Dando continuidade as comparações dos Opalas 73X78 vamos ao interior.
Por se tratar de um Opala Especial o painel do 73 é bem simples e não possui nem mesmo ventilação forçada. O radio também não era acessório de série.
A parte superior do painel era reta feita de uma material emborrachado.
A disposição dos instrumentos é a mesma, tendo nas estremidades as saidas de ar, tampa do porta-luvas acompanhado as linhas do painel, teclas de acionamento de luzes, limpador de pára-brisas , isqueiro e cinzeiro na mesma posição nos dois carros.
Por se tratar de um veículo com 3 marchas à frente e uma à ré com a alavanca do câmbio localizada na coluna de direção o 73 não possui console. A alavanca do freio de mão também está localizada na mesma posição, sob o painel.
O botão do esguicho de água do limpador de pára-brisas e a troca de facho de luz alta/baixa ficavam à esquerda no assoalho e eram acionados com o pé.
Por se tratar do modelo Especial a forração do assoalho era toda em borracha.
Já o 78 na versão luxo era mais requintado.
Interior monocromático muito utilizado na época, mas que hoje torna mais difícil a reposição de peças.
Vinha equipado com ventilação forçada, ar quente e radio de 3 faixas. A tampa do porta-luvas, agora em plástico, era posicionada mais à frente dando um maior espaço interno ao porta-luvas.
A parte superior do painel em borracha injetada de melhor qualidade era mais alta quando recobria os relógios.
Este carro possui caixa de 4 velocidaes à frente e uma à ré com alavanca de câmbio no assoalho, o que lhe permitiu a colocação de um console.
A versão Luxo vinha com o assoalho forrado em carpet.
No canto direito, nos pés do caroneiro, o extintor de incêndio. No 73 o extintor fica no porta-malas.
Neste carro o ar condicionado foi colocado por mim, mas poderia vir de fábrica como acessório.
O volante do 73 era fino e de diâmetro maior, com uma fina capa de plástico sobre os raios que funcionava com acionador da buzina.
Duas molduras circulares sendo que a da esquerda abrigava o marcador de combustível no alto e o marcador da temperatura do motor embaixo, completando com luzes espia. No lado direito o velocímetro com odômetro.
O 78 tinha um volante mais moderno. Com menor diâmetro e mais espesso com uma capa emborrachada sobre os raios e dois botões laterais que acionavam a buzina.
Os mesmo instrumentos porém este modelo luxo trazia no centro um relógio de horas e acima dele o botão que regula a intensidade de luz nos relógios.
O Opala Especial 73 vinha com banco dianteiro inteiro em courvin com encosto divido para facilitar a entrada aos bancos traseiros.
O Opala de Luxo tinha bancos dianteiros individuais em veludo e acabamento em courvin com regulagem milimétrica do encosto alto que também inclinava à frente para dar acesso aos passageiros no banco traseiro.
Os dois modelos são de carroceria cupê duas portas que no Opala não inpedia que o vidro traseiro pudesse ser totalmente aberto. Notem que as maçanetas são identicas. A diferença entre eles está na espessura do apoio do braço, que o 78 trazia cinzeiro.
Opala 73 Especial.
Opala de Luxo 1978.
As laterais de porta traziam desenhos muito parecidos, diferenças maiores nos frisos cromados do 78. As maçanetas e puxador seguiam a mesma linha.
Amigo
ResponderExcluirestou reformando um opala de luxo 78/78 de luxo 4cc
marrom claro tipo beje.
No entanto estou com uma tremenda duvida sobre o interior
do veiculo.
O painel e o banco que esta nele é preto.
Minha duvida é, qual a cor original do painel e bancos desse
modelo?
Desde ja agradeço a informaçao.
Araújo, o Opala Luxo deste ano poderia vir com o interior preto, marrom ou vinho. Dependia muito da escolha do comprador.
ExcluirGraaaaande abraço, Mazinho!
Estou Reformando opala gran luxo 2,500 tenquete bala na agulha gasta abessa
ResponderExcluirhttp://informecanicatecnica.blogspot.com.br/2013/05/standard-4-portas-2500-md5n87e-151-4.html
no 73 a buzina era acionada na alavanca do pisca!!!!
ResponderExcluirCreio que o amigo está equivocado. A buzina era acionada na capa plástica que cobria o volante.
ExcluirGraaaaaande abraço!
ola,tenho um opala 73 especial,a buzina eh acionada na alavanca do pisca mesmo!! um abraço a todos...
ResponderExcluirOla... Estou reformando o meu Opala de Luxo 78, tenho algumas duvidas... Você tem imagem do radio original dele? O console é de plastico? Vi alguns, como o meu, que è de madeira... Mande-me email... marcelo.neumann@hotmail.com
ResponderExcluirMarcelo, respondi no seu e-mail.
ExcluirGraaaaande abraço!
olá, meu nome verdadeiro é maggie cadena e estou louca para comprar um opala 4 portas ano 1973 e...
ResponderExcluiras diferenças entre esses modelos, tambem corespondem aos modelos 4 portas 1973 / 1978???
Maggie, o que diferencia o modelo 2 para o 4 portas é que o 4 portas vinha com banco dianteiro inteiro, e apenas no 78 bancos separados eram opcionais.
ExcluirGraaaaande abraço, Mazinho!
tenho um opala 78 amarelo ouro no documento marca opala especial nuca ouvi falar esta com interior mono cromático cambio 4 marchas ré para trás
ResponderExcluirBom dia mestre. Uma pequena dúvida. O banco dianteiro do opala 75 coupê special, câmbio na coluna, utilizava o mesmo modelo de banco do 73 ? Como o da foto ? Muito obrigado.
ResponderExcluirDion, na verdade este Opala 73 está com capas nos bancos, usadas na época. O revestimento correto, que está por baixo, é na verdade uma trama de courvin preto com faixas cinza claro. Graaaaaaande abraço!
ExcluirBoa noite. Estou comprando um Opala coupé 78, e tenho algumas dúvidas quanto ao que vem nele: ele tinha direção hidráulica e câmbio automático?
ResponderExcluirAbraço
Estou restaurando um Opala Cupê 78 com o interior marron! Tenho uma dúvida a respeito da forração interna do teto... Nos Opalas com o interior preto sei que a cor do revestimento do teto é gelo, porém qual a cor é a
ResponderExcluiroriginal do veículo quando se trata do interior marron! É gelo ou marron igual ao painel?
Gostaria de saber onde acionava o esguicho de água do parabrisa no 1978
ResponderExcluirEu e meu esposo, compramos um opala 73 para restaurar ele, e deixar ele o mas original possível, porém no ano 73 não tem o opala marrom na lista de cores do ano, e no doc. Tá cor marrom, o número do chassi só tem 13 números, tá difícil de identificar a cor original, estamos achando q a cor foi alterada e queríamos deixar a cor original, como sabemos qual cor original? Alguém sabe explicar por favor. ( obs) na porta pó lado de dentro tá marrom.
ResponderExcluiramigo da uma olhada na tabela de cores 1973 vai estar (SEPIA METALICO ), ESTOU REFORMANDO UM TAMBEM ´´MARROM NO DOCUMENTO´´ MAIS O CODIGO DA TINTA GM É SEPIA METALICO - MEU WHATS 19-971150681
ResponderExcluir