quarta-feira, 22 de maio de 2013

VW SP3 - O PROJETO

Quando foi lançado, em julho de 1972, as vendas do  VW SP1/SP2 foram um sucesso. 2.978 unidades em seis meses. Porém passada a febre do lançamento as vendas começaram a cair, grande parte em função do baixo desempenho.
O SP1 teve apenas 88 carros produzidos em sua breve vida, e o SP2 vendeu 2.766 unidades em 1973 e 2.438 em 1974. Até setembro de 1975 apenas 1.417 carros haviam sido vendidos.
Em meados de 1975 a VW então passou a cogitar a hipótese de montar o SP3 utilizando o motor do 1600 cc do Passat TS que fariam o carro atingir 170 km/h, mais veloz do que o TS em função da melhor aerodinâmica.




 As maiores mudanças estariam, além do novo motor e tração dianteira, na parte externa do carro.
A grade dianteira seria idêntica a do Passat TS com o logotipo VW no centro.


As entradas de ar atras da janela traseira teriam novo desenho.


A "grelha" que cobre a descarga sairia dando lugar as luzes de ré.


O vidro traseiro seria menor e numa posição mais inclinada, fazendo com que a parte central da porta traseira ficasse mais baixa e melhorasse a visão para trás. 


Suspensão dianteira independente tipo McPerson com braços triangulares inferiores , molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira eixo rígido, oscilante com tubos em U, molas helicoidais, braços tensores longitudinais, barra estabilizadora, barra tensora transversal e amortecedores hidráulicos telescópicos. As rodas seriam as mesmas do Passat com 13 polegas e tala 4,5 polegas e pneus radiais .


Infelizmente o projeto não saiu do papel. O SP3 certamente iria corrigir o maior defeito do do SP2 que era seu baixo rendimento, o que para um esportivo é um sacrilégio.

Em agosto de 1976 a revista 4 Rodas chegou a testar um protótipo, feito pela revenda VW Dacon de São Paulo, de um SP2 com motor do Passat TS. Porém o carro da Dacon tinha o motor instalado na traseira, mas este é assunto para outra matéria.


Fonte: Revista 4 Rodas

4 comentários:

  1. EU QUE GOSTO DA MAQUININHA, TERIA UM, PROVAVELMENTE.
    MAS NÃO TROCARIA PELO MEU 73 PRATA. (RSSSSS)


    ABRAÇOS,JAIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jairo, também não trocaria pelo meu, mas bem que eu queria ter os dois.
      Graaaaaande abraço!

      Excluir
  2. Estou a procura de um sp2 para restauração
    Encontrei vários, mas a maioria faltando itens essenciais
    Se alguém souber de um tenho interesse
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Estou a procura de um sp2 para restauração
    Encontrei vários, mas a maioria faltando itens essenciais
    Se alguém souber de um tenho interesse
    Abraços...

    ResponderExcluir