quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PUMA GTE 1974 - RODAS

O Puma GTE até 1975 vinha de fábrica com as rodas Scorro modelo "Estrela" e como opcional as rodas "Cruz de Malta", todas feitas em magnésio. As  rodas eram iguais (incluindo o estepe) com tala 5,5 polegadas mas como opcional o comprador podia optar pelas traseiras de 7 polegadas, claro que pagando pela diferença.
O meu Puma GTE 1974 veio com as cinco rodas iguais 5,5 polegadas, mas este ano em Águas de Lindóia encontrei duas rodas de 7 polegadas à venda em uma das muitas "barracas" de peças. Indaguei ao dono da barraca o preço mas ele me informou que elas haviam sido deixadas ali por um amigo que já voltaria.
Retornei algumas vezes mas não consegui falar com o dono das rodas.
Voltando para Criciúma encontrei na internet as ditas rodas à venda. Depois de trocar alguns e-mails fechei negócio e comprei as 7 polegadas. Isto foi no dia 6 de junho.
Em Lindóia eu já havia percebido que uma delas estava amassada mas resolvi encarar e tentar arrumá-la.

E assim elas chegaram, totalmente sem brilho.


E uma amassada.



Poucas pessoas se arriscam a arrumar as rodas de magnésio, pois elas são muito frágeis e podem quebrar na tentativa de desentortá-las ou pegar fogo se forem muito aquecidas.
Levei-as então a uma oficina especializada em rodas e com muito custo convenci o "cara" a desentortá-las .
E ai o resultado, ficaram como novas.



Aqui o GTE ainda com as rodas tala 5,5 polegadas.






E agora, três meses depois, com as rodas tala 7 polegadas.





Gostei!

6 comentários:

  1. Mazinho, já sabia, mas não é demais falar, vendo as fotografias de “close” do Puma, dá para ver o quanto ele é caprichado. Gil!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gil, a gente se esmera pra ficar o melhor possível.
      Graaaaande abraço!

      Excluir
  2. Mazinho, vi essas rodas lá. A pedida na internet era a mesma daquela em Lindóia?
    PS: seu Puma está "nojento". Aff...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biiiiiiig Irapuã! A pedida foi a mesma mas o acerto ficou um pouquinho abaixo .
      Obrigado pelo "nojento".rsrsrsrsrs
      Graaaaande abraço!

      Excluir
  3. Nem parecem as mesmas rodas que você comprou. Ficaram lindas no seu Puma. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, quando a gente vê uma peça antes da restauração nem acredita no resultado final. Por isso vale à pena garimpar.
      Obrigado!
      Graaaaaaande abraço!

      Excluir