domingo, 23 de outubro de 2011

OPALA - COMPARATIVO OPALA ESPECIAL 1973 X OPALA DE LUXO 1978

Depois de ver meus dois Opalas lado a lado no garajão comecei a observar as diferenças de cada um.
Resolvi então registrar aqui o comparativo dos dois.
Apesar de usarem a mesma carroceria muitos detalhes foram modificados desde 1973 até 1978.

As diferenças começam a aparecer na dianteira.

No Opala Especial 1973 o pára-choques é feito de três partes e tem linhas mais suaves. No Opala De Luxo 1978 as linhas são mais retas.
Assim como nos traseiros.

A grade dianteira do 73 é toda em metal polido. Como deveria ser no início da década.

Já no 1978  a grade é de plástico divida em quatro grandes retângulos.

No 73 os piscas são inteiros contornados por um grande friso e o farol envolto em uma pequena moldura preta com um filete imitando alumínio. No 78 os piscas são divididos em duas partes com frisos mais discretos e o farol com uma moldura maior pintada de cinza.

As sinaleiras traseiras são bem diferentes. No 73 são pequenas, apenas na cor vermelha,  localizadas  no canto do pára-lamas traseiro e envoltas em um friso cromado. No 78 são quatro sinaleiras redondas colocadas no painel traseiro, sendo que as externas são vermelhas e nas internas o centro era transparente dando lugar à luz de ré.
No 73 as sinaleiras avançam até a lateral .

No 78 são colocadas no painel traseiro.
O painel traseiro do 73 é reto com a fechadura do porta-malas no alto e a tampa do tanque de gasolina bem próxima ao pára-choques.

No 78 a fechadura do porta-malas fica na mesma posição, já a tampa do tanque de gasolina fica no meio do painel traseiro, logo abaixo da fechadura.

No 73 o capô dianteiro abre da frente para tras já no 78 é ao contrário.

A grelha de entrada de ar no 73 é maior e mais centralizada acompanhando o desenho do capô e os limpadores de pára-brisa são na cor prata e os frisos de contorno do pára-brisas são largos.

No 78 a grelha é menor e fica mais ao centro. Os limpadores são preto-fosco e os frisos de contorno do pára-brisas mais estreitos.

As rodas são as mesmas de aço estampado porém no 73 os pneus são Tornado Alfa 6.45/14 e as calotas tipo "chapéu chinês".

No 78 pneus Tornado Beta 6.95/14 e calotas mais retas com o centro em preto fosco.

Os quebra-ventos e os espelhos retrovisores não mudaram .



Também permaneceram inalteradas as maçanetas das portas.

Externamente são essas as maiores diferenças entre os carros. Do interior falo depois.

8 comentários:

  1. Muito legal. Sem exageros, sugiro encaminhar para a redação da Classic Show, pois ficou muito bem registrado e observado.

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  2. Eduardo, obrigado mas este modesto blog quer mesmo é que seus seguidores tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais dos nossos "antigos".
    Graaaande abraço!

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  3. Mazinho...Esse especial tenho a impressão que era meu (o 73)....rrsrsrs..
    Sou de Porto Alegre, Carlos Pilz, vendi ele ao Renato Sasse...não tenho mais o doc dele, mas a julgar pelo estofamento (se o banco não tiver regulagem)...
    Ele foi com calotas do mais moderno..
    Se for ele, fico muito feliz em ver que está vem cuidado!
    Se quiser, escreva que te conto a história dele...pilzcarlos@gmail.com


    ABs

    Carlos

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    1. Carlos, já respondi no outro post.
      Graaaaaande abraço!

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  4. Amigo
    estou reformando um opala de luxo 78/78 de luxo 4cc
    marrom claro tipo beje.
    No entanto estou com uma tremenda duvida sobre o interior
    do veiculo.
    O painel e o banco que esta nele é preto.
    Minha duvida é, qual a cor original do painel e bancos desse
    modelo?
    Desde ja agradeço a informaçao.

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    1. Araújo, o Opala Luxo deste ano poderia vir com o interior preto, marrom ou vinho. Dependia muito da escolha do comprador.
      Graaaaande abraço, Mazinho!

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  5. Grande amigo,
    ganhei do meu pai um opala 73 laranja, especial, 2portas e 4cc que era da minha avo. Muito parecido com esse seu! esta todo original, um pouco envelhecido pelo tempo. Gostaria de uma indicação onde procurar peças.
    A lanterna de re por exemplo, ela fica abaixo do para choque e uma delas esta quebrada.
    Me passe seu email para enviar algumas fotos.

    Obrigado.

    Grande Abraço. Marcello

    meu email para contato.

    marcellobneves@gmail.com

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    1. Olá Marcello! É sempre bom restaurar ou manter um veículo antigo, ainda mais se fazia parte da família. Sobre as peças respondi no seu e-mail.
      Graaaaaaande abraço!

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