Vou apenas citar os primeiros carros Puma para melhor ilustrar esta postagem e "roubar" algumas fotos. Se eu cometer alguma gafe por favor me corrija Felipe.
Fundada no início dos anos 60 a Lumimari (nome composto das iniciais dos sócios Luis, Milton, Marinho e Rino) produziu o GT com mecânica DKW e carroceria em fibra de vidro, sendo que o modelo que serviu de molde foi fabricado nas oficinas de Anísio Campos.
Em 1966 com a entrada de Jorge Lettry na sociedade, e por sugestão dele, mudaram o nome para Puma Veículos e Motores S.A. na Av.Pres.Wilson no Ipiranga, São Paulo.
Porém em 1967 com a compra da Wemag do Brasil pela Volkswagen o Puma DKW deixou de ser produzido para dar lugar ao Puma GT VW.
À partir de 1970 a Puma fez inúmeras modificações e melhoramentos e passou a chama-lo de Puma GTE.
Em 1971 o GTE Spyder.
Em 1973 lançou uma nova carroceria com linhas mais suaves e sofisticadas para a melhoria do produto e melhor atender aos consumidores.
Este belo exemplar, várias vezes premiado pertence ao Felipe Nicoliello.
Com o fim da produção do Karmann Ghia, do qual o Puma GT e posteriormente o GTE herdaram o chassi, a Puma lança em 1976 o novo Puma GTE, agora com chassi da VW Brasília. Com nova carroceria, maior espaço inerno, novo painel, novas lanternas traseiras, novo desenho das rodas e pneus, novas entradas de ar para o motor e agora com janelas laterais traseiras.
E o GTS chamado de "bunda caida", que não agradou.
Em função das baixas vendas o GTS foi modificado a partir de 1977 .
Antes disso houveram os GTB
E ainda os P-018.
Tudo isso pra mostrar este.
Tudo começou em outubro de 2003 quando vi este Puma GTS 1978 "guardado" em uma garagem. Parei em frente a casa e apertei a campainha, foi quando atenderam dois meninos. Perguntei-lhes:- O Puma é do pai de voces?
- Sim. Responderam eles.
- Ele quer vender? Perguntei.
- Sim, ele vende, ele quer "mil real".
Nisso chega o pai das crianças, dono do Puma.
Como a documentação estava atrasada acertei a compra por R$ 900,00.
Chamei a carreta e levei o carro.
Da capota sobrou somente a armação.Os bancos eram de Ford Escort. O motor VW 1300 (fundido). Restava a carroceria, o chassi, os instrumentos do painel e as rodas.
O carro ficou algum tempo guardado até que num passeio de domingo com carros antigos à Nova Veneza - SC, cerca de 20km de Criciúma-SC, encontrei alguém que iria restaurar o GTS.
Meu amigo Erivelton Spilere, dono de uma Metalúrgica que restaurou seu próprio GTS em casa.
Conversa vai, conversa vem convenci o Erivelton a assumir a empreitada.
Carroceria pra uma lado.
Chassi pro outro.
O Erivelton e a "equipe" em ação.
A carroceria foi levada para a Fibrauto, empresa especializada em fibra-de-vidro.
O chassi depois dos reparos ficou bem melhor.
A caixa revisada e restaurada.
Com a fibra corrigida a carroceria foi levada para um pintor de mão cheia, o Darci.
A cor eu já havia decidido assim que comprei o carro. Amarelo Puma.
Olha o Darci ai!
Carro pintado sobre o chassi era hora de voltar pra casa do Erivelton pra montagem.
Tudo montado, faróis, piscas, rodas e pneus, pára-choques, vidros.
Meu filho João Paulo, então com 13 anos, vistoriando o serviço.
Faltava a tapeçaria. Painel, carpet(cabelo de nega), bancos(procar pois não achei os originais) , laterais de porta, capota.
O Magal é "o cara" !
O painel e os bancos.
Laterais de porta.
A capota.
Deu trabalho...
Aqui fotos feitas em outubro de 2013.
Muito boa a restauração Mazinho.
ResponderExcluirObrigado pela consideração.
Quantos aos erros são poucos, já informados por e-mail.
Abração
Felipe Nicoliello
Felipe, creio que a restauração "está" ficando boa, ainda tenho algumas coisinhas pra fazer. Obrigado pelas dicas já corrigidas na postagem.
ResponderExcluirGraaande abraço!
Parabéns Mazinho!
ResponderExcluirLindo Puma!
Abs
Kanduxo, obrigado! Graaande abraço!
ResponderExcluirRealmente esta muito bonito....
ResponderExcluirJa que gostamos de classicos....olha no meu blog algumas jioas raras que flagrei...
Uma cegonha em Guarulhos com carros antigos todos "surrados"
Um Dacon (PAG) Nick em São Paulo
Um Porsche Spyder azul também em São Paulo
E um Dodge Dart em um Estacionamento de um predio!
Olha por lá nas postagens "Passeando pela capital" e "Nas andanças por ai"
Abs
Kanduxo eu já havia visto no dia que vc postou. Realmente uma cegonha dessas era o presente que eu queria ganhar do Papai Noel, eu ia ter com o que me "incomodar" por muito tempo!
ResponderExcluirQue legal Mazinho....Até eu queria!
ResponderExcluirQuais são os carros da sua coleção??
Abs
Kanduxo, vá em "Postagens Populares", "Meus carros", que é onde aparece uma foto do GTS amarelo, e ali estão meus carros. Tenho uma Honda XL 250 Motosport 1976, vá em "artigos do Blog" que também falo nela e ainda um Puma GTE 1974, que estou restaurando. Graaande abraço!
ResponderExcluirAcabei de ver a postagem!!!
ResponderExcluirLindos os carros!!!
Graaaaande abraço como voce diria!
Abs
A puma está show de bola!
ResponderExcluirEstou reformando uma, e gostaria de saber qual amarelo é esse.
Abraço.
Anônimo, obrigado pelos elogios. A cor do carro é "Amarelo Puma" Laca Acrílica Original - PUMACOR-Glasurit do Brasil Ltda.código 0750-3940 para Pumas produzidos de 1976 a 1980.
ResponderExcluirGraaande abraço, Mazinho!
muinto bonito esse puma sou do rio de janeiro ate o fim do ano vai apartecer mais dois que estou reformando ,mas estou apanhando rsrsrs um prata 78 e um vermelho 77 dois gts espero que fiquem igual ao seu um show rsrs parabens pelo carrao
ResponderExcluirAntonio, obrigado pelos elogíos. Certamente vão ficar muito bons, mande fotos pra eu publicar no blog.
ExcluirGraaaaaaande abraço!
Estou comprando uma parecida, porém em melhor estado... preciso fazer a capota, painel e estofado. resto está muito bom.
ResponderExcluirQuanto gastou aparoximadamente na reforma?
Tem contatos no rio de janeiro???
Parei de contabilizar quando achei que estava gastando demais .rsrsrs.
ExcluirInfelizmente não conheço ninguém no Rio, mas consulto o blog PumaClassic, o Felipe deve conhecer alguém ai.
Graaaande abraço!
Show! Nos meus bons tempos tive minhas "Puminhas"... Que saudades daqueles tempos. Parabens pelo desafio e perseverança. Acima de tudo, ter amor pelas coisas de nossos tempos.
ResponderExcluirCelsocyrne@terra.com.br
adorei ver esse Puma amarelo restaurado. Tenho um vizinho que tem um vermelho todo desmontado. Sou louco para compra-lo e restaura-lo... adoro ele.. tem anos que está parado, todo desmontado...
ResponderExcluirOlá, este Puma amarelo esta à venda? Procuro um Puma para meu lazer pessoal, não sou colecionador nem revendedor. Favor me retornar edumondejar@ig.com.br. Grato !!!
ResponderExcluirOlá ! O carro já foi vendido.
ExcluirTe respondo no e-mail.
Graaaaaaaande abraço!
Parabéns pelo trabalho ,,,
ResponderExcluirEu tive uma 78 GTS verde metalica .. quero comprar uma ´detonado´e fazer uma restauração como vc fez ...
Valeu amigo
Vando Farias
Valeu Vando!
ExcluirEste posso dizer que "salvei".
Quem sabe vc salva algum também!
Graaaaaaaaande abraço!
boa noite! preciso de dicas de alguem que possa restaurar e personalizar um puma no rj capital, o puma sera luxuoso e classico por dentro, com painel de madeira volante e marcha de madeira e tambem estofado de couro beje e por fora sera esportivo com aros maiores que os originais e algumas mudancas na corroceria, alguem pode me indicar? de preferencia alguem barato por favor pois o dinheiro esta curto
ResponderExcluirlindo puma parabens
ResponderExcluirFicou exelente, queria ter a sorte de encontrar um neste preço para restauração, gostaria de saber o valor + ou - gasto no restauro.
ResponderExcluirObrigado! Esta restauração foi feita há uns 10 anos e o carro já foi vendido. Mas hoje para restaurar um GTS no estado em que se encontrava o meu vai gastar entre 20 e 30 mil.
ExcluirGraaaaaaande abraço!
Boa tarde Mazinho. Tenho algumas duvidas, talvez você possa me ajudar. Pretendo comprar um puma 77 ate 80 e fazer alterações na carroceria. É permitido qualquer alteração ? Conhece alguém pro lados de Itajaí que seja bom no assunto ? É permitido trocar a cor, como você fez com aquele vermelho ?
ResponderExcluirObrigado.
Modificações tem que ser autorizadas por instituições credenciadas. Aqui em Brasília é a UnB que fornece laudos que legalizam as alterações como turbo, rebaixamento, xenon e etc. Depois é só ir ao Detram. A cor o próprio Detran e quem autoriza a mudança.
ExcluirModificações tem que ser autorizadas por instituições credenciadas. Aqui em Brasília é a UnB que fornece laudos que legalizam as alterações como turbo, rebaixamento, xenon e etc. Depois é só ir ao Detram. A cor o próprio Detran e quem autoriza a mudança.
ExcluirOlá! Não sei quais as alterações que vc pretende fazer na carroceria, se forem apenas estéticas, tipo mudar sinaleiras, trocar maçanetas... sem problema, agora se for mexer na estrutura do carro vc corre o risco de deixá-lo perigoso, pois poderá afetar rigidez da carroceria. Eu sou contra qualquer modificação, sou a favor de deixar o carro o mais próximo do original possível. Não esqueça que designers, engenheiros e projetistas perderam muitas horas estudando a melhor forma do projeto até chegar no produto final, além do que já vi muito carro ficar horrível por conta de mudanças estéticas que arruinaram um Puma. Já a cor, sim é possível trocar, para isso vc deve apresentar a nota fiscal da oficina que fez a pintura onde consta a nova cor e solicitar ao Detan que efetue a mudança, mas lhe aconselho a pesquisar qual a cor original do carro e pintá-lo nesta cor. Graaaande abraço!
ResponderExcluirAlguém saberia me dizer se um kit turbo ficaria bom no Puma? Tenho visto muitos fuscas a ar turbo que ficaram ótimos, mas nunca encontrei Puma a ar turbo.
ResponderExcluirFez um negócio da China, comprou o Puma por "900 conto" e agora restaurado ele vale muito mais que isso.
ResponderExcluirHoje 24/07/2018 espero que o carro esteja sido mantido em ordem, assim como ficou após restaurado. Parabéns ! Só por curiosidade; a tampa do tanque em outro lugar é para corrigir algum problema ? Qual ? Obrigado.
ResponderExcluirSim, o novo proprietário mantém o carro em excelente estado, agora já está com placa preta. A mudança do bocal do tanque foi sugestão do Erivelton. Originalmente fuca na extremidade inferior do tanque, foi transferido para a extremidade superior . Grande abraço!!
ExcluirMuito bom o post, para quem gosta de Puma , a AVL o Mini Buggy Mini Puma concorria na época com a Fapinha ainda não conhece o site, vale a pena é a enciclopédia de mini carros www.clubeminicarros.com.br
ResponderExcluirBom dia , meu nome é Paulo estou restaurando uma GTE78, e gostaria do contato da oficina onde foi feito o reparo da fibra e pintura, meu e-mail é pauloccarvalho@yahoo.com.br. è no RJ, sou do Rio . Obrigado
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