terça-feira, 19 de novembro de 2013

ARMSTRONG SIDDELEY 1948

Em setembro de 2011, durante o Encontro de Carros Antigos de Araranguá promovido pelo Sr.Alveri veja aqui , foi quando vi pela primeira vez um Armstrong Siddeley ou o que restava de um.
O carro estava em péssimas condições e havia sido comprado há pouco tempo por meu amigo Nenem no leilão de carros da extinta Ulbra.
Na época o Nenem já havia colocado no carro um motor de Opala e pretendia fazer dele um Hot, mas como se tratava de um carro muito raro ele resolveu restaurá-lo.


Como as informações sobre um Armstrong Siddeley são muito imprecisas o Nenem se filiou ao Armstrong Siddeley Car Club of Austrália, veja aqui, e ao Armstrong Siddeley Owners Club da Inglaterra, veja aqui , onde trocou informações e conseguiu as peças que faltavam para completar o carro.
Com a ajuda dos referidos clubes e uma equipe muito competente em dois anos restauraram completamente o carro, que foi apresentado oficialmente no 22º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos que aconteceu nos dias 8, 9 e 10 passados.
Vejam só na maravilha que se transformou o Armstrong Siddley 1948 .

A cor, Green Apple, pesquisada junto aos clubes Australiano e Inglês, além dos resquícios que ainda podiam ser encontrados no carro.




Excelente trabalho na confecção da capota.





A farta bibliografia conseguida para a restauração do carro é guardada para eximir qualquer dúvida.


As conhecidas "bananinhas", pisca semelhante ao usado nos antigos Fuscas.


Capricho no interior verde musgo, combinando perfeitamente com a pintura exterior.


Detalhes do painel, totalmente em madeira, e que foi feito à partir de plantas enviadas pelos clubes no exterior.





 O motor original totalmente restaurado, revisado e que funciona como um relógio.






Aqui o momento de glória do Nenem ao receber o merecido prêmio no 22º Sul Brasileiro.


Parabéns ao Nenem e sua equipe, que em tempo record restauraram esta maravilha de carro.


15 comentários:

  1. Parabéns pela restauração digna de Araxá! O bom gosto é evidente. No Rio existe um outro Armstrong conversível para ser restaurado. JPG.

    ResponderExcluir
  2. JPG, para mim este carro deveria ter sido o The Best no evento, não desmerecendo o que ganhou, mas um Armstrong Siddeley neste estado não se encontra em qualquer esquina.
    Graaaaande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente restauração, perfeita mesmo!
    Como fez com o motor original, ele tinha, importou?

    Parabéns ao proprietário.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, realmente o trabalho de restauração foi perfeito. O motor original veio com o carro, na época ele trocou por um de Opala porque ia fazer um Hot. Ainda bem que ele mudou de ideia e restaurou o carro e usou o motor original.
      Graaaaande abraço!

      Excluir
  4. OBRIGADO PELOS ELOGIOS AO CARRO MAS TEM ALGUMAS INFORMAÇOES QUE NAO BATE COM A VERDADE AS PEÇAS QUE VIERAM DA AUSTRALIA COM CERTEZA FOI UM VERDADEIRO ACHADO MAS SOMARAM APENAS 30% DAS PEÇAS QUE FALTAVAM EAS RESTANTES FORAM FEITAS POR MIM QUE RESTAUREI O CARRO E PELO MECANICO QUE SOFREU COM A FALTA DELAS E TAMBEM AS FEZ EM TORNO ETC .E FICO UM POUCO TRISTE EM SOFRER 2 ANOS NA RESTAURACAO E NEM SE QUER MEU NOME FOI CITADO !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, o que relatei aqui foi o que o Nenem me passou no Sul Brasileiro numa rápida conversa que tive com ele. É claro que uma restauração deste porte tem muito mais histórias para serem contadas e eu gostaria de poder relatar tudo que se passou nestes dois anos.
      Quando eu disse que a restauração foi feita por uma equipe muito competente foi porque eu não sabia o nome dos envolvidos no projeto.
      Para que ninguém seja injustiçado você poderia me passar o nome dos artistas que fizeram essa beleza e dar mais detalhes de como foi a restauração que eu certamente credito na postagem.
      Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
      Graaaaaande abraço!

      Excluir
  5. A SO PRA VCS TEREM UMA IDEIA A GRADE FEITA A MAO 15 DIAS DE TRABALHO, ARMAÇAO DA CAPOTA COMPLETA 25 DIAS DE TRABALHO FORA A LONA !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, conhecendo o carro, antes e depois de pronto, é que se pode mensurar o belíssimo trabalho feito por vocês. Sem contar que o tempo de execução foi record.
      Graaaaaande abraço!

      Excluir
  6. procure no facebook tiago silva la vc tera um album com varias fotos da restauraçao ,minha oficina fica em TURVO SC dedicada somente a restouraçao de antigos ,quando vc estiver por perto esta convidado a tomar um cafe ,forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tiago! Assim que eu puder dou um pulo até Turvo.
      Graaaaaande abraço!

      Excluir
  7. Parabéns pela restauração exemplar e num auto extremamente difícil de restaurar!! Carro raro e com certeza muito difícil de se encontrar as peças.
    O fato de ter tirado o motor de Opala e ter voltado a original é para aplaudir pois imagino as dificuldades em refazer toda essa mecânica e ficar tão espetacular como ficou.
    Parabéns tb para o Sr Thiago e o mecânico (nome?) que conseguiu essa proeza, um belo cartão de visitas e já queremos saber onde fica a Oficina de vcs para conhecer e mandar fazer algum serviço (quem sabe?).
    Enfim, parabéns a todos ao corajoso proprietário e colaboradores. Uma aula para que outros sigam o caminho da originalidade que, no final, é assim que o auto vai valer muito mais hoje e no futuro.

    Paulo Lemos

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se chegou a ser produzido pick up desse carro pois tenho noticias de uma e queria saber se é original, ou se é um duas portas que foi cortado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, entre 1946 e 1953 foram produzidas cerca de 700 unidades na versão pick up, sendo que a maioria foi exportada para a Austrália . Graaaaande abraço!!!

      Excluir
  9. Procuro uma pick up Armstrong. Eu já vi a mesma publicada num site mas não consegui mais encontrá-la. No Brasil só existe uma unidade. Julgo que o pai tenha sido pro´prietário da mesma em 1959. Se alguem tiver noticias agradeço. Eduardo

    ResponderExcluir
  10. Caro que publicou sobre a Pick UP. Você tem fotos desse veículo?
    Talvez eu possa ajudá-lo a resolver sua dúvida andei muito numa dessas e conheço bem.
    Você sabe onde está o carro?
    Antonio

    ResponderExcluir