Antes de falar propriamente nos meus carros, é preciso falar brevemente da História da
Indústria Automobilística Brasileira.
Em 25 de novembro de 1891 desembarcava no porto de Santos, importado por Alberto
Santos Dumont, um Peugeot com motor Daimler a gasolina, de 3,5 cv e dois cilindros em V.
Mais parecido com uma charrete do que propriamente um automóvel foi o primeiro carro a
rodar no Brasil.
Em 1907 uma empresa que se dedicava a fabricação e reparos em carruagens de tração
animal, Luiz Grassi & Irmão, montou e colocou em funcionamento em São Paulo o primeiro
carro de que se tem notícia, um Fiat.
No dia 24 de abril de 1919 Henry Ford, fundador da empresa Ford, autorizou a criação da
subsidiária brasileira. No dia 1º de maio do mesmo ano, o presidente do Brasil, Epitácio
Pessoa, concedeu a aprovação do governo brasileiro.
Instalando-se primeiramente num armazém alugado na Rua Florêncio de Abreu em São
Paulo.
Posteriormente no ano de 1921, a Ford inaugurou sua primeira fábrica brasileira
especialmente construída para funcionar como uma de linha de montagem .
Na Rua Sólon, no bairro paulista do Bom Retiro.
Em 1925, chega a General Motors, instalando-se primeiramente num armazém arrendado na
Avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga São Paulo.
Em 1938, em plena guerra, o governo Getúlio Vargas decide criar a FNM, Fábrica Nacional
de Motores, para produzir motores de avião.
Durante a 2ª Guerra as oficinas se transformaram em fábricas para manter andando a frota
brasileira, que nesta época contava com aproximadamente 200 mil automóveis.
Em agosto de 1952 Vargas proíbe a importação de autopeças com similar nacional.
Em março de 1953 proíbe a entrada de veículos completos.
em armazém alugado na Rua do Manifesto, Ipiranga, em São Paulo, inicia a montagem da
Em 23 de março de 1953, com doze funcionários é fundada a Volkswagen do Brasil instalada
Kombi e do sedã 1200.
Era tido como impossível fundir bloco de motor em país tropical. Mas sob a orientação dos
técnicos da Mercedes-Benz em 1955, a SOFUNGE - Sociedade Técnica de Fundições
Gerais dava um grande passo no sentido da nacionalização dos produtos importados, com a
fundição do 1º bloco para motor diesel (Mercedes-Benz).
.
O dia 16 de junho de 1956 é considerado a data de nascimento da indústria automobilística
no Brasil. Foi quando Juscelino Kubitschek, cinco meses após sua posse, assinou o
Decreto 39 412, criando o Geia, Grupo Executivo da Indústria Automobilística, 29 dias após a
fundação da ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes.
Em 5 de setembro sai da linha de montagem da Máquinas Agrícolas Romi, em Santa Bárbara
do Oeste, SP, a Romi-Isetta, primeiro carro de passageiros nacional, com índice de
nacionalização de 70%.
Dois meses depois, em 19 de novembro, é fabricada pela Vemag a primeira camioneta
DKW, com 60% do seu peso nacionalizado. A Perua DKW Vemag, cópia do modelo alemão
fabricado pela Auto Union, tinha um motor 2 tempos, 3 cilindros de 900cm³ que lhe rendia 40
cv. Era fabricado pela Vemag S/A – Veículos e Maquinas Agrícolas.
E assim a indústria automobilística brasileira dava seus primeiros passos, ou melhor rodava seus primeiros metros.
Mas dizem que a Romisetta, apesar de ter sido o primeiro veículo produzido no Brasil, não foi considerado como tal, porque tinha motor de motocicleta, segundo fiquei sabendo, sendo assim, o DKW considerado o primeiro veículo fabricado aqui.
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