quarta-feira, 18 de abril de 2012

FORA DE SÉRIE - FIBRARIO DIMO

O nome Fibrario Dimo e a aparência são propositais. O empresário Paulo Renha, o mesmo que criou o triciclo Renha, a pick up Formigão e o Bug Terral, apaixonado pela Ferrari Dino GT 246 criou a réplica em fibra de vidro na Fibrario, rua General Bruce,201-A, São Cristóvão, Rio de Janeiro-RJ, no ano de 1984.




Utilizava a mecânica do VW Passat com motor entreeixos na trazeira com cilindrada elevada para 1800 ccc que rendia 99 cv e levava o carro a uma velocidade final superior aos 180 km/h. Com o lançamento do Gol GT o Dimo iria receber o motor do novo VW.


 Diferente dos outros fora de série que em sua maioria usava chassi VW, Renha criou um chassi em Y com suspensão independente nas quatro rodas tipo McPerson, originais do Passat. Freios a disco nas quatro rodas, rodas de liga leve 14 polegadas, pneus 195/70 SR 14 na dianteira e 205/70 SR 14 na trazeira.


Internamente também era muito parecido com a Ferrari. Painel revestido em veludo, volante esportivo em couro, assoalho em carpet e bancos reclináveis em couro. Painel de instrumentos completo, aplicados sobre uma chapa de alumínio com velocímetro, conta-giros, temperatura de agua, presão do óleo, temperatura do óleo, relógio de horas, nivel do tanque de combustível e amperímetro.


Tudo isso tinha um preço. O Fibrario Dimo custava em maio de 1984 Cr$ 24.000.000,00, o Gol GT     Cr$ 13.218.000,00 e o Escort XR 3 Cr$ 15.364.000,00

Fonte: Revista 4 Rodas

12 comentários:

  1. Jose Carlos Elias Ferreiraquinta-feira, 19 abril, 2012

    Com esse chassi em "Y" a torção devia ser brutal!
    Não tinha uma advertência no painel,....não????

    "FAVOR ATRAVESSAR VALETAS DE FRENTE"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Carlos, é só uma réplica! Pra resolver estas questões tecnicas teria que chamar o Enzo!rsrsrs
      Graaaaaaaande abraço!

      Excluir
    2. Valetas devem ser atravessadas de frente por qualquer carro.

      Excluir
  2. Vi uma carroceria destas para ser restaurada em Três Rios, na oficina do Fernando Monnerat. Ele é projetista e restaurador das Santa Matildes SM4.1, das quais sou o feliz proprietário de uma coupé 86.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes carros são difíceis de encontrar hoje em dia. Se tiver uma foto me mande.
      Da sua SM também
      Graaaannde abraço!

      Excluir
  3. " PIMENTA " Presidente " do CLUBE Nick Pag Dacon do Brasil e MiNi Dacon 828 "sexta-feira, 12 abril, 2013

    Ola Amigos :

    QUEM Tiver ou Souber de 1 Uma Desta " REPLICA da FERRARI DIMO " a VENDA ou JOGADA Em Alguma " OFICINA " ou " GALPAO " Por " GENTILEZA " Me Avise

    Que Tenho Interece Em " COMPRAR " Em Qualquer Estado de Conservaçao Ok Amigos

    Entre OUTROS Carros de Fibra Como : GURGEL, IPANEMA, BUGATO, MOTO MACHINE, XAVANTE e o XEF

    E Tambem o MiNi DACON 828 os PASSAT DACON e Os NICK PAG DACON

    Como Tambem os BUGGY`s Antigos Como : o PLAYBUG, BUGRE, WOOLDY BUG, BUGGY e ART EMIS, GAIATO, BUGGY TERRAL, JORNADA Todos Que Era Fabricado Ai no Rio e + Etc Etc

    " PROCURO " Tambem a REPLICA do ALFA ROMEO P3 Monza 1931 da L`Automobile ou da L`Autocraft

    Como Tambem o AVALLONE, o MP Lafer, o LAFER L L, a REPLICA do MORGAN e a REPLICA da LOTUS SEVEN Ok

    ....... POR GENTILEZA QUEIRA ME ENVIAR FOTO dos CARROS Acima Mencionados Ok

    Estou Neste E-Mail : Para CONTATO e PERGUNTAS

    .. CLUBE.NICK.PAG.DACON.BR@GMAIL.COM .. Onde Sou o " Presidente " do NOSSO CLUBE
    ou
    ........ CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM
    ou
    .. PECAS.MPLAFER.ORIGINAIS@GMAIL.COM

    .. Tenho TODAS As PEÇAS do SEU MP Lafer Originais e NOVAS .. Eu " PIMENTA " Sou EX FUNCIONARIO da Fabrica do MP Lafer Onde Trabalhei Por LONGOS 10 Anos Em Diversas Areas da PRODUÇAO da CHEFIA e de PILOTO de TESTE e de PROVA Nos MP Lafer e no LAFER L L Com Motor de Opala 6 Cc ... TUDO Registrado na " FAMOSA " Carteira de Trabalho Ok

    .... Eu " PIMENTA " Tenho o MP Lafer 1972 Amarelo ( PROTOTIPO ) Chassis MP 0006 Com Portas ( SUICIDA ) Abre Para Traz Igual o MG Ingles de Onde e DERIVADO o MP Lafer E SEM Vidros Nas Portas So Com LONA e PLastico Tambem IGUAL o MG Ingles e Coloca Gasolina Pela TAMPA do FALSO Radiador e o Para Brisa e BASCULANTE e + Etc


    ABRAÇO do " PIMENTA "

    Fone 11-99902-1570 Cel da VIVO

    De Sao Paulo Capital Zona Sul da Av do CURSINO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Pimenta!
      Temos uma replica da Dino em fase de restauracao pra negociar.
      se houver interesse ligue. (067) 9859-0001. Carlos Lopes.

      Excluir
  4. Alguém saberia informar quantas unidades do Dimo, foram fabricadas? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho essa informação mas na edição nº312 de julho de 1986 da revista 4 Rodas a Dimo constava na lista de preços de carros zero km à venda. Custava Cz$190.000,00 quase o preço de um Miúra Targa que custava Cz$ 220.000,00.
      Graaaaaande abraço!

      Excluir
    2. Segundo reportagens dizem que foram fabricadas 8... mas pelas minhas contas sei da existência de umas 12 e só...

      Excluir
  5. Sou um ex fabricante de replica porsche 911 da fibras de paula não fabrico mais carros mas ainda trabalho com o material fiberglass, gostaria de montar uma replica de ferrari dino, gostaria de saber se alguem tem esse molde ou mesmo um kit para fazer uma parceria até mesmo saber se pode ser feito replicas de carro. Obrigado Rogério cel 999927096 imail abrigofiberglass@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou um ex fabricante de replica porsche 911 da fibras de paula não fabrico mais carros mas ainda trabalho com o material fiberglass, gostaria de montar uma replica de ferrari dino, gostaria de saber se alguem tem esse molde ou mesmo um kit para fazer uma parceria até mesmo saber se pode ser feito replicas de carro. Obrigado Rogério cel 999927096 imail abrigofiberglass@ig.com.br

    ResponderExcluir