Meu amigo Renato é um profundo conhecedor de Volkswagen, principalmente o Fusca. Já teve vários VW de todos os anos e modelos, como o Fusca 1969 que falei
aqui, das recentes aquisições como o
Zé do Caixão e do
Fusca Série Prata.
Sua última aquisição foi este VW Karmann Ghia 1972.
A historia do carro é interessante pois este carro estava à venda em um dos encontros em Águas de Lindóia.
Depois de muita negociação nosso amigo Andrés comprou o carro e trouxemos rodando, revezando os motoristas, desde lá até Criciúma.
O Andrés ficou com o carro até alguns meses atras, quando o vendeu para o Renato.
Há alguns dias fui visitar meu amigo Leandro que estava fazendo uma restauração no Karmann Ghia, veja
aqui, e ambos, Leandro e Renato, me prometeram que quando o carro estivesse pronto me enviariam todas as fotos do trabalho.
Pois bem, as fotos chegaram.
E ninguém melhor do que o próprio Renato para explicar o que foi feito no carro, que como já disse era muito bom e agora ficou excelente.
Por se tratar de várias fotos vou apresentá-las em "capítulos".
As fotos abaixo foram feitas antes do "Facelift".Vejam como o carro já era bom.
Capitulo I
"Quem diria que um veículo neste estado teria tantas melhorias para serem feitos na restauração que estou relatando aos poucos.
"Quando levei o veículo para o
Leandro, apesar de estar com um monte de defeito, ele andava normalmente, mas
se tratando um motor Volkswagen refrigerado a ar, não poderia ser diferente é
impressionante como funciona bem mesmo com muitos problemas, como é resistente
e apesar de ter sido concebido a muitos anos, continua sendo sem igual."
Parte 1 Restauração do Motor
"Retentor do virabrequim ainda original mas com vazamentos, sendo substituído por um novo da marca Sabó, serviço finalizado."
"A restauração teve inicio pelo motor onde o mesmo foi
retirado do veículo para poder ser feito o serviço com qualidade, as partes
internas como pistões e anéis, camisas, virabrequim, cabeçotes estavam todos
bom, não precisando de nenhuma restauração, como estão, ainda irão rodar por
muitos anos, porém a sujeira era muita, sendo que nas camisas onde deveria
passar o ar estava lotado de sujeira prejudicando assim a refrigeração do
motor.
O motor foi lavado com água quente mas foi tampado os
buracos onde poderia entrar água para dentro do motor.
Depois de lavado, surge um novo motor dentro do padrão de
coleção."
" Após a limpeza do motor, foi trocado o óleo, bem como tampa
do cárter e as velas novas.
Itens básicos para um novo gás
da maquina, trocados em revisões periódicas com os motores Volkswagen."
"Continuando a restauração do motor, foi retirado as
abraçadeiras, presilhas, dínamo, tampas, varetas e suportes para que fosse
enviado para um banho de anodização em prata, e assim apenas melhorando a
estética destas peças que não tinham defeito.
Além disso o dínamo não estava carregando a bateria e foi
restaurado com novas peças, sendo que usamos um regulador eletrônico de tensão
da marca Bosch, rolamentos SKF, e aproveitamos para colocar uma nova bateria da
marca Moura no padrão original de fabrica. "
" Continuando a restauração do motor na parte elétrica, após a
troca da bateria, foi refeito a nova cinta em aço inox, colocado uma chave
geral por se tratar de veículo de coleção e de pouco uso assim a probabilidade
de descarregamento da bateria fica menor, colocado uma borracha protetora em
baixo da bateria evitando assim o contato direto, bateria e lataria, novos
terminais e nova cordoalha do polo negativo."
"Nesta parte toda a lataria do
motor foi desmontada, feito a funilaria de algumas pequenas partes, jato de
areia fina, nova pintura e novos parafusos em aço inox.
Importante porque é o que
mais aparece do motor depois de montado e instalado, deve-se verificar nesta
montagem para que todos os parafusos sejam colocados e apertados evitando assim
com a vibração do motor algum tipo de barulho de lata batendo."
"Somente um motor deste poderia funcionar com o carburador do
jeito que estava, observe nas fotos que as roscas que prendem o corpo do
carburador a tampa não tinha mais rosca e a entrada de ar excessiva era
constante.
Foi totalmente desmontado, limpeza padrão, jogo de juntas
novos, refeito as roscas, aplainado os as bases dois lados, ajustados as
folgas, e finalmente um novo carburador surge como zero."
"A bomba de gasolina ainda segue o padrão original com
parafusos para ser desmontada e substituído o reparo, por sorte ainda
encontramos um reparo da marca MECANO de estoque antigo para ser colocado."
"A restauração desta peça foi
praticamente um boa limpeza padrão e a substituição do reparo "
"O escapamento deste KG ainda é original Volkswagen ou já foi
substituído por um original com o logotipo da marca estampado no meio dos dois
canos de saída da exaustão, foi apenas soldado os suportes das saídas e
recolocados novos ponteiras cromadas de boa qualidade (geralmente compra da marca
Galvânica) mas nunca esquecendo de colocar o vedante entre o cano e a saída
para evitar a exaustão dos gases bem como as abraçadeiras que neste caso foram
restaurada com um banho de anodização prata.
Este escapamento mantém o ar quente que ainda funciona neste
veículo."
"Após todos os relatos feitos e o trabalho realizado, vem a
melhor parte que é a montagem do motor com tudo organizado, limpo, pintado e
restaurado ou seja a recompensa por todo o trabalho feito.
Um motor padrão para um
excelente veículo de coleção."
Continua...