domingo, 28 de novembro de 2010

Amor à primeira vista – A restauração


Eduardo! Desmonta o SP que resolvi pintá-lo!
Eduardo é o mecânico do meu amigo Andrés, que na época dividia o “garajão” comigo e com meu amigo Irê.
- Tens certeza? Perguntou Eduardo.
-Absoluta, não posso mais olhar pra esse carro nessa cor.
-E de que cor vais pintá-lo? Perguntou ele curioso.
-Ainda não sei, vamos procurar vestígios da pintura original!
05 de maio de 2006.  Começou então a restauração.
Primeiro passo desmontar o interior. Sai banco, lateral de porta, carpete, forro... e o coração desmancha junto.

Retirado o painel surge ali a cor original.


 Prata ou o nome oficial da cor “Platina (Metálico) código 1225”. Não podia ser melhor, era a cor do 1º SP2 que vi na vida.

Depois tirar vidros, faixas laterais, motor, enfim... desespero! Será que a gente consegue montar de novo? Perguntei pro Eduardo.


O lado bom foi saber que o carro nunca havia sido batido e nem tinham podres, mas sim muita graxa.

Passada essa fase vem agora a pintura. Levamos o carro para oficina do “seu Pedrinho” um antigo pintor de carros. Hoje seu Pedrinho se aposentou e cultiva orquídeas.
O carro pintado volta pro “garajão” e começa a fase de montagem. E agora Eduardo? Consegue montar o quebra-cabeças? Perguntei preocupado.

As faixas refletivas estavam muito desbotadas.

A fita adesiva original é num tom vermelho escuro refletivo, quase vinho da Scotchcal 3M que não se encontra mais. Então eu tinha duas opções:
1ª manter refletivo, porém num tom vermelha vivo forte;
2ª manter a cor vermelho mais escuro, porém não refletivo.
Optei pelo não refletivo por achar a melhor solução estética. O problema era quem faria o trabalho pra mim.
Pedi socorro e fui salvo pelo meu amigo Roberto Amboni, já falei nele aqui, que fez um trabalho espetacular, ficou perfeito.

Alguns ajustes de tapeçaria: o forro estava errado e o encosto de cabeça adaptado de um carro moderno. Serviço pro “Magal”, um estofador de mão cheia e que há anos trabalha com carros antigos. Ainda vou falar nele por aqui.

Enfim em Outubro de 2006, depois de muitos serões com o Eduardo no garajão o SP2 imaginado por aquele menino de 10 anos estava ali, prontinho pra brincar.

As fotos de antes e depois da restauração.

No dia 27 de Outubro de 2008 a coroação do trabalho.


4 comentários:

  1. Mazinho,
    Primeiramente, parabéns pelo SP2 que é magnífico e já devidamente apreciado por nós. Sobre esse mecânico Eduardo, parece que é "meia-boca" (rsrsrs). Ficou bom o serviço, mas é que pegou uma barbada... Ele só tem pego filé.
    E larga mão de encher a bola do Magal e do Eduardo. Assim eles vão acabar se "achando".

    Segundamente, parabéns pelo blog! Achei ótimo saber das notícias de todo o pessoal amigo de Criciúma (a Capital dos Karmann-Ghia nota 10 y otras cositas más).
    Um abração a todos!
    Irapuã - direto de Palmas-TO

    ResponderExcluir
  2. Grande Irapuã (o homem é grande mesmo) obrigado pelos elogios ao SP. O Eduardo e o Magal ajudaram o carro ficar ainda melhor espero que não se "achem" muito. Que bom que gostou do blog, espero contar com o apoio e suas visitas.
    Quanto aos Karmann-Ghia, o Roberto Amboni criou um blog pra que possamos acompanhar a restauração do dele http://kg1971.blogspot.com/
    Dá uma olhada. Graaaande abraço, Mazinho!

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho de restauração Mazinho, Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe! Que vom te "ver" aqui! O Blog pode não estar tão bom quanto o seu mas o SP tá bom né!? Graaaande abraço, Mazinho!

    ResponderExcluir