sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FORA DE SÉRIE - VOLKS-CHE

Projetado durante 15 meses por três  gaúchos: os engenheiros Haroldo Dreux e Raimundo Alencar Castro e o funileiro Carlan Cordeiro. Cordeiro morreu antes do carro ficar pronto. Dreux e Castro escolheram uma réplica do Porsche 904 e criaram um esportivo de dois lugares, chamado projeto X-1.
Utilizando chassi e mecânica VW com modificações no motor, localizado entre-eixos,  como aumento de virabrequim, novo carburador, mais dois coletores de admissão e pistões rebaixados. Alcançando 47 hp a 3900 rpm e 1340 cc levava o carro a 148 km/h .
Além de alterarem freios e direção a suspensão trazeira foi reforçada com molas helicoidais do Gordini.
Com dois bancos individuais e acabamento do painel em madeira repleto de instrumentos  o interior era bastante atraente, apesar do difícil acesso ao carro.
Apenas um protótipo foi construido em 1966 e está hoje nas mãos de um colecionador.

5 comentários:

  1. Eduardo, carros que nem imaginávamos existir vão aparecendo e a gente vai mostrando!
    Graaaande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Cláudio, de Porto Alegre, me mandou um e-mail muito interessante sobre a história do projeto X-1, que transcrevo aqui:
    "Olha só que mundo pequeno.
    O Haroldo Dreux era grande amigo de meu pai, tanto que seu filho Jorge Dreux é seu afilhado.
    Raimundo Alencar Castro é irmão do ex proprietario da minha Puma 1972.
    Meu sócio Fernando , acompanhou este projeto, inclusive o desenvolvimento do "motor duplo" , o qual nunca funcionou . Parte deste motor foi adquirido por ele.
    Evidentemente o pouco que sei foi por informações recebidas do pessoal ligado ao automobilismo local.
    Achei muito bacana esta postagem tua !
    Abraço,

    Cláudio"
    Valeu Cláudio, é sempre bom contar com os amigos para enriquecer a história do nossos "velhinhos".
    Graaaaande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos.
    Somos, eu e meus filhos as pessoas que restauramos este carrinho.
    Ficamos muito felizes de saber que voces sabem a história deste protótipo.
    Venham ver este carrinho e dar uma voltinha tenho certeza que vai ser inesquesivel.
    Meu endereço: plinio.mantovani@bol.com.br.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plínio, que maravilha saber que vc e seus filhos restauraram o "carrinho". Mande fotos pra eu publicar aqui.
      Graaaaande abraço!

      Excluir