terça-feira, 29 de setembro de 2015

VW KARMANN GHIA 1972 - RESTAURAÇÃO - CAPITULO 1

Meu amigo Renato é um profundo conhecedor de Volkswagen, principalmente o Fusca. Já teve vários VW de todos os anos e modelos, como o Fusca 1969 que falei aqui, das recentes aquisições como o Zé do Caixão e do Fusca Série Prata.

Sua última aquisição foi este VW Karmann Ghia 1972.
A historia do carro é interessante pois este carro estava à venda em um dos encontros em Águas de Lindóia.
Depois de muita negociação nosso amigo Andrés comprou o carro  e trouxemos rodando, revezando os motoristas, desde lá até Criciúma.
O Andrés ficou com o carro até alguns meses atras, quando o vendeu para o Renato.



Há alguns dias fui visitar meu amigo Leandro que estava fazendo uma restauração no Karmann Ghia, veja aqui, e ambos, Leandro e Renato, me prometeram que quando o carro estivesse pronto me enviariam todas as fotos do trabalho.
Pois bem, as fotos chegaram.
E ninguém melhor do que o próprio Renato para explicar o que foi feito no carro, que como já disse era muito bom e agora ficou excelente.
Por se tratar de várias fotos vou apresentá-las em "capítulos".

As fotos abaixo foram feitas antes do "Facelift".Vejam como o carro já era bom.





Capitulo I

"Quem diria que um veículo neste estado teria tantas melhorias para serem feitos na restauração que estou relatando aos poucos.
"Quando levei o veículo para o Leandro, apesar de estar com um monte de defeito, ele andava normalmente, mas se tratando um motor Volkswagen refrigerado a ar, não poderia ser diferente é impressionante como funciona bem mesmo com muitos problemas, como é resistente e apesar de ter sido concebido a muitos anos, continua sendo sem igual."

Parte 1 Restauração do Motor

"Retentor do virabrequim ainda original mas com vazamentos, sendo substituído por um novo da marca Sabó, serviço finalizado."




"A restauração teve inicio pelo motor onde o mesmo foi retirado do veículo para poder ser feito o serviço com qualidade, as partes internas como pistões e anéis, camisas, virabrequim, cabeçotes estavam todos bom, não precisando de nenhuma restauração, como estão, ainda irão rodar por muitos anos, porém a sujeira era muita, sendo que nas camisas onde deveria passar o ar estava lotado de sujeira prejudicando assim a refrigeração do motor.
O motor foi lavado com água quente mas foi tampado os buracos onde poderia entrar água para dentro do motor.
Depois de lavado, surge um novo motor dentro do padrão de coleção."







 " Após a limpeza do motor, foi trocado o óleo, bem como tampa do cárter e as velas novas.
Itens básicos para um novo gás da maquina, trocados em revisões periódicas com os motores Volkswagen."






"Continuando a restauração do motor, foi retirado as abraçadeiras, presilhas, dínamo, tampas, varetas e suportes para que fosse enviado para um banho de anodização em prata, e assim apenas melhorando a estética destas peças que não tinham defeito.
Além disso o dínamo não estava carregando a bateria e foi restaurado com novas peças, sendo que usamos um regulador eletrônico de tensão da marca Bosch, rolamentos SKF, e aproveitamos para colocar uma nova bateria da marca Moura no padrão original de fabrica. "







" Continuando a restauração do motor na parte elétrica, após a troca da bateria, foi refeito a nova cinta em aço inox, colocado uma chave geral por se tratar de veículo de coleção e de pouco uso assim a probabilidade de descarregamento da bateria fica menor, colocado uma borracha protetora em baixo da bateria evitando assim o contato direto, bateria e lataria, novos terminais e nova cordoalha do polo negativo."


"Nesta parte toda a lataria do motor foi desmontada, feito a funilaria de algumas pequenas partes, jato de areia fina, nova pintura e novos parafusos em aço inox.
 Importante porque é o que mais aparece do motor depois de montado e instalado, deve-se verificar nesta montagem para que todos os parafusos sejam colocados e apertados evitando assim com a vibração do motor algum tipo de barulho de lata batendo."



"Somente um motor deste poderia funcionar com o carburador do jeito que estava, observe nas fotos que as roscas que prendem o corpo do carburador a tampa não tinha mais rosca e a entrada de ar excessiva era constante.

Foi totalmente desmontado, limpeza padrão, jogo de juntas novos, refeito as roscas, aplainado os as bases dois lados, ajustados as folgas,  e finalmente um novo carburador surge como zero."
  







"A bomba de gasolina ainda segue o padrão original com parafusos para ser desmontada e substituído o reparo, por sorte ainda encontramos um reparo da marca MECANO de estoque antigo para ser colocado."

"A restauração desta peça foi praticamente um boa limpeza padrão e a substituição do reparo "


"O escapamento deste KG ainda é original Volkswagen ou já foi substituído por um original com o logotipo da marca estampado no meio dos dois canos de saída da exaustão, foi apenas soldado os suportes das saídas e recolocados novos ponteiras cromadas de boa qualidade (geralmente compra da marca Galvânica) mas nunca esquecendo de colocar o vedante entre o cano e a saída para evitar a exaustão dos gases bem como as abraçadeiras que neste caso foram restaurada com um banho de anodização prata.
Este escapamento mantém o ar quente que ainda funciona neste veículo."




"Após todos os relatos feitos e o trabalho realizado, vem a melhor parte que é a montagem do motor com tudo organizado, limpo, pintado e restaurado ou seja a recompensa por todo o trabalho feito.
Um motor padrão para um excelente veículo de coleção."



Continua...

2 comentários:

  1. E a gente ainda escuta gente que diz que 'motor de fusca não presta'... com todos os problemas e estava andando!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoai-vos, eles não sabem o que dizem. :D :D :D :D

      Excluir