terça-feira, 4 de março de 2014

MANUTENÇÃO

Natal, final de ano, verão, carnaval...e meus carros e moto ficaram parados por cerca de três meses.
Sempre tive a preocupação de mantê-los em ordem fazendo revisões periódicas, troca de óleo, filtros e velas, limpeza de carburadores, calibragem nos pneus, todas essas coisas que devem ser vistas por quem tem carro antigo e principalmente andar com eles.
Sempre digo que carro antigo deve ser usado com moderação, se usar demais ele estraga, mas parado estraga também.
Enfim depois três meses resolvi coloca-los em ordem.
Me preparei com uma garrafa de gasolina caso fosse preciso "dar um trago" direto no carburador, cabo auxiliar para bateria -"chupeta", e uma boa dose de paciência.
Posso dizer até que para minha surpresa todos ligaram sem que fosse preciso injetar gasolina no carburador e as baterias ajudaram com força total.

A XL, como sempre, bastaram 3 pedaladas que funcionou.

 

 Carros funcionando era hora de fazê-los andar, porque só ligar não resolve.


Carro andando faz com que freios funcionem, bateria carregue, óleo na temperatura correta percorra todas as partes do motor, caixa de direção seja movimentada, além de evitar que os pneus fiquem "quadrados".
Em menos de duas horas passeei com todos e os deixei em condições de uso.


 
 
 
 
 
Carros e moto em ordem e encapados, prometo que não os deixo tanto tempo parados.



Agora é só mantê-los na ativa.



3 comentários:

  1. Parabéns, linda coleção. Apenas por curiosidade, há algo que impeça o Puma GTS de obter a placa preta, já que me pareceu ser o único a não te-la? Ao meu ver, parece merecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael obrigado pelos elogios! Realmente o único que não tem placa preta é o meu GTS 78, todos, inclusive a XL 250 Motosport, possuem placa preta. É que existe uma discussão sobre a concessão da placa preta, eu como presidente do Veteran Car Club de Criciúma, entendo que alguns itens impedem um carro antigo de recebe-la. No caso do meu Puma é que ele não possui os bancos originais,apenas isso. Outros clubes aceitam a falta deste item e descontam pontos. Uma questão de interpretação.
      Graaaaande abraço!

      Excluir
  2. Se bem que, carro antigo dá vontade de usar todo dia...

    ResponderExcluir