domingo, 4 de agosto de 2013

HONDA XL 250 MOTOSPORT 1974

Há cerca de um ano venho trocando e-mails com um amigo que estava restaurando uma Honda XL 250 Motosport 1974. Pois bem, finalmente a moto ficou pronta. 
Abaixo a descrição do belo trabalho:

"No ano passado decidi fazer o restauro da HONDA XL 250 MOTOSPORT  1974. 
Falei com um amigo que era mecânico com larga experiencia (preparou a moto do campeão de motocross). Ele perguntou-me como estava o motor, disse que estava bem, apenas era preciso dar uma afinação nos platinados.

 Isso era o que eu pensava visto que em 2002 tínhamos mandado arrumar o motor numa oficina, só que o mecânico não arrumou a moto, não arranjou peças para ela, mas cobrou um piston e segmentos novos, juntas do motor e mais umas peças da caixa . Para piorar a situação ele decidiu pegar uma lixa e lixar o cilindro e poliu o piston para parecer novo.




Como achei que o motor tinha sido arrumado o meu amigo disse que apenas era fazer uma pintura nova , a cromagem e galvanização.



Começamos a desmontar a moto e aqui começaram os problemas: quando abrimos o motor, o piston e segmentos não eram novos, o cilindro estava alargado, as juntas do cárter estavam todas partidas e coladas, a bomba do óleo e o filtro estavam cheios de cola, porque o mecânico para não colocar juntas novas colocou uma quantidade exagerada de cola,o que fez com que dentro do motor fosse só cola. Ou seja, o orçamento previsto tinha ido por água abaixo.
Visto que o motor estava neste estado foi necessário começar a mandar vir peças e todas elas de fora do país, o que ainda veio estragar mais o orçamento.



Com problema do motor resolvido, levei as restantes peças para a pintura e cromagem, e aqui não houve problemas, quando estava todo pronto foi começar o processo de montagem em primeiro lugar a montagem do motor.



Com o motor pronto para ser colocado no quadro, comecei  a montar o resto chicote , para lamas, e rodas.



Nas rodas surgem novos problemas: em primeiro lugar como estava dificil de arranjar o pneu  traseiro 4.00 x 18, mas consegui os pneus MICHELIN TRIAL COMPETITON que são muito bons o único problema é a durabilidade como são pneus de competição são muito macios e no asfalto gastam-se muito rapido e por outro lado como  a moto  não é para utilizar todos os dias é só para dar um passaio de vez enquanto, a baixa durabilidade dos pneus não foi problema.
Já com pneus  comecei a montar as rodas, durante a montagem das mesmas  uma duzia de raios se quebram, ou seja  para tudo, porque não estava facil arranjar os raios.
Sem mais supresas, no resto da montagem e ao fim de 10 meses ela finalmente esta pronta, e fazendo contas ao que foi gasto nela, dava para comprar uma moto atual  para  andar todos os dias, em vez de ter uma moto para dar um passeio de vez enquanto no verão. Mas não seria a mesma coisa.
Resta-me apenas agradecer ao meu amigo que foi o mecânico, ao Mazinho Rocha que esteve sempre disposto a ajudar, e deixar como conselho, a quem pretende restaurar uma moto, que procurem sempre pessoas comprovadas no restauro de moto. Nem sempre um mecânico velho e com fama é bom, por outro lado acompanhem sempre o processo para aprender muita coisa. Para não acontecer o que me aconteceu em pagar peças e elas não serem colocadas na moto. E também é uma experiencia única na vida muita dor de cabeça mas o prazer que dá no final é inigualável. Por fim deixar os links dos sites que eu utilizei para conseguir as peças para quem precisar:
·         CMS - http://www.cmsnl.com/ (bom site com esquemas de montagem, grande estoque, mas em muitas peças abusam no preço).
·         DAVID SILVER SPARES - http://www.davidsilverspares.co.uk/ (bom site também, o problema é que só tem peças para motos Honda, é mais barato e tem a indicação se são peças originais ou paralelas e estão sempre dispostos a ajudar a encontrar alguma peça que eles não tenham em estoque)

E para finalizar ficam as fotos dela:"












Já lhe parabenizei por e-mail. 
Agora publicamente quero lhe dizer que valeu cada minuto e dinheiro gasto nela.
Parabéns, ficou show!

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas valeu à pena, ficou muito boa.
      Graaaaaaande abraço!

      Excluir
    2. O comentário do anônimo foi excluído por engano. Ali dizia que o proprietário da moto se esmerou e deve ter gasto muita grana.

      Excluir
    3. Consegui recuperar o comentário do anônimo acima. "o seu amigo foi mesmo ao pormenor, nao deve ter ficado muito barato "

      Excluir
  2. Mazinho não é necessario justificartes, que a falta de comentarios releva que a materia nao é nada de especial, e a sua mota ficou muito melhor que a do seu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Covas, é que não costumo excluir comentários no blog, e em respeito a quem comentou consegui recuperar (veja acima). Obrigado pelo elogio à minha moto, que sem falsa modéstia ficou boa por estar em melhores condições quando fiz a restauração do que a do meu amigo, mas isso não desmerece o trabalho dele.
      Graaaaaaande abraço!

      Excluir
  3. parabens ao seu amigo, dizer que á essoas que são muito falsas, nao meter as peças é muito mau.

    deixar tambem uma critica a quem le este blog, que perante tao belo trabalho sao incapazes de beixar um comentario.

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se restaura um veículo estamos sujeitos a bons e maus profissionais, com o tempo vamos aprendendo a conhecer quem realmente tem boa intenção. Quanto ao fato das pessoas não comentarem deixo a critério de cada um. Graaaaaaaande abraço! em

      Excluir
  4. Ficou show a 250 Parabéns meu amigo !!! Tenho procurado uma nas sucatas para restaurar mas não encontro nem o cheiro !!!! Mais uma vez ficou linda a criança !!! Bons voos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma para xl 250 1974 motorsport para vender e reformar.
      contato 31 992633994

      Excluir
  5. Tenho um tanque dessa moto em excelente estado , se alguém precisar 43 996457109

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Carlos, meu amigo! Agora seu tanque vai fazer parte da minha XLona 250 Motosport 1974.
      Obrigado por colaborar com esse restauro!! abração!!

      Excluir
  6. Amigo Mazinho.
    Qual o procedimento para postar fotos da minha XL Motosport 74 em fase de restauro ?

    ResponderExcluir