Há cerca de um ano venho trocando e-mails com um amigo que estava restaurando uma Honda XL 250 Motosport 1974. Pois bem, finalmente a moto ficou pronta.
Abaixo a descrição do belo trabalho:
"No
ano passado decidi fazer o restauro da HONDA XL 250 MOTOSPORT 1974.
Falei
com um amigo que era mecânico com larga experiencia (preparou a moto do campeão de motocross). Ele perguntou-me como estava o motor, disse que estava bem, apenas era preciso dar uma afinação nos
platinados.
Isso era o que eu pensava visto que em 2002
tínhamos mandado arrumar o motor numa oficina, só que o mecânico não arrumou a moto, não arranjou peças para ela, mas cobrou um piston e segmentos novos, juntas do motor e mais umas peças da caixa . Para piorar a situação ele decidiu pegar uma lixa e lixar o
cilindro e poliu o piston para
parecer novo.
Como achei que o motor tinha sido arrumado o meu amigo disse que apenas era fazer uma
pintura nova , a cromagem
e galvanização.
Começamos
a desmontar a moto e aqui começaram os problemas: quando abrimos o motor, o piston e segmentos não eram novos, o
cilindro estava alargado, as juntas do cárter estavam todas partidas e coladas,
a bomba do óleo e o filtro estavam cheios de cola, porque o mecânico para não
colocar juntas novas colocou uma quantidade exagerada de cola,o que fez com que dentro
do motor fosse só cola. Ou seja, o orçamento previsto tinha ido por água
abaixo.
Visto
que o motor estava neste estado foi necessário começar a mandar vir peças e
todas elas de fora do país, o que ainda veio estragar mais o orçamento.
Com
problema do motor resolvido, levei as restantes peças para a pintura e
cromagem, e aqui não houve problemas, quando estava todo pronto foi começar o
processo de montagem em primeiro lugar a montagem do motor.
Com o motor pronto para ser
colocado no quadro, comecei a
montar o resto chicote , para lamas, e rodas.
Nas rodas surgem novos
problemas: em primeiro lugar como estava dificil de arranjar o pneu traseiro
4.00 x 18, mas consegui os pneus MICHELIN TRIAL COMPETITON que são
muito bons o único problema é a durabilidade como são pneus de competição são
muito macios e no asfalto gastam-se muito rapido e por outro lado como a moto não é para utilizar todos os dias é
só para dar um passaio de vez enquanto, a baixa durabilidade dos pneus não foi
problema.
Já com pneus comecei a montar as rodas, durante a montagem das mesmas uma duzia de raios se quebram, ou
seja para tudo, porque não estava facil arranjar os raios.
Sem mais supresas, no resto da
montagem e ao fim de 10 meses ela finalmente esta pronta, e fazendo contas ao
que foi gasto nela, dava para comprar uma moto atual para andar todos os dias, em vez de ter
uma moto para dar um passeio de vez enquanto no verão. Mas não seria a mesma
coisa.
Resta-me apenas agradecer ao
meu amigo que foi o mecânico, ao Mazinho Rocha
que esteve sempre disposto a ajudar, e deixar como conselho, a quem pretende
restaurar uma moto, que procurem sempre pessoas comprovadas no restauro de moto. Nem sempre um mecânico velho e com fama é bom, por outro lado acompanhem sempre
o processo para aprender muita coisa. Para não acontecer o que me aconteceu em
pagar peças e elas não serem colocadas na moto. E também é uma experiencia única
na vida muita dor de cabeça mas o prazer que dá no final é inigualável. Por fim
deixar os links dos sites que eu
utilizei para conseguir as peças para quem precisar:
·
CMS - http://www.cmsnl.com/ (bom site com esquemas
de montagem, grande estoque, mas em
muitas peças abusam no preço).
·
DAVID SILVER SPARES - http://www.davidsilverspares.co.uk/
(bom site também, o problema é que só tem peças para motos Honda, é mais
barato e tem a indicação se são peças originais ou paralelas e estão
sempre dispostos a ajudar a encontrar alguma peça que eles não tenham em estoque)
E
para finalizar ficam as fotos dela:"
Já lhe parabenizei por e-mail.
Agora publicamente quero lhe dizer que valeu cada minuto e dinheiro gasto nela.
Parabéns, ficou show!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMas valeu à pena, ficou muito boa.
ExcluirGraaaaaaande abraço!
O comentário do anônimo foi excluído por engano. Ali dizia que o proprietário da moto se esmerou e deve ter gasto muita grana.
ExcluirConsegui recuperar o comentário do anônimo acima. "o seu amigo foi mesmo ao pormenor, nao deve ter ficado muito barato "
ExcluirMazinho não é necessario justificartes, que a falta de comentarios releva que a materia nao é nada de especial, e a sua mota ficou muito melhor que a do seu amigo
ResponderExcluirCovas, é que não costumo excluir comentários no blog, e em respeito a quem comentou consegui recuperar (veja acima). Obrigado pelo elogio à minha moto, que sem falsa modéstia ficou boa por estar em melhores condições quando fiz a restauração do que a do meu amigo, mas isso não desmerece o trabalho dele.
ExcluirGraaaaaaande abraço!
parabens ao seu amigo, dizer que á essoas que são muito falsas, nao meter as peças é muito mau.
ResponderExcluirdeixar tambem uma critica a quem le este blog, que perante tao belo trabalho sao incapazes de beixar um comentario.
obrigado
Quando se restaura um veículo estamos sujeitos a bons e maus profissionais, com o tempo vamos aprendendo a conhecer quem realmente tem boa intenção. Quanto ao fato das pessoas não comentarem deixo a critério de cada um. Graaaaaaaande abraço! em
ExcluirFicou show a 250 Parabéns meu amigo !!! Tenho procurado uma nas sucatas para restaurar mas não encontro nem o cheiro !!!! Mais uma vez ficou linda a criança !!! Bons voos .
ResponderExcluirtenho uma para xl 250 1974 motorsport para vender e reformar.
Excluircontato 31 992633994
Tenho um tanque dessa moto em excelente estado , se alguém precisar 43 996457109
ResponderExcluirSalve Carlos, meu amigo! Agora seu tanque vai fazer parte da minha XLona 250 Motosport 1974.
ExcluirObrigado por colaborar com esse restauro!! abração!!
Amigo Mazinho.
ResponderExcluirQual o procedimento para postar fotos da minha XL Motosport 74 em fase de restauro ?