terça-feira, 23 de novembro de 2010

Breve histórico do automóvel no Brasil

Antes de falar propriamente nos meus carros, é preciso falar brevemente da História da

Indústria Automobilística Brasileira.

Em 25 de novembro de 1891 desembarcava no porto de Santos, importado por  Alberto

Santos Dumont, um Peugeot com motor Daimler a gasolina, de 3,5 cv e dois cilindros em V.

Mais parecido com uma charrete do que propriamente um automóvel foi o primeiro carro a

rodar no Brasil.


Em 1907 uma empresa que se dedicava a fabricação e reparos em carruagens de tração

animal, Luiz Grassi & Irmão, montou e colocou em funcionamento em São Paulo o primeiro

carro de que se tem notícia, um Fiat.

No dia 24 de abril de 1919 Henry Ford, fundador da empresa Ford, autorizou a criação da

subsidiária brasileira. No dia 1º de maio do mesmo ano, o presidente do Brasil, Epitácio

Pessoa, concedeu a aprovação do governo brasileiro.

Instalando-se primeiramente num armazém alugado na Rua Florêncio de Abreu em São

Paulo.



Posteriormente no ano de 1921, a Ford inaugurou sua primeira fábrica brasileira


especialmente construída para funcionar como uma de linha de montagem .


Na Rua Sólon, no bairro paulista do Bom Retiro.



Em 1925, chega a General Motors, instalando-se primeiramente num armazém arrendado na



Avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga São Paulo.





Em 1938, em plena guerra, o governo Getúlio Vargas decide criar a FNM, Fábrica Nacional


de Motores, para produzir motores de avião.


Durante a 2ª Guerra as oficinas se transformaram em fábricas para manter andando a frota


brasileira, que nesta época contava com aproximadamente 200 mil automóveis.


Em agosto de 1952 Vargas proíbe a importação de autopeças com similar nacional.


Em março de 1953 proíbe a entrada de veículos completos.

em armazém alugado na Rua do Manifesto, Ipiranga, em São Paulo, inicia a montagem da
Em 23 de março de 1953, com doze funcionários é fundada a Volkswagen do Brasil instalada



Kombi e do sedã 1200.




Era tido como impossível fundir bloco de motor em país tropical. Mas sob a orientação dos


técnicos da Mercedes-Benz em 1955, a SOFUNGE - Sociedade Técnica de Fundições


Gerais dava um grande passo no sentido da nacionalização dos produtos importados, com a


fundição do 1º bloco para motor diesel (Mercedes-Benz).  




.
O dia 16 de junho de 1956 é considerado a data de nascimento da indústria automobilística


no Brasil. Foi quando Juscelino Kubitschek, cinco meses após sua posse, assinou o


Decreto 39 412, criando o Geia, Grupo Executivo da Indústria Automobilística, 29 dias após a


fundação da ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes.


Em 5 de setembro sai da linha de montagem da Máquinas Agrícolas Romi, em Santa Bárbara


do Oeste, SP, a Romi-Isetta, primeiro carro de passageiros nacional, com índice de


nacionalização de 70%.




Dois meses depois, em 19 de novembro, é fabricada pela Vemag a primeira  camioneta


DKW, com 60% do seu peso nacionalizado. A Perua DKW Vemag, cópia do modelo alemão


fabricado pela Auto Union, tinha um motor 2 tempos, 3 cilindros de 900cm³ que lhe rendia 40


cv. Era fabricado pela Vemag S/A – Veículos e Maquinas Agrícolas.




E assim a indústria automobilística brasileira dava seus primeiros passos, ou melhor rodava seus primeiros metros.



Um comentário:

  1. Mas dizem que a Romisetta, apesar de ter sido o primeiro veículo produzido no Brasil, não foi considerado como tal, porque tinha motor de motocicleta, segundo fiquei sabendo, sendo assim, o DKW considerado o primeiro veículo fabricado aqui.

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