Uma história confusa e que teve até CPI para investigar a então IBAP- Indústria Brasileira de Automóveis Presidente idealizada por Nelson Fernandes, conta que o Democrata não passou de um sonho que virou pesadelo.
O Democrata era um cupê de 2 duas portas, feito em fibra de vidro, suspensão independente nas 4 rodas, freios a tambor, rodas de aço aro 15 e tala de 5 polegadas. Seu diferencial era o motor V6 traseiro refrigerado a agua de 2498 cmª, comando de válvulas no cabeçote, carburação dupla solex, com potência de 120cv e um câmbio manual de 4 velocidades e tração traseira que o faria atingir 170 km/h.
Na realidade foi fabricado sobre chassi e motor do Corvair.
Interior luxuoso
A CPI sobre a IBAP que publicou no Diário do Congresso Nacional de 29 de junho de 1966 dizia que a empresa não tinha contabilidade, nem conselho fiscal, nem balancete nem livros. Dizia também que fabricar um carro 100% nacional não era impossível, impossível era seu preço, que era anunciado por Cr$ 4 milhões. Um FNM 2000 custava Cr$ 13,8 milhões, um Aero Willys Itamaraty Cr$ 12,8 milhões e o carro nacional mais caro na época o Simca Presidence Emi-Sul Cr$ 14,5 milhões. Cr$ 4 milhões é o que custava um DKW Pracinha. No final de 1968 a IBAP fechou suas portas.
este carro foi uma injustiça terem boicotado seria o sonho dos brasileiros
ResponderExcluirMais um carro da indústria automobilística brasileira que não conseguiu sair do projeto. Realmente uma pena.
ExcluirGraaaaaande abraço!
esse de 4 portas era um corvair que ele modificou a frente e a coluna c por isso o acabamento interno parece de um carro bem feito (trambique)
ResponderExcluiresse de 4 portas era um corvair que ele modificou a frente e a coluna c por isso o acabamento interno parece de um carro bem feito (trambique)
ResponderExcluir