quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

KARMANN GHIA TC (2)

Antes mesmo de encerrar a produção do Karmann Ghia aqui no Brasil a Volkswagen busca um projeto alternativo para um carro esportivo à altura .
Ainda na década de sessenta a marca lança na Europa o Typ 34, também conhecido como Karmann grande, um projeto de Sergio Sartorelli do Studio Ghia.


Dotado de um motor de 1500 cc era mais quadrado que o Karmann Ghia original consequentemente oferecia maior espaço interno. Porém em função do alto preço, podia-se comprar dois fuscas pelo preço de um Typ, vendeu apenas 42.506 unidades sendo que apenas 17 protótipos conversíveis.
Produzido até 1969, até ser substituido pelo VW Porsche 914, o Typ 34 era o carro mais caro e luxuoso produzido pela VW.

Com as lições aprendidas no Typ 34 a Vokswagen optou por produzir um modelo diferente no Brasil.
Desenvolvido pela Karmann e o Studio Ghia, teve Giorgetto Giugiaro como idealizador das linhas do projeto. Diferentemente do antigo, o novo Karmann Ghia era baseado na plataforma do TL, com traseira fastback .

                                           Um protótipo é tido como o pai do TC.

Notem as linhas da dianteira muito parecidas com o Typ 34.
      Os pára-lamas e faróis dianteiros e a trazeira fastback o tornariam muito parecido com o Porsche 911.

E no Salão do Automóvel de 1970 a Volksvagen lança oficialmente o VW Karmann Ghia TC no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário