O Opala Especial 1973 tem um motor 4 cilindros em linha, quatro tempos, diâmetro de curso 98,4 x 82,5 mm, 2507 cc de cilindrada, taxa de compressão 7.0:1 . Potência máxima de 80 HP a 3800 rpm e torque máximo de 18 kgmf SAE a 2600 rpm. Comando de válvulas no cabeçote com tuchos hidráulicos. Carburador simples com fluxo descendente.
Na "nova" geração de motores, à partir de 1974, a GM modificou bastante o motor. Mantendo o 4 cilindros em linha quatro tempos porém com o diâmetro e o curso alterados, tornando o motor mais "quadrado"(curso maior que o diâmetro).
Mantendo a mesma cilindrada o novo motor tem diâmetro e curso dos cilindros 101,6 x 76,2 mm, cilindrada total 2474 cmª , taxa de compressão 7,5:1 , potência máxima 98 HP a 4800 rpm e torque máximo de 19,8 mkgf a 2600 rpm. Seu comando de válvulas é lateral acionado por engrenagens com válvulas de escapamento e admissão no cabeçote. Carburador de corpo duplo e fluxo descendente.
Estes dois carros vieram equipados com motor 4 cilindros e caixa manual. O Especial 1973 tres marcha à frente e uma à ré e o De Luxo 1978 também 4 cilindros 4 marchas à frente e uma à ré. Porém a GM disponibilizava motores de 6 cilindros e caixa automática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário