sexta-feira, 22 de abril de 2011

PUMA GTS 1978 - RESTAURAÇÃO

Falar de Puma para mim é um prazer, porém deixo a cargo do Felipe Nicoliello da Puma Classic http://www.pumaclassic.com.br/ que é um mestre no assunto.
Vou apenas citar os primeiros carros Puma para melhor ilustrar esta postagem e "roubar" algumas fotos. Se eu cometer alguma gafe por favor me corrija Felipe.

Fundada no início dos anos 60 a Lumimari (nome composto das iniciais dos sócios Luis, Milton, Marinho e Rino) produziu o GT com mecânica DKW e carroceria em fibra de vidro, sendo que o modelo que serviu de molde  foi fabricado nas oficinas de Anísio Campos.
Em 1966 com a entrada de Jorge Lettry na sociedade, e por sugestão dele, mudaram o nome para Puma Veículos e Motores S.A. na Av.Pres.Wilson no Ipiranga, São Paulo.
Porém em 1967 com a compra da Wemag do Brasil pela Volkswagen o Puma DKW deixou de ser produzido para dar lugar ao Puma GT VW.
À partir de 1970 a Puma fez inúmeras modificações e melhoramentos e passou a chama-lo de Puma GTE.
Em 1971 o GTE Spyder.

Em 1973 lançou uma nova carroceria com linhas mais suaves e sofisticadas para a melhoria do produto e melhor atender aos consumidores.

Em 1974 mais modificações como retirada das bolhas nos faróis, da divisão na entrada de ar, dos limpadores de pára-brisa cruzados e os botões do painel.
Este belo exemplar, várias vezes  premiado  pertence ao Felipe Nicoliello.

Com o fim da produção do Karmann Ghia, do qual o Puma GT e posteriormente o GTE herdaram o chassi, a Puma lança em 1976 o novo Puma GTE, agora com chassi da VW Brasília. Com nova carroceria, maior espaço inerno, novo painel, novas lanternas traseiras, novo desenho das rodas e pneus, novas entradas de ar para o motor e agora com janelas laterais traseiras.

E o GTS chamado de "bunda caida",  que não agradou.

Em função das baixas vendas o GTS foi modificado a partir de 1977 .

No final de  1980 mais uma  transformação. A Puma lança os novos modelos 1981 agora denominados GTI / GTC,
Antes disso houveram os GTB


E ainda  os P-018.
Tudo isso pra mostrar este.
Tudo começou em outubro de 2003 quando vi este Puma GTS 1978 "guardado" em uma garagem. Parei em frente a casa e apertei a campainha, foi quando atenderam dois meninos. Perguntei-lhes:
- O Puma é do pai de voces?
- Sim. Responderam eles.
- Ele quer vender? Perguntei.
- Sim, ele vende, ele quer "mil real".
Nisso chega o pai das crianças, dono do Puma.
Como a documentação estava atrasada acertei a compra por R$ 900,00.
Chamei a carreta e levei o carro.

Não estava lá essas coisas, ou melhor, tava bem ruinzinho!
Da capota sobrou somente a armação.Os bancos eram de Ford Escort. O motor VW 1300 (fundido). Restava a carroceria, o chassi, os instrumentos do painel e as rodas.
O carro ficou algum tempo guardado até que num passeio de domingo com carros antigos à Nova Veneza - SC, cerca de 20km de Criciúma-SC, encontrei alguém que iria restaurar o GTS.
Meu amigo Erivelton Spilere, dono de uma Metalúrgica que restaurou seu próprio GTS em casa.
Conversa vai, conversa vem convenci o Erivelton a assumir a empreitada.
Carroceria pra uma lado.

Chassi pro outro.

O Erivelton e a "equipe" em ação.

A carroceria foi levada para a Fibrauto, empresa especializada em fibra-de-vidro.
O chassi depois dos reparos ficou bem melhor.

A caixa revisada e restaurada.

Com a fibra corrigida a carroceria foi levada para um pintor de mão cheia, o Darci.
A cor eu já havia decidido assim que comprei o carro. Amarelo Puma.
Olha o Darci ai!

Carro pintado sobre o chassi era hora de voltar pra casa do Erivelton pra montagem.

Tudo montado, faróis, piscas, rodas e pneus, pára-choques, vidros.

Meu filho João Paulo, então com 13 anos, vistoriando o serviço.
O motor eu consegui um 1600 cc .

Faltava a tapeçaria. Painel, carpet(cabelo de nega), bancos(procar pois não achei os originais) , laterais de porta, capota.
O Magal é "o cara" !

O painel e os bancos.

Carpet.
Laterais de porta.
A capota.
Deu trabalho...

Mas eu gostei!


Aqui fotos feitas em outubro de 2013.



















































22 comentários:

  1. Muito boa a restauração Mazinho.
    Obrigado pela consideração.
    Quantos aos erros são poucos, já informados por e-mail.
    Abração
    Felipe Nicoliello

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  2. Felipe, creio que a restauração "está" ficando boa, ainda tenho algumas coisinhas pra fazer. Obrigado pelas dicas já corrigidas na postagem.
    Graaande abraço!

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  3. Realmente esta muito bonito....
    Ja que gostamos de classicos....olha no meu blog algumas jioas raras que flagrei...
    Uma cegonha em Guarulhos com carros antigos todos "surrados"
    Um Dacon (PAG) Nick em São Paulo
    Um Porsche Spyder azul também em São Paulo
    E um Dodge Dart em um Estacionamento de um predio!

    Olha por lá nas postagens "Passeando pela capital" e "Nas andanças por ai"

    Abs

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  4. Kanduxo eu já havia visto no dia que vc postou. Realmente uma cegonha dessas era o presente que eu queria ganhar do Papai Noel, eu ia ter com o que me "incomodar" por muito tempo!

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  5. Que legal Mazinho....Até eu queria!
    Quais são os carros da sua coleção??
    Abs

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  6. Kanduxo, vá em "Postagens Populares", "Meus carros", que é onde aparece uma foto do GTS amarelo, e ali estão meus carros. Tenho uma Honda XL 250 Motosport 1976, vá em "artigos do Blog" que também falo nela e ainda um Puma GTE 1974, que estou restaurando. Graaande abraço!

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  7. Acabei de ver a postagem!!!
    Lindos os carros!!!

    Graaaaande abraço como voce diria!

    Abs

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  8. A puma está show de bola!
    Estou reformando uma, e gostaria de saber qual amarelo é esse.
    Abraço.

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  9. Anônimo, obrigado pelos elogios. A cor do carro é "Amarelo Puma" Laca Acrílica Original - PUMACOR-Glasurit do Brasil Ltda.código 0750-3940 para Pumas produzidos de 1976 a 1980.
    Graaande abraço, Mazinho!

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  10. muinto bonito esse puma sou do rio de janeiro ate o fim do ano vai apartecer mais dois que estou reformando ,mas estou apanhando rsrsrs um prata 78 e um vermelho 77 dois gts espero que fiquem igual ao seu um show rsrs parabens pelo carrao

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    1. Antonio, obrigado pelos elogíos. Certamente vão ficar muito bons, mande fotos pra eu publicar no blog.
      Graaaaaaande abraço!

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  11. Estou comprando uma parecida, porém em melhor estado... preciso fazer a capota, painel e estofado. resto está muito bom.

    Quanto gastou aparoximadamente na reforma?

    Tem contatos no rio de janeiro???

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    1. Parei de contabilizar quando achei que estava gastando demais .rsrsrs.
      Infelizmente não conheço ninguém no Rio, mas consulto o blog PumaClassic, o Felipe deve conhecer alguém ai.
      Graaaande abraço!

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  12. Show! Nos meus bons tempos tive minhas "Puminhas"... Que saudades daqueles tempos. Parabens pelo desafio e perseverança. Acima de tudo, ter amor pelas coisas de nossos tempos.
    Celsocyrne@terra.com.br

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  13. adorei ver esse Puma amarelo restaurado. Tenho um vizinho que tem um vermelho todo desmontado. Sou louco para compra-lo e restaura-lo... adoro ele.. tem anos que está parado, todo desmontado...

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  14. Olá, este Puma amarelo esta à venda? Procuro um Puma para meu lazer pessoal, não sou colecionador nem revendedor. Favor me retornar edumondejar@ig.com.br. Grato !!!

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    1. Olá ! O carro já foi vendido.
      Te respondo no e-mail.
      Graaaaaaaande abraço!

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  15. Parabéns pelo trabalho ,,,

    Eu tive uma 78 GTS verde metalica .. quero comprar uma ´detonado´e fazer uma restauração como vc fez ...

    Valeu amigo

    Vando Farias

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    1. Valeu Vando!
      Este posso dizer que "salvei".
      Quem sabe vc salva algum também!
      Graaaaaaaaande abraço!

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  16. boa noite! preciso de dicas de alguem que possa restaurar e personalizar um puma no rj capital, o puma sera luxuoso e classico por dentro, com painel de madeira volante e marcha de madeira e tambem estofado de couro beje e por fora sera esportivo com aros maiores que os originais e algumas mudancas na corroceria, alguem pode me indicar? de preferencia alguem barato por favor pois o dinheiro esta curto

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