Falar de Puma para mim é um prazer, porém deixo a cargo do Felipe Nicoliello da Puma Classic
http://www.pumaclassic.com.br/ que é um mestre no assunto.
Vou apenas citar os primeiros carros Puma para melhor ilustrar esta postagem e "roubar" algumas fotos. Se eu cometer alguma gafe por favor me corrija Felipe.
Fundada no início dos anos 60 a Lumimari (nome composto das iniciais dos sócios Luis, Milton, Marinho e Rino) produziu o GT com mecânica DKW e carroceria em fibra de vidro, sendo que o modelo que serviu de molde foi fabricado nas oficinas de Anísio Campos.
Em 1966 com a entrada de Jorge Lettry na sociedade, e por sugestão dele, mudaram o nome para Puma Veículos e Motores S.A. na Av.Pres.Wilson no Ipiranga, São Paulo.
Porém em 1967 com a compra da Wemag do Brasil pela Volkswagen o Puma DKW deixou de ser produzido para dar lugar ao Puma GT VW.
À partir de 1970 a Puma fez inúmeras modificações e melhoramentos e passou a chama-lo de Puma GTE.
Em 1971 o GTE Spyder.
Em 1973 lançou uma nova carroceria com linhas mais suaves e sofisticadas para a melhoria do produto e melhor atender aos consumidores.
Em 1974 mais modificações como retirada das bolhas nos faróis, da divisão na entrada de ar, dos limpadores de pára-brisa cruzados e os botões do painel.
Este belo exemplar, várias vezes premiado pertence ao Felipe Nicoliello.
Com o fim da produção do Karmann Ghia, do qual o Puma GT e posteriormente o GTE herdaram o chassi, a Puma lança em 1976 o novo Puma GTE, agora com chassi da VW Brasília. Com nova carroceria, maior espaço inerno, novo painel, novas lanternas traseiras, novo desenho das rodas e pneus, novas entradas de ar para o motor e agora com janelas laterais traseiras.
E o GTS chamado de "bunda caida", que não agradou.
Em função das baixas vendas o GTS foi modificado a partir de 1977 .
No final de 1980 mais uma transformação. A Puma lança os novos modelos 1981 agora denominados GTI / GTC,
Antes disso houveram os GTB
E ainda os P-018.
Tudo isso pra mostrar este.
Tudo começou em outubro de 2003 quando vi este Puma GTS 1978 "guardado" em uma garagem. Parei em frente a casa e apertei a campainha, foi quando atenderam dois meninos. Perguntei-lhes:
- O Puma é do pai de voces?
- Sim. Responderam eles.
- Ele quer vender? Perguntei.
- Sim, ele vende, ele quer "mil real".
Nisso chega o pai das crianças, dono do Puma.
Como a documentação estava atrasada acertei a compra por R$ 900,00.
Chamei a carreta e levei o carro.
Não estava lá essas coisas, ou melhor, tava bem ruinzinho!
Da capota sobrou somente a armação.Os bancos eram de Ford Escort. O motor VW 1300 (fundido). Restava a carroceria, o chassi, os instrumentos do painel e as rodas.
O carro ficou algum tempo guardado até que num passeio de domingo com carros antigos à Nova Veneza - SC, cerca de 20km de Criciúma-SC, encontrei alguém que iria restaurar o GTS.
Meu amigo Erivelton Spilere, dono de uma Metalúrgica que restaurou seu próprio GTS em casa.
Conversa vai, conversa vem convenci o Erivelton a assumir a empreitada.
Carroceria pra uma lado.
Chassi pro outro.
O Erivelton e a "equipe" em ação.
A carroceria foi levada para a Fibrauto, empresa especializada em fibra-de-vidro.
O chassi depois dos reparos ficou bem melhor.
A caixa revisada e restaurada.
Com a fibra corrigida a carroceria foi levada para um pintor de mão cheia, o Darci.
A cor eu já havia decidido assim que comprei o carro. Amarelo Puma.
Olha o Darci ai!
Carro pintado sobre o chassi era hora de voltar pra casa do Erivelton pra montagem.
Tudo montado, faróis, piscas, rodas e pneus, pára-choques, vidros.
Meu filho João Paulo, então com 13 anos, vistoriando o serviço.
O motor eu consegui um 1600 cc .
Faltava a tapeçaria. Painel, carpet(cabelo de nega), bancos(procar pois não achei os originais) , laterais de porta, capota.
O Magal é "o cara" !
O painel e os bancos.
Carpet.
Laterais de porta.
A capota.
Deu trabalho...
Mas eu gostei!
Aqui fotos feitas em outubro de 2013.