quarta-feira, 16 de março de 2011

FORA DE SÉRIE - SHARK

Projetado por Walter Ristori, genro do presidente da fábrica de caminhões-tanque e reboques Trivellato S.A. o Shark seguia a receita dos Fora de Série no Brasil, chassi e mecânica Volkswagen 1300 com carroceria em fibra-de-vidro.
Pintura metálica, tapete de veludo, bancos em curvim, painel completo com contagiros, amperímetro, relógio de horas, manômetro e termômetro de óleo além de indicador de gasolina e velocímetro marcando até 200 km/h.
Era oferecido completo por Cr$ 24.000,00 ou Cr$ 15.000,00 se o cliente tivesse o chassi e a mecânica.
Um fusca Sedan 1500 custava Cr$ 13.186,00 e um Puma GT Cr$ 28.125,00.
Mentira...
O carro que chegou a ser testado por 4 Rodas em setembro de 1970 como sendo um novo esportivo brasileiro era na verdade uma cópia do Jamaican Avenger GT-12 fabricado nos EUA pela Fiberfab em forma de kit-car.
Já na edição de novembro de 1970 a revista 4 Rodas desmentiu a Trivellato S.A. na seção Painel - "Shark: Um Brasileiro de Mentira?"

Foto do blog do meu amigo Felipe do Puma Classic

7 comentários:

  1. pos é, como diria tambem um celebre americano
    PODE-SE ENGANAR ALGUNS POR ALGUM TEMPO,MAS NAO TODOS POR TODO O TEMPO.....

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  2. O "projeto" na verdade era a adaptação da carroceria do Avenger ao equipamento nacional da época . Lembre-se que na decada de 70 existia a importação mas as coisas não eram tão faceis como hoje em dia e para se importar peças não bastava entrar na internet e encomendar . Este o motivo do surgimento e sucesso de varias marcas de carros fora de serie como PUMA , GURGEL, GLASPAC , LAFER e assim por diante .Todos usavam mecanica nacional com carroceria fora de serie . É o caso do SHARK que usava trincos , motor e plataforma da linha Volkswagen com parabrisa de Maverick , vidros traseiro e laterais feitos no Brasil sob encomenda especiais para a Trivellato alem de dobradiças e reforços de chassis fabricados pela propria Trivellato . Quem não viveu aquela epoca não sabe o que significa colocar no mercado um carro fora de serie com acabamento e dirigibilidade com tão poucos recursos automotivos disponiveis no mercado nacional ....

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    1. O que foi dito na época é que o carro era um projeto inteiramente nacional.
      Graaaaaande abraço!

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  3. Gostaria de saber se alguém sabe do paradeiro de algum destes carros da Trivellato ?

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  4. Segundo este blog, existe um sendo restaurado:

    http://sharktrivellato.blogspot.com/

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    1. Bom saber que o carro está sendo "salvo".
      Graaaande abraço!

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  5. Tinha me esquecido do Shark. Boa revivada na lembrança! Muito parecido com os GT40 feito para brigar com as Ferraris; e levou a melhor pra Ford. Acho que em 67 ou 68. Deu até filme.

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