domingo, 30 de outubro de 2011

OPALA - COMPARATIVO OPALA ESPECIAL 1973 X OPALA DE LUXO 1978 - INTERIOR

Dando continuidade as comparações dos Opalas 73X78 vamos ao interior.
Por se tratar de um Opala Especial o painel do 73 é bem simples e não possui nem mesmo ventilação forçada. O radio também não era acessório de série.
A parte superior do painel era reta feita de uma material emborrachado.
A disposição dos instrumentos é a mesma, tendo nas estremidades as saidas de ar,  tampa do porta-luvas acompanhado as linhas do painel, teclas de acionamento de luzes, limpador de pára-brisas , isqueiro e cinzeiro na mesma posição nos dois carros.
Por se tratar de um veículo com 3 marchas à frente e uma à ré com a alavanca do câmbio localizada na coluna de direção o 73 não possui console. A alavanca do freio de mão também está localizada na mesma posição, sob o painel.
O botão do esguicho de água do limpador de pára-brisas e a troca de facho de luz alta/baixa ficavam à esquerda no assoalho e eram acionados com o pé.
Por se tratar do modelo Especial a forração do assoalho era toda em borracha.

Já o 78 na versão luxo era mais requintado.
Interior monocromático muito utilizado na época, mas que hoje torna mais difícil a reposição de peças.
Vinha equipado com ventilação forçada, ar quente e radio de 3 faixas. A tampa do porta-luvas, agora em plástico, era posicionada mais à frente dando um maior espaço interno ao porta-luvas.
A parte superior do painel em borracha injetada de melhor qualidade era mais alta quando recobria os relógios.
Este carro possui caixa de 4 velocidaes à frente e uma à ré com alavanca de câmbio no assoalho, o que lhe permitiu a colocação de um console.
A versão Luxo vinha com o assoalho forrado em carpet.
No canto direito, nos pés do caroneiro, o extintor de incêndio. No 73 o extintor fica no porta-malas.
Neste carro o ar condicionado foi colocado por mim, mas poderia vir de fábrica como acessório.

O volante do 73 era fino e de diâmetro maior, com uma fina capa de plástico sobre os raios que funcionava com acionador da buzina.
Duas molduras circulares sendo que a da esquerda abrigava o marcador de combustível no alto e o marcador da temperatura do motor embaixo, completando com luzes espia. No lado direito o velocímetro com odômetro.
O 78 tinha um volante mais moderno. Com menor diâmetro e mais espesso com uma capa emborrachada sobre os raios e dois botões laterais que acionavam a buzina.
Os mesmo instrumentos porém este modelo luxo trazia no centro um relógio de horas e acima dele o botão que regula a intensidade de luz nos relógios.

O Opala Especial 73 vinha com banco dianteiro inteiro em courvin com encosto divido para facilitar a entrada aos bancos traseiros.
O Opala de Luxo tinha bancos dianteiros individuais em veludo e acabamento em courvin com regulagem milimétrica do encosto alto que também inclinava à frente para dar acesso aos passageiros no banco traseiro.

Os dois modelos são de carroceria cupê duas portas que no Opala não inpedia que o vidro traseiro pudesse ser totalmente aberto. Notem que as maçanetas são identicas. A diferença entre eles está na espessura do apoio do braço, que o 78 trazia cinzeiro.

Opala 73 Especial.
Opala de Luxo 1978.

As laterais de porta traziam desenhos muito parecidos, diferenças maiores nos frisos cromados do 78. As maçanetas e puxador seguiam a mesma linha.


13 comentários:

  1. Amigo
    estou reformando um opala de luxo 78/78 de luxo 4cc
    marrom claro tipo beje.
    No entanto estou com uma tremenda duvida sobre o interior
    do veiculo.
    O painel e o banco que esta nele é preto.
    Minha duvida é, qual a cor original do painel e bancos desse
    modelo?
    Desde ja agradeço a informaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Araújo, o Opala Luxo deste ano poderia vir com o interior preto, marrom ou vinho. Dependia muito da escolha do comprador.
      Graaaaande abraço, Mazinho!

      Excluir
  2. Estou Reformando opala gran luxo 2,500 tenquete bala na agulha gasta abessa
    http://informecanicatecnica.blogspot.com.br/2013/05/standard-4-portas-2500-md5n87e-151-4.html

    ResponderExcluir
  3. no 73 a buzina era acionada na alavanca do pisca!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o amigo está equivocado. A buzina era acionada na capa plástica que cobria o volante.
      Graaaaaande abraço!

      Excluir
  4. ola,tenho um opala 73 especial,a buzina eh acionada na alavanca do pisca mesmo!! um abraço a todos...

    ResponderExcluir
  5. Ola... Estou reformando o meu Opala de Luxo 78, tenho algumas duvidas... Você tem imagem do radio original dele? O console é de plastico? Vi alguns, como o meu, que è de madeira... Mande-me email... marcelo.neumann@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, respondi no seu e-mail.
      Graaaaande abraço!

      Excluir
  6. olá, meu nome verdadeiro é maggie cadena e estou louca para comprar um opala 4 portas ano 1973 e...

    as diferenças entre esses modelos, tambem corespondem aos modelos 4 portas 1973 / 1978???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maggie, o que diferencia o modelo 2 para o 4 portas é que o 4 portas vinha com banco dianteiro inteiro, e apenas no 78 bancos separados eram opcionais.
      Graaaaande abraço, Mazinho!

      Excluir
  7. tenho um opala 78 amarelo ouro no documento marca opala especial nuca ouvi falar esta com interior mono cromático cambio 4 marchas ré para trás

    ResponderExcluir
  8. Bom dia mestre. Uma pequena dúvida. O banco dianteiro do opala 75 coupê special, câmbio na coluna, utilizava o mesmo modelo de banco do 73 ? Como o da foto ? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dion, na verdade este Opala 73 está com capas nos bancos, usadas na época. O revestimento correto, que está por baixo, é na verdade uma trama de courvin preto com faixas cinza claro. Graaaaaaande abraço!

      Excluir