domingo, 12 de dezembro de 2010

Falando em Opala (2)

Não é mais meu mas é como se fosse. O Daniel, meu cunhado, comprou, pagou mas não levou.
Se está em meu nome e no meu garajão. Então  é como se ainda fosse meu.
Mas a história começa antes,  em 2007. Meu amigo Renato Sasse de Blumenau, que compra e vende carros antigos,  tinha um Opala Especial 1973 que me interessava.
Lá fui eu novamente pra Blumenau ver mais um carro antigo.
Carro visto, aprovado só faltava o “acerto” financeiro.
Já falei aqui que eu tive um Landau.
Pois é! No acerto financeiro com o Opala entrava o Landau,  o que “tava pegando” eram os $$$ que eu tinha que dar de  volta.  Acertos financeiros à parte comprei “outro” Opala.

Por dentro o Opala era perfeito.
Radio de época. Em fim nada a fazer.


A parte mecânica sem problemas. O motor um relógio.
Pintura muito boa.


Aliás, a cor é “Amarelo Gran Prix” código 161, a cor escolhida pela GM para a publicidade no lançamento do carro.

Mas... como sempre aquele mas... a parte debaixo do carro não era tão bonita como a de cima. Mas vem cá! Quem olha embaixo do carro? Eu olho!
Desta vez recorri a outro mecânico, chapeador, eletricista, pintor... o Leandro.
O Leandro é mecânico do meu amigo Wolf, mas nas horas de folga, com muito chororô ele faz um por fora.
-Leandro eu queria que o carro ficasse por baixo como é por cima! Disse eu.
-Como? Pergunta ele.
-Raspando tudo e pintando outra vez. Eu disse.


Carro suspenso, tira motor, caixa, suspensão, descarga, tanque de combustível e raspa.


Motor e caixa.


Tanque de combustível.


O início do processo de raspagem.


Depois de tudo bem raspado...





Jato de areia nas peças de suspensão, diferencial, rodas.


As peças da suspensão e rodas pintadas.



Carro pintado, hora de montar.





Agora sim, ficou tão bonito por baixo quanto por cima.





Pronto!
                                                  Opala Especial 1973 Amarelo Gran Prix.

10 comentários:

  1. Parabéns amigo, tenho um igual na mesma cor, to terminando ele em breve.. to precisando do friso inferior dianteiro, se tu souber quem tem me da um toque
    renahnthai@hotmail.com

    abraços

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  2. Peças para carros antigos estão cada vez mais difíceis de se encontrar. Deves procurar nos ferros-velhos, foruns e clubes do Opala ou nos encontros de carros antigos. Nos dias 23 a 26 de junho acontece o XV Encontro de Carros Antigos de Aguas de Lindóia, lá voce vai encontrar peças pro seu Opala.
    Obrigado pela visita e um graaaande abraço!

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  3. Parabens, muito bonito mesmo, é dificil ver hoje em dia restauração detalhada, e a sua foi mutio bem feita parabens!!!

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  4. Obrigado pela visita e pelos elogíos. Uma restauração dá trabalho mas o resultado é gratificante. Graaande abraço!

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  5. Mazinho...acabei fazendo um comentário em outro post antes de ver esse teu...
    Agora confirmei..vendi esse opala ao Sasse em 2006/2007.
    O carro realmente é muito bom! Rodei bastante com ele. Já comprei nessa cor, fui o terceiro dono dele.
    Ele foi retirado em Sta Maria/RS na agência Angelo Uglione, era da cor branca originalmente e o segundo dono foi quem mudou a cor quando fez a sua pintura (acertadamente na minha opinião) pois o amarelo grand prix é cor mais bela dos opalas até 1974!
    Tentei sem sucesso encontrar o padrão original do estofamento dos modelos "especial"do ano 73 mas é impossível, por isso o estofamento diferente.
    É um belíssimo exemplar! Parabéns!

    Carlos

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  6. Carlos, tivemos sorte em ter este carro. Como vc disse o carro é muito bom. Ainda tem a plaqueta da Angelo Uglione no painel traseiro. Eu já havia percebido que este carro foi branco mas muito bem pintado de Amarelo Gran Prix, somente a parte inferior precisava de um "trato" e por isso fiz o trabalho.
    Muitos Opalas do modelo Especial tiveram seus bancos modificados, pois eram considerados "pobres", e hoje em dia é praticamente impossível encontrar as capas originais para repor.
    Graaaande abraço!

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  7. Urra meu! nunca tinho visto isso. Comprar um carrão desses (digo carrão pois os GM desta época tinham DNA) e mandar restaurar o assoalho. Eu no seu lugar só sairia em dias de sol com esse carro, pois depois de um "trampo" desses para deixar tudo por baixo impecável. Você está de Parabéns !!!! Excelente o seu carro! Moro aqui perto da fábrica da GM, ainda me lembro deles nos pátios, cobertos de cêra, aguardando embarcarem nos cegonhas. Oh! saudades!

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    1. Pois então, como já estava bom em cima resolvi deixá-lo igual embaixo. Podes ter certeza que só saio com o carro em dia de sol, desde que foi restaurado não pegou chuva. Se pudessemos voltar no tempo e "roubar" um Ok ainda com cêra heim?! Obrigado pelos elogios e graaande abraço!

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  8. Olá!oFui o 2º dono desse carro,comprei em Sta Maria do 1º dono,com 43000km.Estava ainda com pintura original branca,manual do proprietário(com recortes de jornais da época, sobre manutenção de veículos ),o que me chamou a atenção pelo cuidado que o dono tinha com o carro.Era um senhor já de idade e não dirigia mais.Troquei a cor,pois meu tinha tido um e eu queria deixa-lo igual.Me arrependo até hoje de vendê-lo,mais hoje tenho um 76 que tem manual até do rádio e está com 46000km originais.Abraço!

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    1. Aos poucos vou conhecendo os donos do Opala. Ele continua em ótimas condições e só sai da garagem para dar umas voltas em dias de sol.
      Graaaaaande abraço!

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