Resolvi então registrar aqui o comparativo dos dois.
Apesar de usarem a mesma carroceria muitos detalhes foram modificados desde 1973 até 1978.
As diferenças começam a aparecer na dianteira.
No Opala Especial 1973 o pára-choques é feito de três partes e tem linhas mais suaves. No Opala De Luxo 1978 as linhas são mais retas.
Assim como nos traseiros.
A grade dianteira do 73 é toda em metal polido. Como deveria ser no início da década.
Já no 1978 a grade é de plástico divida em quatro grandes retângulos.
No 73 os piscas são inteiros contornados por um grande friso e o farol envolto em uma pequena moldura preta com um filete imitando alumínio. No 78 os piscas são divididos em duas partes com frisos mais discretos e o farol com uma moldura maior pintada de cinza.
As sinaleiras traseiras são bem diferentes. No 73 são pequenas, apenas na cor vermelha, localizadas no canto do pára-lamas traseiro e envoltas em um friso cromado. No 78 são quatro sinaleiras redondas colocadas no painel traseiro, sendo que as externas são vermelhas e nas internas o centro era transparente dando lugar à luz de ré.
No 73 as sinaleiras avançam até a lateral .No 78 são colocadas no painel traseiro.
O painel traseiro do 73 é reto com a fechadura do porta-malas no alto e a tampa do tanque de gasolina bem próxima ao pára-choques.
No 78 a fechadura do porta-malas fica na mesma posição, já a tampa do tanque de gasolina fica no meio do painel traseiro, logo abaixo da fechadura.
No 73 o capô dianteiro abre da frente para tras já no 78 é ao contrário.
A grelha de entrada de ar no 73 é maior e mais centralizada acompanhando o desenho do capô e os limpadores de pára-brisa são na cor prata e os frisos de contorno do pára-brisas são largos.
No 78 a grelha é menor e fica mais ao centro. Os limpadores são preto-fosco e os frisos de contorno do pára-brisas mais estreitos.
As rodas são as mesmas de aço estampado porém no 73 os pneus são Tornado Alfa 6.45/14 e as calotas tipo "chapéu chinês".
No 78 pneus Tornado Beta 6.95/14 e calotas mais retas com o centro em preto fosco.
Os quebra-ventos e os espelhos retrovisores não mudaram .
Também permaneceram inalteradas as maçanetas das portas.
Externamente são essas as maiores diferenças entre os carros. Do interior falo depois.
Muito legal. Sem exageros, sugiro encaminhar para a redação da Classic Show, pois ficou muito bem registrado e observado.
ResponderExcluirEduardo, obrigado mas este modesto blog quer mesmo é que seus seguidores tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais dos nossos "antigos".
ResponderExcluirGraaaande abraço!
Mazinho...Esse especial tenho a impressão que era meu (o 73)....rrsrsrs..
ResponderExcluirSou de Porto Alegre, Carlos Pilz, vendi ele ao Renato Sasse...não tenho mais o doc dele, mas a julgar pelo estofamento (se o banco não tiver regulagem)...
Ele foi com calotas do mais moderno..
Se for ele, fico muito feliz em ver que está vem cuidado!
Se quiser, escreva que te conto a história dele...pilzcarlos@gmail.com
ABs
Carlos
Carlos, já respondi no outro post.
ExcluirGraaaaaande abraço!
Amigo
ResponderExcluirestou reformando um opala de luxo 78/78 de luxo 4cc
marrom claro tipo beje.
No entanto estou com uma tremenda duvida sobre o interior
do veiculo.
O painel e o banco que esta nele é preto.
Minha duvida é, qual a cor original do painel e bancos desse
modelo?
Desde ja agradeço a informaçao.
Araújo, o Opala Luxo deste ano poderia vir com o interior preto, marrom ou vinho. Dependia muito da escolha do comprador.
ExcluirGraaaaande abraço, Mazinho!
Grande amigo,
ResponderExcluirganhei do meu pai um opala 73 laranja, especial, 2portas e 4cc que era da minha avo. Muito parecido com esse seu! esta todo original, um pouco envelhecido pelo tempo. Gostaria de uma indicação onde procurar peças.
A lanterna de re por exemplo, ela fica abaixo do para choque e uma delas esta quebrada.
Me passe seu email para enviar algumas fotos.
Obrigado.
Grande Abraço. Marcello
meu email para contato.
marcellobneves@gmail.com
Olá Marcello! É sempre bom restaurar ou manter um veículo antigo, ainda mais se fazia parte da família. Sobre as peças respondi no seu e-mail.
ExcluirGraaaaaaande abraço!
Ainda está ativo? Estou com um opala especial luxo 73 laranja, gostaria de mais informações de como ele era por dentro, pra poder restaurado meu e-mail e asterezinha@yahoo.com.br se puder me passar seu contato tb, agradeço.
ResponderExcluir