Já falei aqui de quando comprei o Puma GTE 1972. Cinco meses depois de revisar toda a mecânica (veja aqui), elétrica e dar um trato na pintura o 72 ficou pronto.
Este não é um carro restaurado nos padrões originais, pois em 1972 não existia Puma preto nem interior vinho, mas ficou uma combinação muito bacana.
Somente até 1972 o capô dianteiro teve este vinco, apelidado de "bigode".
Vale ressaltar um detalhe : somente até 1973 o Puma vinha com as "bolhas" acrílicas nos faróis.
Outro detalhe muito interessante são os piscas dianteiros, oriundos do Ford Corcel fabricado entre 1969 e 1970 para os carros produzidos para o mercado brasileiro, e as redondas de motocicleta para os carros exportados. Exigência do mercado suíço, para onde o Puma estava sendo vendido, onde a legislação exigia que a altura dos piscas em relação ao solo deveria ser de no mínimo 40 cm.
As rodas tipo "estrela" tala 5 polegadas são as corretas para o ano do carro, porém a pintura não está no padrão original, onde o miolo deveria estar pintado de preto.
As lanternas laterais foram exigência do mercado Norte Americano.
Lanternas laterais também no pára-lamas traseiro.
As entradas de ar em forma de "Guelra" que deram ao Puma o apelido de "Tubarão".
As lanternas traseiras são as usadas no VW TL e Variant .
As maçanetas das portas são as do Fissore DKW.
Como disse, o interior vinho nunca existiu no Puma 72, esta foi uma exigência do antigo dono que queria um Puma preto com esta cor no interior.
O volante não é original mas caiu bem na combinação com a madeira do painel que originalmente imitava Jacarandá e está mais clara neste carro.
Em 1972 apenas velocímetro, marcador de combustível e conta-giros equipavam o painel do Puma GTE.
Os bancos lembram o modelo original, com os ilhoses.
A maçaneta interna também é a do Fissore DKW.
Já disse aqui que sou "purista" e gosto dos carros originais. Quando comprei este GTE 72 minha intenção era de repintá-lo e refazer seu interior para fazê-lo voltar aos padrões originais. Mas depois do "trato" dado ao carro mudei de idéia e vou deixá-lo como está. Pelo menos por enquanto...
Mazinho,
ResponderExcluirVocê gosta muito desse Puma assim mesmo, duvido o dó, que um dia irá deixá-lo original. rsrsrs
Só para ressaltar, as lanternas acima dos para-choques foi uma exigência das leis suíças, mas o Puma não foi com essas lanternas e sim as redondas, oriundas de alguma moto antiga (não era iguais as nossas), porque se fosse com as de Corcel, a reposição seria muito difícil, já que essas lanternas eram feitas pela Ford apenas no Brasil. Outra coisa, as lanternas traseiras são mesmo do VW TL e Variant, as do Zé do Caixão VW 1600 4 portas tinham o mesmo desenho, mas o fundo era arredondado e não reto como as de Variant, TL. Parabéns pelo Puma, eu também gosto dele, apesar de ser purista, muito charmoso.
Mazinho,
ResponderExcluirVocê gosta muito desse Puma assim mesmo, duvido o dó, que um dia irá deixá-lo original. rsrsrs
Só para ressaltar, as lanternas acima dos para-choques foi uma exigência das leis suíças, mas o Puma não foi com essas lanternas e sim as redondas, oriundas de alguma moto antiga (não era iguais as nossas), porque se fosse com as de Corcel, a reposição seria muito difícil, já que essas lanternas eram feitas pela Ford apenas no Brasil. Outra coisa, as lanternas traseiras são mesmo do VW TL e Variant, as do Zé do Caixão VW 1600 4 portas tinham o mesmo desenho, mas o fundo era arredondado e não reto como as de Variant, TL. Parabéns pelo Puma, eu também gosto dele, apesar de ser purista, muito charmoso.
Tá lindo , parabéns !
ResponderExcluirBelíssimo exemplar! Está do mesmo jeito que meu futuro Puma será: Tubarão, preto, interior vinho e painel em madeira. Gostei muito do detalhe das maçanetas internas que caíram como uma luva. No meu Puma, pretendo ainda instalar um volante Nardi, também em madeira e -- aí já é um sonho mais distante -- rodas de cubo rápido com três "hélices". Pretendo também fazer alterações mecânicas para acabar com a cambagem positiva das rodas traseiras. Apesar dessas características fugirem totalmente do padrão de originalidade dos Pumas, penso que esses acessórios aumentam ainda mais o aspecto clássico do veículo. E mais uma vez parabéns pelo belíssimo exemplar. Um abraço...
ResponderExcluirMaykon, obrigado pelos elogíos ao carro. As maçanetas internas são originais para o ano do carro (72),
ExcluirGraaaaaaande abraço!
Nada destoa... incrivel. servirá de inspiração para a restauração do meu. Aproveitando o ensejo, gostaria de tirar uma dúvida. Meu puma é um 72 , porém noto que o vigia traseiro do meu carro difere da maioria dos exemplares ( desse ano) que vejo em reportagens, no que se refere aos "cantos superiores, na minha carroceria os cantos formam ângulos retos (quinas) enquanto nos outros o vidro é arrendondado nessa parte. Poderiam me explicar se houve esses dois modelos para o mesmo ano?.
ResponderExcluirdesde já agradeço os esclarecimentos.
claudiohbmelo@gmail.com
Olá Cláudio! Quando comprei este GTE 72 a intenção era pintá-lo, de uma cor de época, já que nunca existiu na cor preta, e refazer o interior nos padrões originais. Porém o carro é tão bonito desta maneira que acabei deixando assim. Se você pretende restaurar os eu nos padrões originais o meu não serve de exemplo, pelo menos na cor e interior. Quanto ao vidro traseiro, até 1972 eles tinham forma de trapézio e os cantos quadrados. À parir de 1973 o vidro ficou mais quadrado e o canto superior arredondado. Não é só no vidro traseiro que as carrocerias diferem, à partir de 73 ela é cerca de 5cm mais comprida também e a tampa do compartimento do motor é maior, 73 não tem mais os "bigodes" no capô dianteiro, os piscas dianteiros são redondos, ou seja elas são bem diferentes. Não lembro de ter visto nenhum 73 com os cantos dos vidros quadrados.
ExcluirGraaaaaande abraço!
Olá Mazinho. Você o venderia?
ResponderExcluirA princípio não está à venda, mas mande uma proposta pro meu e-mail.
ExcluirGraaaaaaaande abraço!
Olá Mazinho. Enviei um email com os meus contactos e aguardo a sua resposta sobre o PUMA preto. Feliz 2016
ResponderExcluirRespondi seu e-mail no dia 30. Mas estou fora da cidade e retorno dia 7/01. Graaaaande abraço !
ExcluirA lanterna traseira do VW 1600 "Zé do Caixão" é diferente: Ela possui 4 alojamentos para lâmpadas (e não apenas 3), e sua base é curva (não é plana como a base da lanterna de TL, Variant e Puma).
ResponderExcluirFalha nossa. Já corrigido. Obrado!
ExcluirOlá, muito bom dia, tudo bem? Belíssimo exemplar, meus parabéns. Camarada tenho um divida, eu encontrei um Puma e quero comprá-lo fazer o restauro e deixar assim como o seu, porém ele é 74(vidros quadrados) acha que seria uma boa fazer uma edição e colocar essas "guelras" pra mim o ápice do charme nesse carro são essas guelras, desde já agradeço a resposta passar bem! 👌🏁🚗
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