Foto e texto enviados por meu amigo José Carlos que publico na íntegra.
"Nada a ver com o assunto autos antigos, porém, num dia desses, lendo sobre o Concorde, lembrei-me que tirei uma foto da primeira vinda do Concorde ao Brasil,........em Viracopos.
O ano pode ser 1971??? Há controvérsias! Não me recordo bem!
A literatura cita como um vôo promocional da British Caledonian que inauguraria a linha regular Paris - Rio, a qual operou por 6 anos.
Porém o grafismo do avião nada tem em comum com os aviões da empresa.
Acho até que era uma série de vôos teste do consórcio Aerospatiale-BAC que construiu o avião.
Acompanhava-o um antigo Caravelle dando apoio logístico(SIC), que decolava bem antes e chegava horas depois na próxima parada ( e fazia bem mais barulho)
O garotão, aqui, entusiasta da fotografia e aviação, tinha uns 15 anos e faltou à aula, com total permissão e apoio paterno, que inclusive estava presente.
A foto foi tirada com uma Kodak das mais populares, a Rio-400, uma edição comemorativa do quarto centenário do Rio de Janeiro em 1965."
José Carlos!
Emocionante, talvez o maior feito da engenharia mundial, fazia a travessia do Atlântico em 7 horas e meia, hoje os mais "rápidos" levam em torno de 11 horas. Tinha fila de espera de seis meses e era usado somente por milionários, grandes artistas e músicos. Não voou nos EUA por poluir demasiadamente e o governo americano o recusou. A grande Boing tentou construir um rival, mas depois de investir alto desistiu de investir ainda mais. Ficará na história e em nossas mentes este grande feito da humanidade. Foi projetado em 1969 e fez seu último voo em outubro de 2003. Hoje ainda existem 28 modelos dos 30 fabricados, estão na Alemanha, França e Inglaterra em sua maior parte, os demais espalhados pelas mãos de colecionadores. Saudades...
ResponderExcluirErivelto, o Concorde teve seu momento de glória, hoje já faz parte da história.
ResponderExcluirGraaande abraço!
Esta foto é uma raridade. Trata-se do primeiro vôo experimental do Concorde em Viracopos em setembro de 1971. O avião realmente era de teste e não pertencia a nenhuma companhia aérea daquela época. Os vôos regulares só começaram anos depois. Pousou lá pois na época era o único aeroporto com grande pista de pouso no estado de São Paulo. Lembro-me que naquele dia chovia e o acesso ao aeroporto teve um mega congestionamento. Tinha uma multidão e o ângulo dessa foto é o mesmo que eu tinha ao observar o Concorde pela primeira vez, no mesmo lugar. Inesquecível para quem pode vê-lo e ainda poder recordar.
ResponderExcluir