoas que distorcem a lei, como um tal clubinho do Brasil, que põe placa preta até em poste de iluminação, tem plaqueta para tirar o decalque? Tá com placa treta!!!

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  4. O significado da Placa preta a muito tempo ficou sem sentido, basta os organizadores de eventos sérios não permitir a entrada destes Carros nos eventos sérios aqueles que preservam o Carro antigo quantidade não é sinônimo de qualidade, organização é tudo, o negocio e determinar por ordem do contrario vira bagunça, carro modificado ou mal conservados não entram no evento é ponto final eles que se rei não em um lugar qualquer com sua galera de maloqueiros

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  5. Em vez do governo desse país acabar com a placa preta, ele deveria mesmo é acabar com a "placa treta". Mas no Brasil é assim, os bons sempre acabam pagando pelos maus...

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